Bem e Mal: Qual o significado do Pentagrama?

Estrela de 5 pontas, também chamada de Pentagrama, é o símbolo que encontramos dentro da uma maçã cortada na transversal: qual o possível significado?

A maçã tem em seu centro um estrela de 5 pontas

No Gênesis encontramos a alegoria da criação do homem e da mulher:

Adão (= Adam, homem) e Eva (=Mãe dos viventes) representam o ser humano criado por Deus.

Eva foi criada tirada da costela de Adão. Protegidos pela costela, temos o coração e os pulmões, portanto, ela é principalmente emoção e sentimento.

São orientados a não comer dos frutos da árvore do bem e do mal, que é uma macieira.

De uma forma bem simples (temos outros textos neste blog sobre esse assunto),

Adão era Um e dividiu-se em Dois. Adão, masculino, simboliza a mente.

Eva, feminina, simboliza as emoções e o sentimento.

São opostos que precisam ser reconciliados.

Normalmente, o ser humano está dividido dentro de si mesmo, a mente diz uma coisa, o coração, outra. E esse conflito gera a divisão, ele tem dificuldade de enxergar o caminho que quer percorrer em sua vida.

Quando através do Amor-Sabedoria ensinado por Cristo ele une sua mente ao seu coração ele se torna Um novamente. E reintegra-se à Vida de forma plena, iniciando uma nova jornada em direção à evolução, já consciente de que é filho da eternidade.

Essa análise é válida tanto para o Homem como para a Mulher, que também ao integrar a mente ao coração torna-se imortal.

Voltando à maçã, que possui a estrela de 5 pontas ou pentagrama, por que ela simboliza o discernimento que possibilita a união consigo, com o outro e com Deus?

O pentagrama invertido representa a involução, a separação, aquele que não conseguiu amar com sabedoria e permanece separado, dividido dentro de si mesmo. “E uma casa dividida não permanece de pé”.

Símbolo de divisão, ou do Mal.

O pentagrama com apenas uma ponta para cima representa aquele que conquistou si mesmo, reconciliou os opostos dentro de si mesmo e aprendeu a amar com sabedoria.

Simbolo do ser humano integrado, sábio, que aprendeu a amar com sabedoria, da união, da reconciliação dos opostos, do BEM.
2 Comentários

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *