A aplicação do Ba-guá se altera na mudança de estação, quando se altera a posição da Terra em relação ao Sol?

Professora Stela. Mesmo colocando o baguá pelo critério do centro da construção, ao invés de ser na porta, terá o norte magnético como orientação fundamental, não é isso?
Em caso de sim, o norte também tem a sua posição alterada conforme o movimento de translação da terra. Esta mudança de sentido do Norte não alteraria a posição do baguá na casa?
E se altera, como ficaria o diagnóstico e a solução do feng shui se o norte também se altera?

Agradeço sua pergunta. A resposta é ampla, por isso indico a leitura do livro Feng Shui Lógico (Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004) para uma melhor compreensão desta nova perspectiva de Feng Shui, baseada no I Ching, o livro das mutações (Richard Wilhelm, Pensamento).

Dividi as respostas em duas questões:
1ª questão: “O Norte é a orientação fundamental, não é isso?”
Na verdade, não é o Norte, mas a correspondência com o tipo de luz solar que a casa recebe em cada lado de acordo com as horas do dia que determina a posição do ba-guá:
O Sucesso (Pleno Verão, elemento FOGO) está relacionado ao Sol do meio-dia:para quem está no hemisfério Norte, o calor vem do Sul (linha do Equador).E quem está no hemisfério Sul, o calor vem do Norte (linha do Equador). Já o Trabalho está associado aos ventos frios ( Elemento Água, horário que corresponde meia-noite): No Hemisfério Sul, vem do SUL ( Polo SUL). No Hemisfério Norte vem do Norte ( Pólo Norte).
Então a orientação fundamental são os trigramas. Os trigramas estão associados aos ventos característicos de cada estação do ano (movimento de translação) e das horas do dia (movimento de rotação).

Em 1123 a.C, o Baguá da Sequência do Céu Posterior, do Rei Wen – que criou os hexagramas – dá uma nova seqüência aos Trigramas e os associa com as direções cardeais que têm afinidades com a essência de cada trigrama: “Neste Ba-guá os trigramas foram retirados da posição de pares de opostos e estão associados ao plano fenomênico do ciclo anual das estações do ano.” (I Ching – O Livro das Mutações – Richard Wilhelm, Ed. Pensamento, p. 207).

Neste link, mais informações: https://blog.fengshuilogico.com/2008/05/07/o-ba-gua-para-o-hemisferio-sul/

2ª questão: Esta mudança de sentido do Norte não alteraria a posição do baguá na casa? E se altera, como ficaria o diagnóstico e a solução do feng shui se o norte também se altera?

Sim, temos alterações do Norte magnético de acordo com a mudança das estações do ano (solstícios e equinócios). Sobre os graus de diferença conforme a estação que se inicia, orientamos a que se considere o ponto máximo de ativação de cada área o centro de cada guá: cada guá do baguá possui 45º, portanto a bissetriz está a 22,5º. Mesmo mudando alguns graus, na maioria das regiões teremos a luz solar correspondente ao trigrama presente dentro dessa faixa de 45º. Porém, se quisermos “refazer” a aplicação a cada estação para potencializar resultados não há contraindicação. Como os elementos que ativam as áreas são de construção, pequenos ajustes com cristais, cores, luzes e plantas podem captar melhor a luz solar quando se julgar necessário. E potencializar seus efeitos.

Continuamos à disposição.

Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade,

Professora, muito obrigado pela resposta. Vou seguir as indicações e comprar os livros. Fiquei também satisfeito quando disse que poderemos ajustar o baguá bem como a harmonização da construção conforme as estações do ano, e que a bissetriz nos dá esta noção de uma diferença de fácil ajuste. Mesmo com o movimento de translação, os ajustes são opcionais, como disse, se quisermos potencializar os locais da casa. Um forte abraço.

INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:

Inscreva-se Canal Youtube/Feng Shui Lógico

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Bolas de cristal facetado com o cordão vermelho; ba-guás (exclusivo) para o Hemisfério Sul; livros e apostilas de Feng Shui Lógico e mais:

Loja Feng Shui Lógico
Confira o Programa do Curso Básico em nosso Website:
Programa Curso Básico de Feng Shui Lógico
Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *