As influências do Brutalismo na sociedade

por | set 26, 2013 | Arquitetura | 0 Comentários

Primeiro damos formas à nossa casa, ao nosso bairro, à nossa cidade, ao nosso país. Depois, elas darão formas às nossas vidas.


Baseados na visão do Mestre em Arquitetura Prof. Jun Okamoto, o Feng Shui Lógico endossa suas palavras:

Acima de tudo, o objetivo da Arquitetura não se restringe exclusivamente à construção de abrigo para as necessidades básicas e utilitárias do homem. Mais do que a exteriorização material e formal de todas as suas atividades concretas, deveria a Arquitetura atender às suas aspirações.
“Principalmente, deveriam os arquitetos desenvolver o desejo de atender à permanente necessidade do homem de uma interação afetiva com o meio ambiente, favorecendo seu crescimento pessoal, a harmonia do relacionamento social e, acima de tudo, aumentando a qualidade de vida.”

Percepção Ambiental e Comportamento – Okamoto, Jun – IPSIS Gráfica e Editora S/A

A rudeza e crueza dos materiais sem revestimentos transmitem impessoalidade. Não favorecem a gentileza, um dos fatores que proporcionam relações harmoniosas e afetivas entre as pessoas.

Portanto, segundo o Feng Shui Lógico, o brutalismo pode ser um dos fatores que influenciaram a brutalidade e a insensibilidade que caracterizam as relações comerciais e até sociais nos dias de hoje.
Porque beleza e harmonia são fundamentais para criar em nossas mentes e corações a confiança e a esperança na VIDA.

O que é o Brutalismo na Arquitetura?


brutalismo

brutalismo_1

A arquitetura brutalista foi um movimento arquitetônico desenvolvido por arquitetos modernos em meados das décadas de 50 e 60. O brutalismo desenvolveu-se a partir de uma radicalização de determinados preceitos modernos. Apesar de hoje ser chamado como movimento, não se constituiu efetivamente de um projeto coletivo com ideais comuns.

O brutalismo privilegia a verdade estrutural das edificações, de forma a nunca esconder os seus elementos estruturais (o que se conseguia ao tornar o concreto armado aparente ou destacando os perfis metálicos de vigas e pilares). Fonte Wikipédia

Profissionalizante_Brutalismo

O Feng Shui Lógico e o papel do arquiteto na construção da sociedade:
O arquiteto, misto de técnico e artista, deve possuir os conhecimentos da técnica e a sensibilidade do artista.
É quem cria diretamente as condições de existência de um povo.          Encicl. Barsa


Reiteramos o texto acima:

“Acima de tudo, o objetivo da Arquitetura não se restringe exclusivamente à construção de abrigo para as necessidades básicas e utilitárias do homem. Mais do que a exteriorização material e formal de todas as suas atividades concretas, deveria a Arquitetura atender às suas aspirações.”
“Principalmente, deveriam os arquitetos desenvolver o desejo de atender à permanente necessidade do homem de uma interação afetiva com o meio ambiente, favorecendo seu crescimento pessoal, a harmonia do relacionamento social e, acima de tudo, aumentando a qualidade de vida.”

Percepção Ambiental e Comportamento – Okamoto, Jun – IPSIS Gráfica e Editora S/A


Portanto, o brutalismo pode ser um dos fatores que influenciaram a brutalidade e a insensibilidade que caracterizam as relações comerciais e até sociais nos dias de hoje.

Porque beleza e harmonia são fundamentais para criar em nossas mentes e corações a confiança e a esperança na VIDA.

INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:

Inscreva-se Canal Youtube/Feng Shui Lógico

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Bolas de cristal facetado com o cordão vermelho; ba-guás (exclusivo) para o Hemisfério Sul; livros e apostilas de Feng Shui Lógico e mais:

Loja Feng Shui Lógico
Confira o Programa do Curso Básico em nosso Website:
Programa Curso Básico de Feng Shui Lógico
Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Sobre a Autora

Stela Vecchi

Stela Vecchi estuda sobre Amor e Felicidade há mais de 40 anos. Fundadora da Escola Feng Shui Lógico, também chamado de Feng Shui Solar. É um método prático e consagrado que simplifica o Feng Shui sem alterar sua essência milenar. Feng Shui Lógico busca criar o equilíbrio nos ambientes para facilitar a conquista de seu equilíbrio pessoal. O resultado é uma residência mais aconchegante e que favorece a saúde, a harmonia, a prosperidade. E Amor: sem equilíbrio, o Amor não permanece.

Veja mais conteúdos

Também do seu Interesse

Comentários

Participe da conversa

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *