Uma reflexão sobre a situação crítica dos presídios em nosso país

machupicchu-900x675Começo dizendo que as ideias que vou expor aqui devem ter sido pensadas já por muitas pessoas antes de mim. Claro. Mas me pergunto o que falta para serem postas em prática, depois de analisadas e melhoradas por pessoas que tem experiência na área penal.

Os presídios deveriam ser locais onde os que infortunadamente foram parar lá deveriam ter a chance de recuperação. Sabemos que há casos onde a frieza de alguns presos pode ser impossível de quebrar mas também certamente existem casos onde a possibilidade de regeneração existe.
Porém, com as condições existentes hoje, essa chance desaparece.

O Brasil é um país continente, terras não nos faltam. Por que não construir colônias penais onde os presos teriam que dedicar-se à agricultura ou trabalhos manuais e assim serem úteis à sociedade?
O trabalho e a ocupação positiva são as maiores terapias que existem. A verdadeira chance de recuperação se encontra aí.

Há casos e casos. Os presos mais perigosos necessitariam de uma cela individual, mas com tanto dinheiro mal empregado em nosso país, será que não poderíamos buscar investir de forma a termos a chance de um futuro mais humano para toda a sociedade?
E claro, a prevenção da criminalidade se faz com escolas de qualidade. Que priorizem conteúdo humanista voltado para o autoconhecimento e a inserção sadia na sociedade. E junto com a saúde de qualidade, prevenirão a longo prazo a necessidade de tanto presídio em nosso país.

Stela Vecchi

Renovação da Educação no Brasil: você conhece o livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, Stela Vecchi?
Ele está com download grátis neste link:

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro dedicado ao povo brasileiro:
Este livro foi amplamente distribuído em todos os setores nacionais.
É um livro dedicado ao povo brasileiro e contém um projeto para a Renovação da Educação nas Escolas Públicas. Baseado em pesquisas históricas e na simbologia de nossos símbolos nacionais, faz uma interpretação inédita e nos indica novos caminhos.

Leia o livro na íntegra:
No Céu do Hemisfério Sul Capa e contracapa
cruzeiro_bandeira
Acesse o link para download do livro:
Download Grátis – A Bandeira Brasileira e a Educação no Brasil – Livro NO CÉU DO HEMISFÉRIO SUL, de Stela Vecchi

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *