Qual a diferença principal entre o Feng Shui Lógico e a Escola do Chapéu Preto?

por | ago 19, 2010 | Baguá, o que é? Tipos de baguá, I Ching - Filosofia Oriental, Stela Vecchi Feng Shui | 7 Comentários

A principal diferença é o baguá utilizado e a forma de colocar o baguá: no centro da construção.
O Feng Shui Lógico utiliza o baguá com as direções cardeais adaptadas para o Hemisfério Sul aqui no H. Sul.
No texto abaixo, veja mais informações sobre este tema tão importante para resultados constantes na prática do Feng Shui:


Ba_guá_Feng_Shui_Lógico_Hemisfério_Sul_rd

Hemisférios Norte e Sul
Ba-guá Chapéu Negro

Qual Ba-guá utilizar aqui no Hemisfério SUL?
Esse fato é essencial para se obter resultados constantes com a prática do Feng Shui:

Os antigos sábios chineses associaram o Norte ao frio, ao elemento água e ao inverno.
A Escola dos 5 Animais coloca a Tartaruga nessa posição, e ela nos diz que temos de nos proteger de ventos frios, que temos que proteger nossas costas. Ora, para os chineses, do Norte vem o frio, do Pólo Norte. Mas para nós no Hemisfério Sul, o vento frio vem do Sul.

Isso fica mais claro quando percebemos que o Sul era correspondente ao Elemento Fogo, ao Sol do meio-dia, ao verão.Os chineses provavelmente há mais de 4.000 anos atrás não tinham noção da Terra como um globo, pois associaram a Terra ao quadrado, e o Sol à Linha do Equador (local mais quente do globo terrestre).
Portanto, seguindo a linha de pensamento chinesa, os trigramas ficarão em posição contrária no Hemisfério Sul.

(Livro Feng Shui Lógico, pg.152, Stela Vecchi, Ícone Editora, S.P.)

Essa é a razão lógica porque existe um Ba-guá para o Hemisfério Norte e outro para o Hemisfério Sul: as estações do ano.
Quando aqui é Verão, lá é Inverno.

Os guás (lados do Ba-guá) estão conectados com o trajeto solar sobre nossas casas. Devido à inclinação do eixo terrestre, geram as estações do ano inversas nos Hemisférios Norte e Sul.
Essa é a principal razão para a adaptação do Feng Shui e do Ba-guá aqui no Hemisfério Sul.
Conhecendo o trajeto do Sol
• O Sol nasce no leste, que corresponde ao Oriente – o verbo orientar-se vem daí.
• Nortear-se é uma expressão muito antiga e conhecer o Norte é saber o caminho.
• Por aí sabemos a importância de conhecer nosso ponto de referência geográfico para,
por extensão, conhecermos nosso rumo interno na vida.
Observe que essa colocação inverte as áreas do Ba-guá aqui no Hemisfério Sul.
Ba_guá_Feng_Shui_Lógico_Hemisfério_Sul_rd

Ba-guá Chapéu Negro

Ba-guá Chapéu Negro

Desde os primórdios de nossa civilização que os luminares celestes nos dirigem.

A Luz Solar durante o dia e a Lua e as estrelas-guia do Norte e do Sul durante a noite.

Compreender essa linguagem é compreender a linguagem que a natureza sente e respeita. É a forma de nos religarmos ao tempo e ao espaço que delimita nossas vidas na Terra.

Essa é a base do Feng Shui Lógico, que observa, estuda e se alinha com as forças naturais, terrestres e celestes. Reverenciando o Criador de todas essas maravilhas e muitas mais.
Equinocio

sol-verão-casa

Sol-inverno-casa

Somos envolvidos por uma realidade mística.
Nossa vida acontece no mistério do espaço sideral.
Qual o destino da vida humana?

Ainda sabemos muito pouco sobre as verdades da Vida e da Morte.
Precisamos simplificar essa complexidade. Precisamos nos harmonizar, fazer parte de forma consciente e na aceitação das leis que regem a Vida que nos envolve.
Os eixos Norte/Sul e Leste/Oeste,as direções que nos guiam no Planeta Terra, e
a importância dos pontos cardeais e suas características climáticas e geográficas são evidentes no desenvolvimento de nossa civilização.
Foi na descoberta da estrela-guia do Norte, a Polaris, e a agulha magnética, a bússola, que possibilitou aventurar-se por mares nunca dantes navegados.

relogio_solar

O relógio do Sol auxiliava na organização da vida humana, e durante muito tempo foi através da observação da natureza e seu ritmo que a humanidade se guiava.

Encontrei referências que alguns povos, como o povo português, costumavam marcar o lado Leste (de onde surge o Sol) de suas casas.

Portanto, a vida humana estava em sintonia com a vida da natureza. O respeito se torna mais fácil quando conhecemos as forças que nos sustentam.

A Revolução Industrial alterou nosso ritmo. Ao lado de tantas facilidades que nos trouxe, junto com as luzes artificiais e as máquinas, criamos um mundo à parte, onde prescindimos da observação da natureza.
Nos esquecemos que é a Natureza que nos sustenta , que sem ela não subsistimos.

Esquecemos de olhar para o Céu e suas direções: de dia, temos o Sol a nos iluminar, e à noite, as estrelas nos apontam a direção.
Nosso espírito se alimenta também de céu. Apenas comida para o corpo não alimenta nossa necessidade de sentir a conexão com toda a realidade cósmica que nos envolve.

Precisamos de cada sinal, de cada respiração que sai do espírito de Deus, nosso Pai Divino.
E só nessa conexão podemos nos iluminar. Os maiores mestres do espírito que influenciaram a humanidade viveram antes da Revolução Industrial, portanto nos tempos em que a humanidade se guiava pelo céu.

Nosso desafio é usar de todo o avanço que o século passado nos trouxe sem nos esquecermos de alimentar nosso espírito e de usar todo esse conhecimento para co-criarmos dias de beleza, paz, justiça = AMOR.

O Método Solar das Quatro Estações, o Feng Shui Lógico, tem como finalidade facilitar a conexão da vida humana com a vida cósmica através da consciência dentro de nossas casas da importância que os luminares do Céu tem em nossa vida.

O microcosmo que é cada um de nós inserido harmonicamente no macrocosmo da Vida Mística que nos envolve. Esse é o ponto inicial de uma nova civilização humana, confederada através da obediência às leis que regem o Universo do qual fazemos parte.

Luz_esplendor

É muito importante nos harmonizarmos com a Natureza, as estações do ano e o Sol, este é o princípio básico do Feng Shui, sintetizados nos trigramas.

Feng Shui Lógico e os Trigramas:
O que são trigramas?
São três linhas sobrepostas, lidas debaixo para cima.
As linhas sem interrupção representam a energia Yang e as linhas interrompidas representam a energia Yin.

Os 8 trigramas foram concebidos como imagens de tudo que ocorre no Céu e na Terra. Eles se acham em um estado de contínua transição, passando de um a outro, assim como uma transição sempre está ocorrendo no mundo físico, de um fenômeno para outro.
Segundo os chineses, cada direção cardeal corresponde a um trigrama: Trovão, Vento, Fogo, Terra, Lago, Céu, Água e Montanha e tem correspondência com as estações do ano.
Cada trigrama nos proporciona um ensinamento e uma energia característica. Dentro dessa visão, compreendendo como cada elemento age em nossa vida, podemos nos harmonizar com a natureza e usufruir de maior equilíbrio emocional em nossa vida.

Em minha prática profissional tenho constatado o desconhecimento de um grande número de pessoas em relação a um fato básico e fundamental para a prática do Feng Shui: o trajeto que o Sol percorre em relação ao Hemisfério Sul, adaptando os trigramas para nossa realidade, com estações inversas do Hemisfério Norte, onde nasceu essa sabedoria.

A incidência da luz solar sobre os ambientes em nossa casa e o Feng Shui Lógico
• O Sol nasce no leste, que corresponde ao Oriente – o verbo orientar-se vem daí.
• Nortear-se é uma expressão muito antiga e conhecer o Norte é saber o caminho.
• Por aí sabemos a importância de conhecer nosso ponto de referência geográfico para,
por extensão, conhecermos nosso rumo interno na vida.

Ba-guá para o Hemisfério Norte
bagua_h_norte_com_planta_baixa

Assim, o pleno verão associa-se ao trigrama do Fogo, que para nós corresponde ao Norte e ao Sucesso;

o fim do verão, à colheita dos frutos maduros, ao Noroeste, ao trigrama da Terra e, portanto, aos relacionamentos;

o outono, Oeste, contemplação, trigrama do Lago, e à Cratividade e Filhos menores;

o Sudoeste ao fim do outono, o armazenamento de energias preparando-se para enfrentar o inverno, e corresponde ao trigrama do Céu, de onde nos vêm as forças necessárias – é o guá (lado) dos Amigos e Viagens;

O Sul , inverno, que corresponde ao trigrama da Água e ao Trabalho, Carreira;

O Sudeste,corresponde ao fim do inverno e ao trigrama da Montanha, direção de onde nos vêm a energia que corresponde ao Autoconhecimento e Espiritualidade;

e o início de tudo, a força do Sol que irrompe a Leste, e que corresponde à Primavera, trazendo o trigrama do Trovão, a força criativa e incitadora, a transformação pela energia da centelha luminosa: a partir dessa energia é que surgem as benéficas energias do Nordeste, que trazem prosperidade e estão embutidas no trigrama do Vento, o suave penetrar que traz a abundância, e que corresponde ao e afim da primavera.

Portanto, o Baguá nos traz a compreensão da energia característica que cada direção nos proporciona. Assim agimos junto com elas, co-criando melhores situações de vida, suavizando o excesso e fortalecendo o que é tênue demais.

Isso se faz através do ambiente, com as técnicas de Feng Shui Lógico e através da conscientização que essas informações nos trazem, enriquecendo nossa forma de ver o mundo.
Além disso, conhecer mais a natureza e relacionar-se com ela de forma consciente nos traz serenidade e motivação.
Experimente fluir junto com as energias características com nosso hemisfério e usufrua da verdadeira conexão que isso proporciona aplicando o Ba-guá segundo o Método Solar das Quatro Estações utilizado pelo Feng Shui Lógico.

O BAGUÁ ADAPTADO PARA O HEMISFÉRIO SUL

bagua_ Feng Shui _h_sul_com_planta_baixa

Quando nos harmonizamos com a realidade natural que nos cerca, através da sintonia com a vida solar, nos conectamos com o próprio Universo, e entramos no caminho de nossa plenitude pessoal e colaboramos assim para que a harmonia se estabeleça em nosso planeta.
Stela Vecchi

INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:

Inscreva-se Canal Youtube/Feng Shui Lógico

Vídeo: Os Cinco Elementos para você decorar os ambientes, com Stela Vecchi

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Bolas de cristal facetado com o cordão vermelho; ba-guás (exclusivo) para o Hemisfério Sul; livros e apostilas de Feng Shui Lógico e mais:

Loja Feng Shui Lógico
Confira o Programa do Curso Básico em nosso Website:

Programa Curso Básico de Feng Shui Lógico

Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Sobre a Autora

Stela Vecchi

Stela Vecchi estuda sobre Amor e Felicidade há mais de 40 anos. Fundadora da Escola Feng Shui Lógico, também chamado de Feng Shui Solar. É um método prático e consagrado que simplifica o Feng Shui sem alterar sua essência milenar. Feng Shui Lógico busca criar o equilíbrio nos ambientes para facilitar a conquista de seu equilíbrio pessoal. O resultado é uma residência mais aconchegante e que favorece a saúde, a harmonia, a prosperidade. E Amor: sem equilíbrio, o Amor não permanece.

Veja mais conteúdos

Também do seu Interesse

Comentários

Participe da conversa

7 Comentários

  1. last minute hiszpania

    Heyy – I should say, I sure am happy with your website. I had no trouble navigating via all of the tabs and the information was really easy to gain access to. I discovered what I wanted in no time at all. Pretty awesome. Thank s alot!

    Responder
  2. Marcelle Stoltz

    What a great blog. I spend days on the internet reading blogs, about tons of different subjects. I have to first of all give kudos to whoever created your website and second of all to you for writing what i can only describe as an amazing post. I honestly believe there is a skill to writing articles that only a few posses and frankly you have it. The combination of informative and quality content is definitely extremely rare with the large amount of blogs on the internet.

    Responder
  3. Silvia Koda

    Moro no Japão , gostaria de uma orientação de qual Ba-gua coloco em minha casa se e o hemisfério norte ou hemisfério Sul . Minha casa a frente e voltada para o norte, gostaria de ter mais harmonia em minha casa ,saúde e mais conquistas materiais ; pois moro numa casa que não e minha , gostaria de ter o meu próprio lar harmonizado . Obrigado pela atenção.

    Silvia Koda.

    Responder
    • Stela Vecchi

      Silvia,

      Como o Japão está localizado no Hemisfério Norte.O Norte no Hemisfério Norte corresponde à áre do Trabalho.Veja as outras áreas:

      Hemisfério NORTE:

      Leste = Primavera = Elemento Madeira = Trigrama Chên = Trovão = Família/Saúde

      Sudeste = Final da Primavera = Elemento Madeira = Trigrama Sun = Vento = Prosperidade

      Sul = Pleno Verão = Fogo = Trigrama Li = Fogo = Sucesso

      Sudoeste = Final do Verão = Elemento Terra = Trigrama K’un = Terra = Relacionamentos

      Oeste = Outono = Elemento Metal = Trigrama Tui = Lago = Criatividade e Filhos Menores

      Noroeste = Final do Outono = Elemento Metal = Trigrama Chien = Céu = Amigos e Viagens e Proteção Espiritual

      Norte = Inverno = Elemento Água = Trigrama K’an = Água = Trabalho/ Carreira e Missão de Vida

      Nordeste = Final do Inverno = Trigrama Ken = Montanha = Autoconhecimento / Espiritualidade e Balanço de vida

      Nesta matéria, mais explicações:

      http://blog.fengshuilogico.com/2009/05/14/ba-gua-no-hemisferio-norte-e-no-hemisferio-sul-e-a-linha-do-equador/

      Harmonia e Prosperidade!

      Responder
  4. Bete Branco

    Olá Stela!
    Moro em Niterói e sempre considerei o baguá com o canto da prosperidade, por exemplo, a Noroeste. Mas pelo que entendi agora, por ser hemisfério sul eu devo invertê-lo e considerar esse canto a Nordeste? E se lá eu tiver uma caixa de esgoto, como curá-la ou neutralizá-la?
    Obrigada desde já.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *