O PODER DA MÚSICA
AS 7 NOTAS MUSICAIS

A energia transformadora da MÚSICA:

“A música, com seus timbres, suas tonalidades, seus ritmos, seus instrumentos diversos, é um dos meios de se associar à vida cósmica.”

Boécio foi um filósofo, poeta, estadista e teólogo romano, cujas obras tiveram uma profunda influência na filosofia cristã do Medievo. Inclui-se entre os fundadores da Escolástica. (Roma, 480 — Pavia, 524 ou 525).

Boécio distingue três tipos simbólicos de músicas: “a música do mundo, que corresponde à harmonia dos astros e surge de seu movimento, à sucessão das estações e à mistura dos elementos… (a melodia) é tanto mais pungente quanto mais rápido é o movimento, tanto mais grave, quanto mais lento ele é… O cosmo é um magnífico concerto”.

O segundo tipo é a música do homem, ouvir a música pressupõe uma acordo entre a alma e o corpo… uma harmonia das faculdades da alma e dos elementos constitutivos do corpo.

Por fim, a música instrumental regula o uso dos instrumentos.

Portanto, ao modular tantas variáveis, concebe-se que ela comande a ordem do cosmo, a ordem humana, a ordem instrumental. Ela será a arte de atingir a perfeição.”

(Dicionário de Símbolos, Jean Chevalier/Alain Gheerbrant, José Olympio Editora)

A música tem o poder de alterar nosso estado de ânimo. Escolher bem a música que ouvimos e cantamos nos auxilia em nossa ascensão a melhores estados de consciência.

SOL, o maestro da Orquestra da Vida:

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *