Resenha Literária
‘Feng Shui Lógico’, da escritora Stela Vecchi por Paulo Urban

Resenha Literária – ‘Feng Shui Lógico’, da escritora Stela Vecchi:

Stela Vecchi é Capricorniana de dez de janeiro. É astróloga também. Formou-se primeiramente em Letras e depois em Design para Ambientes Residenciais, curso ministrado pela FAU. Stela é ainda autora de 3 livros.

Sua primeira obra, razão desta breve resenha, é ‘Feng Shui Lógico – Integração Dinâmica entre Equilíbrio Pessoal e Ambiental’ (Editora Ícone, 2004 – sua 2a. edição é de 2014).

O segundo deles tem por título ‘No Céu do Hemisfério Sul, Brasil, Um Novo Começo’ (edição da autora, 2006), obra em que Stela propõe um excelente projeto educacional a ser devidamente considerado pelos nossos governantes com vistas à sua aplicação à Rede Pública de ensino.

Outra publicação sua, ‘O Caminho da Sabedoria’ (Edicon, 2008), traz o relato de experiência sua vivida em Machu Pichu, para onde Stela viajou em junho de 1999.
O encontro de Stela com o Feng Shui já tem mais de 20 anos. Lê-se ‘fong chuei’, assim ela nos ensina a bem pronunciá-los: ‘Feng’ é o Vento e ‘Shui’, a água. A letra F (tecnicamente, uma consoante lábio-dental fricativa) sugere o próprio vento soprando, assoviando: fuuu… ; analogamente, o Ch (um dígrafo) alude ao som das águas correndo: chuáaa…; daí o nome ‘Feng Shui’ (pronunciado ‘Funchuei’ … um nome onomatopaico.
Vento e Água são ainda duas das 8 entidades da natureza presentes no ‘Pa Kua’ (ou ‘Baguá’, termo chinês que se traduz por ‘oito lados’), uma figuração geométrica octogonal sobre a qual se inscrevem os 8 Trigramas básicos do milenar ‘I Ching’ (O Livro das Mutações), sendo que as outras 6 entidades restantes assim se nomeiam: Ch’ien (Céu), K’un (Terra), Tui (Lago), Li (Fogo), Chên (Trovão) e Ken (Montanha), cada uma delas por sua vez associada a uma das 4 estações do ano e ainda às 4 intermediárias, e também a um distinto ponto cardeal.
E é justamente o Baguá, propriamente um ‘mapa da harmonização entre a pessoa, a Terra e o Céu’, a ferramenta fundamental de que se vale Stela a orientar todo o seu trabalho. Para tanto, consoante seu Método Solar das 4 Estações, Stela o adaptou à nossa realidade geográfica, o Hemisfério Sul, a fim de corretamente harmonizar casas e residências, áreas sociais e empresas, no intuito de melhor favorecer estes espaços com as energias de bem-estar, saúde e prosperidade dentre outras propriedades a serem igualmente calibradas, sempre em consonância com os preceitos taoístas de equilíbrio entre ‘yin’ e ‘yang’, ou ainda, melhor dizendo, entre nós e o universo, favorecendo assim que possamos colher o melhor de cada ambiente em que estejamos presentes.
Vale lembrar que o Feng Shui não se limita a espaços privados, sua técnica e sua arte podem também ser aplicados a áreas públicas, como a toda e qualquer obra arquitetônica, não só no intuito de harmonizá-las esteticamente, mas principalmente buscando melhorar nossa qualidade de vida na íntima relação que todos tecemos, inevitavelmente, com o ambiente que nos cerca.
Enfim, aplicar o Feng Shui é algo como tratar de ‘curar o ambiente’ em que vivemos, equivale a ‘fazer acupuntura no espaço em que moramos ou trabalhamos’, lugares estes, bem nos lembra Stela, em que simplesmente passamos a maior parte do tempo de nossas vidas. Original e criativa em sua práxis, fundadora de seu próprio Método que, por sinal, já ‘faz Escola’, vale dizer que o trabalho de Stela não somente é fruto de sua aprofundada sintonia com os preceitos e a sabedoria do Tao, senão que reúne também outros conhecimentos que ela foi buscar no campo da simbologia, da psicologia arquetípica, da arqueologia vibracional, de seu interesse pela física da relatividade, bem como pela astrologia e outras áreas do esoterismo, haja vista ser ela uma incansável peregrina em empreitada pelo mundo interior, na missão de bem realizar seus genuínos anseios de alma.
Stela Vecchi será minha próxima entrevistada em Diálogos Arcanos – episódio XI – nossa laive irá ao ar na sexta-feira, dia 23 de julho, às 20h, aqui no face pela Página do Instituto Arcano e também no Instagram: @arcano.instituto
SERVIÇO: a) Para adquirir qualquer um de seus citados livros, basta escrever à autora: stelavecchi@fengshuilogico.comb)
Stela tem também um canal no youtube, basta procurar por: “Feng Shui Lógico” – nele você pode acompanhar toda a dinâmica deste seu incrível trabalho e inscrever-se também nos cursos que ela ministra.
c) Seu principal trabalho, o de consultoria em Feng Shui (atualmente somente online), está a serviço de qualquer pessoa interessada em harmonizar seu lar ou ambiente de trabalho, seja este uma clínica ou escritório.
Mas Stela também atende a arquitetos e decoradores, e ainda às empresas, para as quais costuma prestar consultoria, palestras e cursos.

One Comment

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *