Feng Shui: Prepare sua sala
para a ceia de Natal

Como surgiu o costume de montar presépio no Natal?

No final do texto, confira como preparar a sala da ceia natal com Feng Shui

Feng Shui estuda as origens dos eventos, qual foi a energia inicial.

Para isso precisamos buscar compreender a época e as circunstâncias em que surgiram. Senão, corremos o risco de perdermos a essência da energia disponível. A esse estudo damos o nome de Arqueologia Vibracional.

Como surgiu o primeiro presépio da História?

A ideia partiu de São Francisco.

No ano de 1223., São Francisco estava em Greccio,  uma pequena cidade italiana da região do Lácio, província de Rieti, centro da Itália.  Nevava, e os sinos repicavam festivamente, anunciando a noite de Natal.

Todos os habitantes, camponeses em sua maioria, encontravam-se reunidos em torno de São Francisco de Assis, que procurava explicar-lhes o mistério do nascimento do Menino-Deus.

E então ele teve uma ideia brilhante: montou um presépio vivo do nascimento de Jesus.

E desse ano em diante, criou-se o costume de montar presépios no Natal.

Semana passada o papa Francisco, que adotou esse nome por causa de São Francisco, fez uma visita surpresa a Greccio.

E a árvore de natal?

O costume de enfeitar árvores é mais antigo que o próprio Natal. Já antes de Cristo praticamente todas as culturas e religiões pagãs usavam enfeites em árvores para celebrarem a fertilidade da natureza.

O Natal é comemorado dias após o solstício de inverno /verão e era costume no H. Norte diante do inverno rigoroso comemorar a data com a árvore enfeitada, símbolo da vida que ficaria escondida durante o inverno.

O pinheiro como aponta para o céu, é uma conífera que nos lembra a buscar as coisas do alto. E simboliza o espírito de Natal. Podemos associar então que os cristãos o adotaram como árvore-símbolo do Natal.

Mas ninguém sabe realmente ao certo quando os pinheiros foram utilizados pela primeira vez como árvore de Natal.

Aos poucos foram se fundindo as duas comemorações.

Arranjo com vela, canela e quartzos rosa

Intenção e ação juntas energizam os ambientes.

O Feng Shui Lógico tem algumas dicas para a preparação da sala onde a ceia vai se realizar:

No centro da sala, aponte o braço direito para o lado que o Sol nasce = esse é o lado Leste.

O lado leste (cor verde) corresponde à área da Família e Saúde.

Verifique as posições para o Hemisfério Sul e Hemisfério Norte:

– Dia 23 de dezembro: acenda um incenso de boa procedência (dê preferência para aroma de limão ou de limpeza) visualizando a entrada da luz solar penetrando no ambiente e energizando-o positivamente.

Você pode também realizar uma limpeza mais profunda, retirando as energias negativas de toda a residência:

Preparando a sala para a Ceia de Natal:

– Na véspera de Natal, antes da arrumação da mesa, acenda um incenso de resinas naturais (benjoim, mirra e cedro são os mais indicados) e mentalize o Amor Universal preenchendo todo esse espaço.

– Mentalizando a harmonia familiar, prepare um vaso com flores frescas coloridas e coloque, se possível, no canto da Família (Lado do nascer do Sol) ou o mais perto possível.

– O canto da Espiritualidade são os melhores locais para se colocar o presépio. Coloque uma pedra de ametista, símbolo de evolução espiritual e um quartzo rosa, pedra do Amor.
Inspire profundamente e diga 3 vezes: A Luz Divina me guia e me protege. Amo ao Pai Criador e por isso todas as coisas contribuem para o meu maior bem.

– No canto mais próximo ao Relacionamentos dessa sala, coloque dois objetos iguais simbolizando a harmonia de relacionamentos. E novamente um quartzo rosa, a pedra que simboliza a harmonia nos relacionamentos.
Diga 3 vezes: O Amor Perfeito me envolve e me alimenta.

– No canto mais próximo à Prosperidade, ative-o através de algum objeto bonito e de aparência próspera, luz ou planta de folhas arredondadas e de aparência exuberante. Ao colocar um quartzo verde neste local, diga 3 vezes:
Eu sou feliz, saudável e minha vida transcorre em constante prosperidade.

– O sino de vento na porta de entrada é um alegre acolhimento para quem chega (o sino precisa ter som agradável e melodioso).

– Na arrumação da mesa, use toalhas alegres e evite que coisas altas fiquem no centro dela, como garrafas de refrigerantes ou mesmo enfeites altos.

– Procure preencher com luzes e /ou plantas os cantos mais distantes da sala. Preencha os espaços, sem excesso, trazendo uma sensação de suavidade e alegria.

– Perto da mesa principal coloque tigelas com 1/3 de água mineral e pétalas ou flores na superfície.Elas retiram a negatividade do ambiente e embelezam.

Qual o melhor lugar para colocar a árvore de Natal e o Presépio segundo o Feng Shui?

O canto da Espiritualidade e Autoconhecimento (lado Sudeste da sala) é muito indicado para colocar o Presépio, já que essa área corresponde ao número oito, que é o número associado ao infinito, ao eterno recomeçar a partir de um novo ponto de partida.

E essa ideia exprime a evolução: vermos a cada experiência aprendida a Vida de um novo ângulo, mais amplo, mais vasto. Mais amoroso.
O conceito de Amor, a maior lição que Jesus nos ensina, está em constante ajuste dentro de nós, porque tudo está em contínua transformação, assim como nós.

Todas essas orientações ficam subordinadas a serem também belas e agradáveis: coisas que nos incomodam jamais gerarão um bom feng shui.
Bom senso e flexibilidade são fundamentais para se praticar o Feng Shui com os resultados desejados: harmonia e equilíbrio.

Para a árvore de Natal os cantos da Prosperidade e do Sucesso são os mais indicados.

USE CANELA EM ARRANJOS NA CEIA DE NATAL!

Conhecida por seus muitos benefícios que traz à nossa saúde física, a canela também auxilia a melhorar o astral dos ambientes, tornando-os mais leves.
Associada à saúde e à prosperidade em todos os sentidos, é uma especiaria nobre para compor o ambiente nas festas de transição para o ano novo que se anuncia.

A canela possui características muito especiais: devido ao seu aroma com forte poder de atração de energias positivas e de limpeza.
É um fortificante da alma e transmuta energias negativas em positivas: na ceia de Natal, prepare arranjos de canela em pau para colocar nos cantos do ambiente em que se realizará a ceia.

Você pode colocar ao lado de velas decorativas, e acrescentar pedras de acordo com sua intenção, aumentando o poder da canela.

Sobre as cores…
O Natal tem muito vermelho, dourado, muita luz. Nos ambientes, é aconselhável equilibrar com flores de cor branca ou de tons suaves.
Se a sala tiver decoração escura (sofá, tapete, etc) usar toalha branca ou clara.

Para vestir-se de acordo com o astral das festas, procure cores com as quais se sinta bem, alegre, com disposição.
Cultive um espírito de flexibilidade e companheirismo: cada um de nós pode contribuir para a beleza dessa festa.

Vivemos tempos de Renovação. E a mensagem de Natal continua atual:

Cada coração que ascende e encontra a Paz justifica a vida e a missão daquele que comemoramos nessa data. O Mestre da Ascensão do Coração, que nos trouxe a Consciência Crística. O grande irmão que nos amou primeiro. Jesus Cristo.

Que nosso coração renove-se com a Luz que nunca se apaga!

Feliz Natal! Que os sentimentos que permeiam seu coração lhe tragam a esperança de que um dia todos nós compreenderemos que ao cuidar das sementes que permitimos crescer dentro de nós cuidaremos também da Mãe Terra que nos alimenta. E viveremos um novo começo…

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *