Como aplicar o ba-guá?

por | mar 9, 2018 | Feng Shui Lógico | 10 Comentários

Como aplicar o feng shui?

 

Feng Shui Lógico
Método Solar

Feng Shui Lógico utiliza o Baguá adaptado para o Hemisfério Sul aqui em nosso Hemisfério.
É aplicado no centro da construção com o auxilio da bússola, conectando a sua casa com os pontos cardeais e os ciclos da natureza. Trazendo mais vida e prosperidade para sua vida.


Posições para o Hemisfério Sul:

Leste – lado do nascer do Sol = lado verde do ba-guá = Família e Saúde (Primavera)
Nordeste – lado da Prosperidade
Norte
– lado do meio-dia = lado vermelho do ba-guá = Sucesso (Verão)
Noroeste – lado dos Relacionamentos
Oeste – lado do por-do-sol = lado branco do ba-guá = Criatividade e Filhos pequenos (Outono)
Sudoeste – Amigos e Viagens e Proteção Espiritual
Sul – lado da meia-noite = lado negro do ba-guá = Trabalho e Carreira (Inverno)
Sudeste – lado do autoconhecimento
Centro – Equilíbrio perfeito, Yin e Yang

Ba-guá para o Hemisfério Sul:

Ba-guá Feng Shui Lógico - Hemisfério Sul

Transforme sua casa e renove sua vida:
1.Com a planta-baixa da casa (pode ser feito um desenho, o mais proporcional possível), ache o centro da residência.
2. Coloque a bússola no centro e identifique o eixo Norte e Sul. Pode ocorrer alguma interferência no campo magnético da bússola, portanto é aconselhável confirmar o resultado com a posição do Sol. Em seguida marque o leste, isto é, o local iluminado pelo nascer do Sol , por volta das 6h00, definindo assim o lado Primavera de sua casa, área da Família e Saúde: é o lado verde no Ba-guá. Veja na figura abaixo a representação do Sol no leste.

bagua_ Feng Shui _h_sul_com_planta_baixa

3. Coloque o Ba-Guá transparente no centro do desenho da construção ou planta da casa, alinhando o leste que a bússola indicou. Assim, você já pode determinar quais são as posições de seus ambientes com relação às áreas correspondentes do Ba-Guá.
Confira:
Verde: Lado Primavera, Família, lado da casa iluminado pelos primeiros raios do Sol
Vermelho: Lado Verão, Sucesso, lado em que está o Sol pleno (meio-dia)
Branco: Lado Outono, Criatividade, lado da casa onde o Sol se põe
Preto: Lado Inverno, Trabalho, corresponde à meia-noite

Para mais explicações, leia o livro Feng Shui Lógico, de Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004, SP e acesse o blog.fengshuilogico.com

4. Quando você faz a identificação dos ambientes com o Ba-Guá, é possível que esteja faltando uma área, talvez pela forma da casa.
pagina83a
Tente “criar” essa área. Isso pode ser feito de forma simbólica colocando uma bola de cristal facetado o mais perto possível dessa área.

* Se sua casa tiver mais de um andar, aplique as mesmas direções em todos os níveis. Posicione-se no centro da casa e utilize a planta da casa, identificando cada área de acordo com as direções da bússola.

5. Agora que já identificou as áreas verifique os sinais de que a energia de sua casa precisa de cuidados:
lâmpadas que queimam com freqüência; vazamentos; sinais de mofo e de umidade nas paredes; paredes que dão choque; portas que batem ou que rangem; goteiras; desentendimentos na família; falta de saúde em geral; plantas que não se desenvolvem ou que não vão bem dentro de casa; problemas sem evolução positiva na área da prosperidade; ausência de relacionamentos benéficos; falta de amigos e de pessoas que nos ajudam em nossas vidas. Vida parada.

Para o Feng Shui, além do lado Noroeste, os quartos de dormir também são responsáveis pelos relacionamentos e a nossa auto-estima:
Reveja a posição de sua cama, coloque cortinas suaves, tapetes aconchegantes ao lado das camas, roupa de cama e de dormir alegres e de toque agradável.
É proibido estantes sobre sua cama, que limitam sua idéia de espaço e liberdade.
Em cima de sua cabeceira, um quadro que lembre o Amor, com as frases atrás:

“Amor sempre me envolve e me alimenta.”
“Partilho o amor que recebo do Universo”

• O lado Noroeste e também a sala de jantar deve receber um cuidado especial: responsável pela prosperidade da casa junto com a cozinha, merece todo nossa dedicação. Afinal, o alimento mantém nossa vida. E não esqueça que é muito importante dar atenção para as refeições e usar a sala de jantar, caso você tenha uma: ela não é enfeite.

Lembre-se: Espelho bem colocado pode trazer profundidade e expandir através de seu reflexo espaços antes fechados. Assim, um espelho que reflita uma paisagem externa agradável a duplica, tornando-a mais presente. Pontos pouco banhados por luz natural também são beneficiados com espelhos, que refletem as luzes artificiais aumentando o brilho do ambiente.

Objetos que ajudam a trazer as energias favoráveis para dentro de casa:

Tapetes que dão idéia de aconchego e beleza.
Cachepots nos tons acima com plantas que trazem serenidade e limpeza energética, como nandina, também chamada de bambu do céu, que é muito favorável e a Zamioculca ( quer pouca água e pouca luminosidade) também.
Móveis claros e sem pontas.
Cortinas de tecido fino e suave.
Quadros alegres com motivos de natureza viva.

Evite esculturas que faltem pedaços do corpo: estátuas sem cabeça, etc.Priorize as formas perfeitas e belas.

Obs. A cozinha, despensa, garagem, lareira, escadas, vãos sem porta no quarto de dormir, vigas, e os banheiros podem necessitar de maiores cuidados. Ver Kit de geopatia.

6. Agora sua casa/apartamento está pronta para receber os cristais indicados para cada área, atraindo através de seu poder as curas e benefícios desejados.
7. Periodicamente fazer a manutenção da energia de cada área. Manter saudável.


Praticando o Feng Shui Lógico:

Veja como essa técnica auxilia em nossa evolução e na conquista de melhores níveis de bem estar e autoconhecimento:
1. Escreva sobre suas metas pessoais; seus medos; e suas resistências internas.
2. Identifique o problema que está atravessando e busque a área de sua casa a que ele corresponde.
3. Vá até ela, olhe atentamente e retire tudo que representa estagnação: coisas que não funcionam ou quebradas. Limpe o local. Se necessário, cure o local.

4. Visualize a mudança, ou você muito feliz. Crie frase afirmativa para a situação.
5. Se for banheiro, cozinha, lavanderia, quarto de despejo ou área faltante, cure o local.
6. Problemas com pessoas: além de ativar as áreas relativas a Relacionamentos, Amigos e Família (se for um familiar) busque o auxílio da astrologia chinesa, ocidental e da numerologia, associadas à psicologia. Isso aumentará sua ação pessoal, facilitando a solução.

Tudo tem um campo energético e ao trazermos objetos com alto grau de energia positiva estamos intensificando e elevando o padrão de nossa casa. Há alguns objetos que expandem de forma mais intensa, criando pontos de atração de energia benéfica:

• O I Ching nos ensina que o Caminho deve reencontrar seu ponto de partida e perceber que no próprio caminhar tudo se modificou. O movimento é uma espiral, portanto não é de término, mas de recomeço.

Como o planeta Terra que completou mais um giro em torno do Sol, nossa vida completa mais um ciclo a cada aniversário. Porém um ponto de chegada é sempre um ponto de partida… Viver plenamente significa estar conectado com as forças da Natureza que determinam os ciclos.Ser preventivo é também criar dias mais felizes.

Aprenda a criar conexão com a Natureza:

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

Video com Stela Vecchi: Como achar o Norte com a bússola? Feng Shui Lógico para o Hemisfério Sul

Confira a aplicação do ba-guá:Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar das Quatro Estações segundo o Feng Shui Lógico

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Livros, apostilas, ba-guás para o Hemisfério Sul, bolas de cristal facetado:

Loja Feng Shui Lógic

Curso Básico com Stela Vecchi

Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Sobre a Autora

Stela Vecchi

Stela Vecchi estuda sobre Amor e Felicidade há mais de 40 anos. Fundadora da Escola Feng Shui Lógico, também chamado de Feng Shui Solar. É um método prático e consagrado que simplifica o Feng Shui sem alterar sua essência milenar. Feng Shui Lógico busca criar o equilíbrio nos ambientes para facilitar a conquista de seu equilíbrio pessoal. O resultado é uma residência mais aconchegante e que favorece a saúde, a harmonia, a prosperidade. E Amor: sem equilíbrio, o Amor não permanece.

Veja mais conteúdos

Também do seu Interesse

Comentários

Participe da conversa

10 Comentários

  1. Mónica Silva

    Bom dia
    Vivo em Portugal adoro seus vídeos… mas tenho uma dúvida muito grande, aqui em Portugal aplico o bagua para o hemisfério norte ou sul… Minha preocupação é grande porque meu apartamento tem uma área falante a sudoeste que é a porta de entrada por isso minha preocupação. Você pode me ajudar. Obrigada e muita gratidão.

    Responder
    • Stela Vecchi

      Olá,

      Em Portugal devemos aplicar o Ba-guá para o Hemisfério Norte, já que é neste Hemisfério que se encontra o país. A referência de calor (Fogo / Sucesso) para alguém que está em um país no Hemisfério Norte é o Sul, em direção à Linha do Equador. Estando em Portugal, quanto mais ao Sul você for, mais calor vai encontrar. E quanto mais ao Norte, mais frias serão as cidades. No Brasil, tomando-o como exemplo de país no Hemisfério Sul, é o contrário. Quando queremos calor vamos para o Norte / Nordeste do país, e quando queremos o frio, descemos a Sul.

      Aqui você pode encontrar o Ba-guá para o Hemisfério Norte: https://blog.fengshuilogico.com/2012/09/17/como-aplicar-ba-gua-hemisferio-norte-feng-shui-logico/

      Sendo assim, a área faltante que você descreveu encontrar-se a Sudoeste em seu apartamento representa a Área de Relacionamentos. Talvez nem toda esta área de seu apartamento encontra-se faltante, muito provavelmente seja somente uma parte dela. Se for este o caso, pode-se aproveitar o trecho de área que existe para enfatizar ações que fortaleçam a Área de Relacionamentos, tais como o uso de cores suaves / românticas, número pares e objetos complementares para decoração, itens que representem o Elemento Terra, entre outras ações. Paralelo a isso, faça uma avaliação do canto Sudoeste em todos os cômodos do seu apartamento. Verifique se não há em nenhum deles algum tipo de bloqueio, tais como uma porta que não abre corretamente, lâmpadas queimadas ou aquele armário da bagunça. O uso de espelhos próximos à Área Sudoeste faltante, como se estes ”recriassem” aquela área ao refleti-la, pode ser também uma boa opção para se trabalhar, alinhada com as outras já mencionadas. Para o uso do espelho em específico, tome sempre a atenção para o que este está refletindo. Garanta que sejam imagens positivas e os benefícios destas serão amplificados.

      Busque neste blog: https://blog.fengshuilogico.com/2012/09/17/como-aplicar-ba-gua-hemisferio-norte-feng-shui-logico/
      Resposta de Cauhe Motta

      Responder
  2. Gracinda Carvalho

    Olá Stella!
    Adquiri recentemente meu apto e gostaria de planejar ambientes e decoração pelo feng chui. Tenho lido e pesquisado a respeito mas tenho dúvidas para aplicação do baguá. Seria possível um auxílio seu? Agradeço prontamente a atenção possível! Abaixo envio o link da planta baixa .
    https://goo.gl/images/yKxfE9

    Responder
    • Stela Vecchi

      Olá Gracinda!
      Namastê!

      Nós oferecemos o serviço de aplicação do ba-guá online.
      Veja como funciona: você nos diz qual é o Norte de seu apto e nós lhe enviamos a planta com o ba-guá aplicado.
      O valor desse serviço é de R$ 150,00.
      Se desejar uma consultoria, veja como funciona:
      https://loja.fengshuilogico.com/servicos.html
      Luz, Harmonia e Prosperidade,

      Responder
  3. Yasmin Braz Stuchi

    Olá, boa tarde.
    Meu quarto é muito pequeno, cabe apenas a cama e o guarda roupa, ou seja, não cabe a cabeceira, como posso curara isso?
    Meu quarto segundo o baguá representa trabalho. Neste caso devo priorizar tons escuros? Mas como fica meu relacionamento?
    Obrigada, amo seus vídeos. Me ajudam muito

    Responder
  4. Marta Albuquerque

    Fiquei um pouco confusa com o bagua do hemisferio sul. Porque o Norte segue com o sucesso e o sul com o trabalho em comparação com o bagua tradicional. Todos os guás mudaram menos o eixo norte sul. Achei estranho pois as estações inverno e verão também são opostas. Com certeza me faltou entendimento de algum ponto.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *