Como era São Francisco de Assis?
por Tommaso da Celano, frade que conviveu com ele.

Qual era a aparência de São Francisco de Assis?
por Tommaso da Celano, frade que conviveu com ele.

São Francisco de Assis – Piero Bargellini

São Francisco de Assis e de Rieti

Descrição física de São Francisco por Tommaso da Celano

Eloquentíssimo, simpático e de aspecto benigno; não era preguiçoso nem arrogante.
Era de estatura média, mais aproximando-se do pequeno, tinha a cabeça regular e redonda,
Rosto um pouco comprido e saliente,
A fronte pequena e plana de tamanho harmônico, os olhos negros e plenos de simplicidade, cabelos pretos, sobrancelhas retas, nariz regular, magro e reto, orelhas retas, mas pequenas, têmpora planas, língua perspicaz, ardente e afiada, voz vibrante, doce, límpida e sonora, dentes unidos, iguais e brancos,
Lábios pequenos e finos, barba negra e rala, pescoço fino, costas retas, braços curtos, mãos magras, dedos longos, unhas largas, pernas finas,pés pequenos, pele delicada.
Magro, rusticamente vestido, dormia pouco, de mãos incansáveis.
Na sua grande humildade se mostrava manso com todos, harmonizando-se sabiamente aos modos de ser de cada um, o mais santo entre os santos, e com os pecadores como um deles.

Como era belo, glorioso, na sua inocência, na simplicidade de falar, na pureza do coração, no amor a Deus, na caridade com os irmãos, na prontidão em obedecer, na gentileza dos modos, no aspecto angélico.

Amável no trato, de natureza plácida, afável no falar, oportuno em motivar, fidelíssimo no cumprimento dos trabalhos a ele confiados, perspicaz em aconselhar, eficaz nas ações, gracioso em tudo.

Sereno de espírito, de disposição mansa, sensato, absorto na contemplação , constante na oração, sempre pleno de fervor, constante nos propósitos, firme na virtude, perseverante na graça e sempre o mesmo.

Veloz em perdoar, lento em irar-se, de aguda percepção, de boa memória, sutil nas discussões, prudente nas decisões e simples em tudo.
Severo com si mesmo, indulgente com os outros, discreto sempre.
Tommaso da Celano

Tommaso da Celano, frade franciscano italiano (Celano 1190 c.a. - San Giovanni in Valdevarri, L'Aquila, 1260 c.a.). Primeiro biógrafo de São Francisco, foi também um dos primeiros discípulos do santo, de cujas mãos tomou o hábito na Porciúncula por volta de 1215.
Em 1221 fez a primeira missão à Alemanha, onde em 1223 era superior da custódia do Reno, não havendo informações precisas sobre a sua permanência na Alemanha.
Regressou à Itália, onde esteve muito próximo do Santo, talvez tenha testemunhado a sua morte e certamente a sua solene canonização ocorrida em 1228.

Estamos aprendendo a parar de sofrer e a entender o sofrimento como um alerta para o que temos compreender e mudar dentro de nós.
Para que se transforme em Sabedoria.

Porque não é o sofrimento mas a felicidade interior que dirige nossa alma para os caminhos da paz e da plenitude.
“Eu vim para que vossa alegria seja completa”, ensina Cristo.

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *