Como aplicar o baguá no Hemisfério Norte

por | set 17, 2012 | Feng Shui Lógico, Você em harmonia com a Natureza | 17 Comentários

COMO APLICAR O BAGUÁ NO HEMISFÉRIO NORTE?

O Sol sempre nasce a Leste e se põe a Oeste. Devido ao ciclo de estações do ano, que são inversas nos dois hemisférios (quando aqui é verão, no h. norte é inverno), temos 2 baguás, o baguá para o Hemisfério Sul e outro para o Hemisfério Norte:

No Hemisfério Norte, veja como aplicar:




Na perspectiva Feng Shui Lógico o Baguá para o Hemisfério Norte é aplicado no centro da construção com o auxilio da bússola, conectando a sua casa com os pontos cardeais e os ciclos da natureza. Trazendo mais vida e prosperidade para sua vida.

Posições para o Hemisfério Norte:

Leste – lado do nascer do Sol = lado verde do ba-guá = Família e Saúde (Primavera)
Sudeste – lado da Prosperidade
Sul
– lado do meio-dia = lado vermelho do ba-guá = Sucesso (Verão)
Sudoeste – lado dos Relacionamentos
Oeste – lado do por-do-sol = lado branco do ba-guá = Criatividade e Filhos pequenos (Outono)
Noroeste – Amigos e Viagens e Proteção Espiritual
Norte – lado da meia-noite = lado negro do ba-guá = Trabalho e Carreira (Inverno)
Nordeste – lado do autoconhecimento
Centro – Equilíbrio perfeito, Yin e Yang

Transforme sua casa e renove sua vida:
1.Com a planta-baixa da casa (pode ser feito um desenho, o mais proporcional possível), ache o centro da residência.
2. Coloque a bússola no centro e identifique o eixo Norte e Sul. Pode ocorrer alguma interferência no campo magnético da bússola, portanto é aconselhável confirmar o resultado com a posição do Sol. Em seguida marque o leste, isto é, o local iluminado pelo nascer do Sol , por volta das 6h00, definindo assim o lado Primavera de sua casa, área da Família e Saúde: é o lado verde no Ba-guá. Veja na figura abaixo a representação do Sol no leste.

3. Coloque o Baguá transparente no centro do desenho da construção ou planta da casa, alinhando o leste que a bússola indicou. Assim, você já pode determinar quais são as posições de seus ambientes com relação às áreas correspondentes do Baguá.
Confira:
Verde: Lado Primavera, Família, lado da casa iluminado pelos primeiros raios do Sol
Vermelho: Lado Verão, Sucesso, lado em que está o Sol pleno (meio-dia)
Branco: Lado Outono, Criatividade, lado da casa onde o Sol se põe
Preto: Lado Inverno, Trabalho, corresponde à meia-noite

Para mais explicações, leia o livro Feng Shui Lógico, de Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004, SP e acesse o blog.fengshuilogico.com

4. Quando você faz a identificação dos ambientes com o Baguá, é possível que esteja faltando uma área, talvez pela forma da casa.

Tente “criar” essa área. Isso pode ser feito de forma simbólica colocando uma bola de cristal facetado o mais perto possível dessa área.

* Se sua casa tiver mais de um andar, aplique as mesmas direções em todos os níveis. Posicione-se no centro da casa e utilize a planta da casa, identificando cada área de acordo com as direções da bússola.

5. Agora que já identificou as áreas verifique os sinais de que a energia de sua casa precisa de cuidados:
lâmpadas que queimam com frequência; vazamentos; sinais de mofo e de umidade nas paredes; paredes que dão choque; portas que batem ou que rangem; goteiras; desentendimentos na família; falta de saúde em geral; plantas que não se desenvolvem ou que não vão bem dentro de casa; problemas sem evolução positiva na área da prosperidade; ausência de relacionamentos benéficos; falta de amigos e de pessoas que nos ajudam em nossas vidas. Vida parada.

Para o Feng Shui, além do lado Sudoeste, os quartos de dormir também são responsáveis pelos relacionamentos e a nossa auto-estima:
Reveja a posição de sua cama, coloque cortinas suaves, tapetes aconchegantes ao lado das camas, roupa de cama e de dormir alegres e de toque agradável.
É proibido estantes sobre sua cama, que limitam sua idéia de espaço e liberdade.
Em cima de sua cabeceira, um quadro que lembre o Amor, com as frases atrás:

“Amor sempre me envolve e me alimenta.”
“Partilho o amor que recebo do Universo”

• O lado Sudeste e também a sala de jantar deve receber um cuidado especial: responsável pela prosperidade da casa junto com a cozinha, merece todo nossa dedicação. Afinal, o alimento mantém nossa vida. E não esqueça que é muito importante dar atenção para as refeições e usar a sala de jantar, caso você tenha uma: ela não é enfeite.

Lembre-se: Espelho bem colocado pode trazer profundidade e expandir através de seu reflexo espaços antes fechados. Assim, um espelho que reflita uma paisagem externa agradável a duplica, tornando-a mais presente. Pontos pouco banhados por luz natural também são beneficiados com espelhos, que refletem as luzes artificiais aumentando o brilho do ambiente.

Objetos que ajudam a trazer as energias favoráveis para dentro de casa:

Tapetes que dão ideia de aconchego e beleza.
Cachepots nos tons acima com plantas que trazem serenidade e limpeza energética, como nandina, também chamada de bambu do céu, que é muito favorável e a Zamioculca ( quer pouca água e pouca luminosidade) também.
Móveis claros e sem pontas.
Cortinas de tecido fino e suave.
Quadros alegres com motivos de natureza viva.

Evite esculturas que faltem pedaços do corpo: estátuas sem cabeça, etc. Priorize as formas perfeitas e belas.

Obs. A cozinha, despensa, garagem, lareira, escadas, vãos sem porta no quarto de dormir, vigas, e os banheiros podem necessitar de maiores cuidados.

6. Agora sua casa/apartamento está pronta para receber os cristais indicados para cada área, atraindo através de seu poder as curas e benefícios desejados.
7. Periodicamente fazer a manutenção da energia de cada área. Manter saudável.


Praticando o Feng Shui Lógico:

Veja como essa técnica auxilia em nossa evolução e na conquista de melhores níveis de bem estar e autoconhecimento:
1. Escreva sobre suas metas pessoais; seus medos; e suas resistências internas.
2. Identifique o problema que está atravessando e busque a área de sua casa a que ele corresponde.
3. Vá até ela, olhe atentamente e retire tudo que representa estagnação: coisas que não funcionam ou quebradas. Limpe o local. Se necessário, cure o local.
4. Visualize a mudança, ou você muito feliz. Crie frase afirmativa para a situação.
5. Se for banheiro, cozinha, lavanderia, quarto de despejo ou área faltante, cure o local.
6. Problemas com pessoas: além de ativar as áreas relativas a Relacionamentos, Amigos e Família (se for um familiar) busque o auxílio da astrologia chinesa, ocidental e da numerologia, associadas à psicologia. Isso aumentará sua ação pessoal, facilitando a solução.

Tudo tem um campo energético e ao trazermos objetos com alto grau de energia positiva estamos intensificando e elevando o padrão de nossa casa. Há alguns objetos que expandem de forma mais intensa, criando pontos de atração de energia benéfica:

• O I Ching nos ensina que o Caminho deve reencontrar seu ponto de partida e perceber que no próprio caminhar tudo se modificou. O movimento é uma espiral, portanto não é de término, mas de recomeço.

Como o planeta Terra que completou mais um giro em torno do Sol, nossa vida completa mais um ciclo a cada aniversário. Porém um ponto de chegada é sempre um ponto de partida… Viver plenamente significa estar conectado com as forças da Natureza que determinam os ciclos.Ser preventivo é também criar dias mais felizes.

Utilize este vídeo explicativo para conhecer a técnica, porém se você morar no hemisfério norte você deve usar o ba-guá do Hemisfério Norte:

Atenção: no Hemisfério Norte o baguá é este:

Aplique o baguá a partir do CENTRO da RESIDÊNCIA:

NESTE VÍDEO, AS INFOMAÇÕES DEVEM SER ADEQUADAS PARA O HEMISFÉRIO NORTE:

Stela Vecchi

INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:

Inscreva-se Canal Youtube/Feng Shui Lógico

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Bolas de cristal facetado com o cordão vermelho; ba-guás (exclusivo) para o Hemisfério Sul; livros e apostilas de Feng Shui Lógico e mais:

Loja Feng Shui Lógico
Confira o Programa do Curso Básico em nosso Website:
Programa Curso Básico de Feng Shui Lógico
Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Sobre a Autora

Stela Vecchi

Stela Vecchi estuda sobre Amor e Felicidade há mais de 40 anos. Fundadora da Escola Feng Shui Lógico, também chamado de Feng Shui Solar. É um método prático e consagrado que simplifica o Feng Shui sem alterar sua essência milenar. Feng Shui Lógico busca criar o equilíbrio nos ambientes para facilitar a conquista de seu equilíbrio pessoal. O resultado é uma residência mais aconchegante e que favorece a saúde, a harmonia, a prosperidade. E Amor: sem equilíbrio, o Amor não permanece.

Veja mais conteúdos

Também do seu Interesse

Comentários

Participe da conversa

17 Comentários

  1. Marcia Sam

    Oi,estou adorando suas dicas!gostaria de tirar uma duvida ouvi dizer que no banheiro sem janela deve de usar a cor roxa,como vc interpretaria isso .aguardo um resposta ,obrigada

    Responder
    • Stela Vecchi

      O mais importante em um banheiro sem janelas é mantê-lo em excelentes condições e ter uma luz de baixa potência (pode ser uma que se coloca na tomada) e deixá-la acesa 24 horas.

      O mais indicado são cores claras, em tons de areia de preferência.

      Responder
  2. Amabela Lima

    Boa tarde, moro no hemisfério norte ,Portugal, tenho um banheiro que tem uma claraboia
    mas não abre, não é feita a exaustão dos vapores de água ganha muito mofo e ás vezes até escorre água pelas paredes, o que posso fazer para minimizar esta situação?
    Grata,
    Anabela Lima

    Responder
  3. CECILIA

    Olá Stela, amo seu blog e seus videos do Youtube, estou aprendendo muito com voce, gostaria muito que me tirasse umas duvidas, acabo de comprar uma Casa aqui na Inglaterra que vou morar com meu marido, é o numero 15 e que da para Sudoeste mais ou menos 206 a 209 graus. Minha data de nascimento 15.07.1988 e a dele 16.03.1987.
    Ouvi dizer que é muito ruim ter casa 6 e ainda por cima sudoeste, voce poderia me dizer como e a energia da minha casa? que tipo de objetos ou plantas, cores é bom usar para que a porta de entrada seja convidativa ????( A casa esta ja toda decorada com espelhos, quadros em preto e branco, bem romântica e as paredes em rosa claro.
    Minha outra pergunta seria que como saber aquela direção de infidelidade e separação, onde vc nunca deve colocar nada em forma de coração, foro sua e do seu marido da familia etc, para usar curas, pois entendi que essa energia de casa sudoeste favorece esse tipo de coisa..Beijos e obrigada!!Namaste Om mani padme hum

    Responder
  4. Maria de Fátima Cardoso Brízio

    Bom dia, antes de mais o meu agradecimento por ter a oportunidade de comunicar consigo.
    Sou Portuguesa vivo no Porto, gostaria tanto de poder falar consigo, de apreender, de a conhecer. Como posso fazer um curso se não vivo no Brasil? Uma pergunta pf a cabeceira da minha cama deve estar virada também a Norte? Dado que vivemos no hemisfério Norte? Muito grata pelo tempo que me possa dedicar. Um dia feliz para si.
    Fátima

    Responder
  5. Maria Emília Pereira

    Olá Stela, um FELIZ DIA!
    Adoro o feng-shui mas as condições físicas das habitações nos mostram que é necessario mt trabalho e conhecimento.
    Agradeço desde já.
    Sou portuguesa e de td que li tenho imensas dúvidas:
    1- cabeceira voltada para sul, ou seja encostada a norte, certo? Mas assim não fico de frente para a porta. O que fazer?
    2- VIvo num andar de prédio, cuja entrada fica de frente para uma rua que termina em T num jardim e por trás dele passa auto-estrada.Apesar dessa rua ter saida por uma paralela ao corpo de T lado direito Ex: TI. Espero que me tenha feito entender. O importante é que as JANELAS E VARANDA ficam voltadas (+-POENTE) para essa rua que apatentemente não tem saida apesar da visao ser agradável pelo jardim. A minha porta de entrada não tem luz NATURAL pq é um 5o andar. Por favor me ajude a CURAR, Além disso fico em linha recta próximo de um HOSPITAL FACULDADE.
    3- Tenho um baguá de latão que entendi charmar-se CELESTIAL pelas formas das linhas mas o lado que tem o espelho tem figuras dos animais do signos chinês e uns enfeites vermelhos quer no cimo para pendurar, quer na base. Posso cortar isso e colocá-lo no batente da porta? Com os aninais e espelho para fora? O centro é preto e vermelho em vez do branco.
    Reparo agora que tenho muito para CURAR mas sem saber bem como. Vou estando atenta.
    Bem-haja e Muito OBRIGADA
    Maria Emília

    Responder
  6. Denise Biazoli

    boa tarde, estou adorando seu videos, mais estou com um probleminha na aplicação do ba-guá, minha casa é em formato de L e se colocar a garagem e área de lazer ela fica em U, gostaria que indicasse uma consultoria , tenho medo de fazer errado. agradeço.

    Responder
    • Stela Vecchi

      Denise,

      Nós oferecemos consultoria online, com explicação pelo Skype.
      Para o orçamento, envie a planta baixa com fotos da fachada e fundos para o email consultoria@fengshuilogico.com

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade,

      Responder
  7. Regina

    Gostei muito do que eu li, no Google sobre o modo como você apresenta o feng shui. Parabéns pelo seu trabalho e sucesso.

    Responder
  8. Julia

    Olá Stela, tenho acompanhado o seu trabalho pela net e estou adorando.
    Tenho uma duvida na aplicação do bagua do feng shui numa moradia terrea em formato L, como poderei fazer?

    Responder
  9. Chris

    Oi Stela, gosto muito dos seus vídeos e explicações! Parabéns!
    No entanto, assisti vários vídeos e li os textos no blog, mas ainda não entendi bem a diferença na aplicação do Baguá nos dois hemisférios…estou no México, e entendi que vou aplicar o Baguá para o hemisfério norte, mas porque é diferente?

    Responder
  10. Irene Oliveira

    boa noite!
    Desculpe a minha ignorância mas o norte que se procura não deveria ser o norte da implementação da casa? Ou seja, a casa/apartamento quando construído tem uma posição, em relação ao sol. O papel onde está a desenhar pode estar colocado numa posição completamente diferente do norte, onde esta efetivamente a casa desculpe a minha duvida.
    grata pela atençao

    Responder
    • Stela Vecchi

      Olá Irene,

      Sim, o Norte é o que aponta de fato no centro da construção da casa.

      O vídeo é apenas um modelo para você aprender, mas deve considerar o Norte/Sul de acordo com sua casa.

      Espero que tenha ficado claro para você.
      Luz, Harmonia e Prosperidade,

      Responder
  11. Eva Dobler

    Ola Stella boa noite!
    Gostaria de saber o valor da analise sobre aplicar o bagua… tenho uma casa de 2 andares e o porão e com a lavanderia. Gostaria de saber se por cada andar devo aplicar o Baguá diferente para cada piso ou é sempre para mesma direção da bússola?
    É possivel me enviar o valor para fazer pra mim o direcionamento?
    Gratidão.
    Eva

    Responder
    • Stela Vecchi

      Olá Eva,

      O baguá será aplicado de acordo com o Norte de sua casa, portanto as áreas serão as mesmas nos andares.
      Nesta playlist, você encontra vídeos que ensinam:
      https://www.youtube.com/playlist?list=PLWw1_k956hw0S4hU5ShOajcTFW32Yc_vg

      A Consultoria online funciona assim:
      Você envia a planta-baixa de sua residência com o Norte assinalado.
      O Norte ou o ambiente que recebe os raios de Sol por volta das 6h00 (Leste).
      Após a aplicação do ba-guá em sua planta, vamos agendar um horário para realizarmos a 1ª vídeo chamada, para analisarmos ao vivo os ambientes e fazer nossas análises.
      Depois de nossos estudos, você recebe o Ba-guá aplicado por e-mail ou whatsapp com o roteiro e curas e ativações. E agenda um horário com a Stela Vecchi para tirar suas dúvidas.
      E um roteiro para a aplicação com as curas e orientações gerais para a aplicação correta do Feng Shui Lógico.

      O valor depende da área construída: até 60m2 o valor é de R$ 590,00, e você pode parcelar pelo PagSeguro.

      As explicações serão dadas pela Stela Vecchi durante a 2ª vídeo chamada via WhatsApp que tem a duração em torno de uma hora.
      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade,

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *