Tipos de Baguá – o instrumento do Feng Shui que une a Terra ao Céu

por | maio 16, 2009 | Baguá, o que é? Tipos de baguá, Origens do Feng Shui | 29 Comentários

Existe um misterioso elo que liga sua vida ao Universo. Intuir, pressentir, ter consciência disso é fundamental para você compreender o Feng Shui. Aumentar a vitalidade humana é o objetivo.

O Baguá representa as forças naturais que nos influenciam. No I Ching, o livro das mutações, existem 2 modelos: o de Fu-Hsi, conhecido como Ba-guá da Sequência do Céu Anterior, e o do imperador Wen, chamado de Ba-guá da Sequência do Céu Posterior – este último é atualmente usado como principal baguá para análises de Feng Shui.

Blog


Equinocio

 

Fu Hsi, um dos sábios mais antigos chineses, reconheceu que os oito elementos básicos do Universo podiam ser explicados como uma combinação de três linhas yin, interrompidas, ou três linhas yang contínuas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é TrigramasCompleto.jpg

Esses trigramas fundamentais receberam o nome do elemento que representavam:
Céu, Terra, Trovão, Água, Montanha, Vento, Fogo e Lago.
Por volta de 1123 a.C., o Rei Wen, do Estado de Zhou, criou os hexagramas, que são dois trigramas um sobre o outro, formando figuras de 6 linhas.
Existem 64 possíveis combinações dos oito trigramas, que podem produzir um hexagrama estável ou dois, que retrata uma situação em movimento.

As palavras encontradas no I Ching são mais antigas que o próprio livro e provêm de uma linguagem xamânica da China antiga.
O I Ching foi escrito para manter as pessoas em contato com a afluência da energia vital universal e com as informações encerradas no inconsciente.
O objetivo do oráculo é recordar-nos de que fazemos parte de um quadro maior. Nossas preocupações não podem ser separadas do fluxo de vida que nos cerca.
Todos esses ensinamentos foram compilados por volta de 200 a.C. e o converteram no I Ching, o livro das mutações, um texto clássico oriental. Essa compilação clássica corresponde exatamente ao texto que conhecemos hoje.

O Pa-Kuá, ou Baguá, é o “mapa” da harmonização. Sua figura geométrica de 8 lados (guás), o octógono, é o símbolo da perfeição e do equilíbrio, já que o octógono é a figura de transição entre o círculo (Céu) e o quadrado (Terra). Como vimos, representa os 8 ventos primordiais e suas características para favorecer a Vida.
 O número 8 também simboliza um novo começo, e é por esse motivo que as pias batismais têm em geral essa forma, indicando que uma nova vida se inicia para quem é batizado pela água (purificado através dela).

Feng Shui Lógico, uma nova perspectiva de Feng Shui que utiliza o Baguá Lógico adaptado para o Hemisfério Sul no Hemisfério Sul

1. Baguá da Sequência do Céu Anterior

Ba-guá Céu Anterior

Aproximadamente 4 000 a.C – Surgimento da concepção da individualidade humana e das influências que recebe no momento em que nasce, em que vem à Luz, e com a natureza que a cerca. Surge o Ba-guá do Céu Anterior, atribuído ao sábio chinês Fu-Hsi.
Este Ba-guá não deve sofrer alteração, já que tem como referência o Pólo Norte Celeste e não está correlacionado com as estações do ano.

IMPORTANTE:
O Baguá da Sequência do Céu Anterior pode ser usado na porta de entrada nos Hemisférios Norte e Sul, porque os trigramas estão colocados em pares de opostos. Simboliza a harmonia e o equilíbrio.
Porém, na planta-baixa só usamos o Baguá da Sequência do Céu Posterior de acordo com a localização do imóvel no H. Norte ou Sul.

2. Baguá da Sequência do Céu Posterior – utilizado pela Escola da Bússola, pela Escola do Chapéu Negro e pelo Feng Shui Lógico, adaptado para o nosso hemisfério conforme explicação no fim deste texto.
Ba-guá Céu Posterior_1

1 123 a.C – Rei Wen associa a colocação do Ba-guá com as direções cardeais. Com isso, os trigramas do Céu Anterior saem de sua posição de pares de opostos e são relacionados com as direções cardeais e as estações do ano para o Hemisfério Norte. Este Ba-guá fica conhecido como Ba-guá do Céu Posterior, e é o mais utilizado hoje para as análises das construções.

Escola da Bússola – Hemisfério Norte

pakua
Fonte:Internet

Escola da Bússola – Hemisfério Sul
ba-guá_bússola
Fonte: Internet

Baguá utilizado pela Escola do Chapéu Negro – Esta Escola não utiliza as direções cardeais
Ba-guá Chapéu Negro

1960 –Mestre Thomas Lin Yun – Escola do Chapéu Negro – faz uma leitura diferente dessa sabedoria: mostra a dimensão dos pensamentos atuando fortemente sobre a arrumação que damos às nossas casas e em nosso ambiente de trabalho, retira a associação com os pontos cardeais e aplica o Ba-guá de forma rígida, com a área do Trabalho sempre associada com a porta de entrada do imóvel, independente da direção real que o imóvel ocupa em relação à Natureza: Norte, Sul, Leste, Oeste, etc

2000 – Roger Green adapta o Ba-guá do Céu Posterior para o Hemisfério Sul, tendo como referência a antiga Escola da Bússola.

2004 – Publicação do livro Feng Shui Lógico, que demonstra a necessidade de adaptarmos o Ba-guá da Seqüência do Céu Posterior para o Hemisfério Sul, e criando um novo método: o Método Solar das Quatro Estações, inédito nos dois Hemisférios. O Feng Shui Lógico tem como missão divulgar as técnicas de Feng Shui atualizadas no tempo e no espaço sem alterar sua essência milenar: facilitar a entrada da paz, prosperidade e harmonia em nosso planeta, na compreensão das leis do equilíbrio e do Amor.

 

Ba-guá utilizado pelo Feng Shui Lógico no Hemisfério Sul

Ba-guá Feng Shui Lógico - Hemisfério Sul

 

 

 

 

 

 

Ba-guá utilizado pelo Feng Shui Lógico no Hemisfério Norte

Baguá Hemisfério Norte
Feng Shui Lógico

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, pág. 141, Ed. Ícone, 2ª ed., SP

Feng Shui Lógico é um valioso instrumento na conquista de seus sonhos.
Tudo é possível.
Nascemos para sermos felizes, para vivermos em harmonia com a Natureza e com nossa própria natureza. E essa é a maior função do Feng Shui, ser um instrumento que facilita essa conquista.
Nossas casas refletem nossas vidas e são poderosos instrumentos para alcançarmos novos níveis de saúde e bem-estar.

Cada uma das oito direções do Baguá possui forças que fortalecem e impulsionam nosso ser, em harmonia com o Deus de nosso coração, ao nosso desenvolvimento pleno e sadio.

Feng Shui Lógico possui um método inédito para a colocação do Ba-guá sem alterar sua essência milenar: o Método Solar das Quatro Estações.

Tem como objetivo principal aumentar a vitalidade humana através das técnicas milenares do Feng Shui e da conexão com as forças naturais que comandam o nosso planeta.
Nossa Perspectiva se baseia na correlação dos trigramas com as estações do ano, na teoria dos cinco elementos e na teoria dos cinco animais, bases principais do Feng Shui. Não correlaciona esses princípios com a astrologia chinesa, apesar de utilizar astrologia chinesa e ocidental para conhecimento das naturezas e facilitar no processo da harmonização.
Atualiza esses estudos com os conhecimentos dos dias de hoje, não desprezando nenhuma informação que possa trazer cada vez mais harmonia, saúde e bem-estar: isto é, aumentar a vitalidade humana em sintonia com a Vida Cósmica que nos envolve.

A perspectiva Feng Shui Lógico busca ser fiel à constatação de que tudo está em constante mutação, portanto é aberta às alterações sempre que se fizerem necessárias e sempre que novas descobertas forem feitas, aperfeiçoando cada vez mais seus conceitos.
Desde o início de nossa civilização, muito conhecimento foi conquistado, sendo possível hoje delinear cientificamente dentro da diversidade humana as bases que proporcionam a felicidade. Fica uma lição de humildade depois de tanto avanço científico: é preciso conviver com o Mistério da Vida. Sabemos muito, mas não sabemos tudo. Esse é o princípio da Sabedoria.
Feng Shui deve cumprir sua missão de integrar nossa vida humana na vida cósmica que nos rodeia. As técnicas de Feng Shui Lógico, acrescentadas com a compreensão de Universo que a Teoria da Relatividade de Einstein nos trouxe, com a linguagem simbólica que as acompanham e que C.G. Jung penetrou tão profundamente pode nos auxiliar muito na obtenção da harmonia dentro e fora de nós.

Blog

Equinocio

Baguá Feng Shui Lógico para o Hemisfério Norte e Hemisfério Sul

O Feng Shui Lógico Utiliza o centro da residência (não a porta de entrada) como referência para a colocação do Ba-guá.
Usa o ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul no Hemisfério Sul e o Ba-guá do Hemisfério Norte no Hemisfério Norte.

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:

Inscreva-se Canal Youtube/Feng Shui Lógico

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE: livros e apostilas de Feng Shui Lógico e mais:

Loja Feng Shui Lógico
Confira o Programa do Curso Básico em nosso Website:
Programa Curso Básico de Feng Shui Lógico
Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Sobre a Autora

Stela Vecchi

Stela Vecchi estuda sobre Amor e Felicidade há mais de 40 anos. Fundadora da Escola Feng Shui Lógico, também chamado de Feng Shui Solar. É um método prático e consagrado que simplifica o Feng Shui sem alterar sua essência milenar. Feng Shui Lógico busca criar o equilíbrio nos ambientes para facilitar a conquista de seu equilíbrio pessoal. O resultado é uma residência mais aconchegante e que favorece a saúde, a harmonia, a prosperidade. E Amor: sem equilíbrio, o Amor não permanece.

Veja mais conteúdos

Também do seu Interesse

Comentários

Participe da conversa

29 Comentários

  1. simone

    Gostaria de saber sobre cursos de Feng Shui em São Paulo.

    Simone,

    Os nossos cursos são ministrados todos em São Paulo capital.

    Todas as informações você pode visualizar através do link a seguir: http://www.fengshuilogico.com/newsletters/feng_shui_curso_basico.html

    Permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

    Responder
  2. Mônica

    Boa tarde Stela, gostaria de saber como aplicar corretamente o ba-guá. Há unanimidade quando a relação da porta de entrada com o guá do trabalho, mas devo centralizar o guá exatamente na porta ou devo alinhá-lo com a parede onde está localizada a porta ? É que minha porta de entrada está a direita na parede, e não centralizada e este pequeno deslocamento muda um pouco os outros guás. Por exemplo, o guá do trabalho colocado na direção da parede onde fica a porta, os meus 2 banheiros ficam no guá dos amigos e a sala de jantar no do trabalho. Se eu centralizar o guá do trabalho na porta, exatamente, um dos banheiros fica um pouco no guá da criatividade e amigos, o outro fica todo no dos amigos, que também acaba pegando um pouco da sala de jantar.
    Obrigada pela atenção e muito sucesso para você.
    Mônica

    Mônica,

    O Feng Shui Lógico faz a aplicação do Ba-guá não a partir da porta da entrada mas do centro da residência, local onde a energia de estabilidade é gerada: portanto não é unânime o conceito da porta de entrada como referência para a colocação do Ba-guá. Funciona assim: a partir do centro, você alinha a parte verde do ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul com o(s) ambiente(s) que recebem os primeiros raios solares, por volta das 6h00 da manhã. Esse é o lado do trigrama Trovão, que corresponde à área da Família e Saúde de sua casa.
    Esse é o nosso Método, que harmoniza sua vida com os movimentos do Sol, o maestro da orquestra da Vida para o nosso planeta.

    Leia mais neste blog:
    http://blog.fengshuilogico.com/2008/07/21/aprendendo-a-colocar-o-ba-gua-na-tecnica-feng-shui-logico/#more-58

    http://blog.fengshuilogico.com/2008/11/24/o-ba-gua-as-estacoes-do-ano-e-as-horas-do-dia/#more-179

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Comunicação – Feng Shui Lógico

    Responder
  3. Síl

    Boa tarde Stela, eu não tenho casa própria, ainda vivo com os meus pais e irmãos. A minha dúvida reside no facto de que será possível aplicar os princípios de Ba-guà em apenas um local de casa?

    Sim, podemos aplicar em apenas um local nesse caso.

    Responder
  4. Sílvia Costa

    Boa tarde Stela,

    Adoro o seu site e as suas dicas porque são muito claras.
    Estou a construir uma casa no norte de Portugal e gostaria de colocar o baguá na planta da casa.Devo aplicar o baguá do hemifério norte e como? Tenho em conta a direcção da porta principal ser para sul?

    Gostaria que me desse a sua ajuda.
    Fico a aguardar.

    Obrigada

    Silvia, agradecemos suas palavras.

    Nestes links, você tem as respostas que solicita:

    http://blog.fengshuilogico.com/2009/05/14/aplicacao-do-ba-gua-nos-dois-hemisferios-segundo-feng-shui-logico/

    http://blog.fengshuilogico.com/2009/08/27/para-aplicar-o-ba-gua-o-feng-shui-logico-utiliza-o-centro-da-residencia-nao-a-porta-de-entrada/#more-334

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,

    Comunicação – Feng Shui Lógico

    Responder
  5. Pedra Branca

    Olá Stela, tudo bem..? Será que vc pode me mandar um livro seu..? Quanto custa?
    Sou de Salvador-Ba

    Grata,
    Pedra Branca

    Pedra Branca,

    O livro está à venda em nossa loja e custa R$ 42,00 mais o frete.

    http://www.fengshuilogico.com/loja/

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Comunicação – Feng Shui Lógico

    Responder
  6. Nelson

    Bom dia primeira gostaria dar os parabens pois achei seu trabalho muito interessante e muito bem montado o site… gostei dos topicos das explicações…
    Agora tenho uma duvida… eu adquiri um ba-gua identico o da sequencia do ceu posterior que aparece logo apos a do ceu anterior… onde prosteridade esta em SE e sucesso ao SU, relacionamento em SO…. eu posso usar ele em minha casa levando em conta que moro em SP? alias acho q é o mesmo da ultima figura ne?
    Grato pela atenção

    Responder
    • Stela Vecchi

      Nelson,

      As direções das estações do ano são inversas nos dois hemisférios. Aqui no Hemisfério Sul, a Prosperidade está em correspondência com o NE, o Sucesso com o Norte, Relacionamentos com o NO…
      É lógico! O correto é usar o ba-guá da Sequência do Céu Posterior em S.P. adaptado para o nosso Hemisfério.

      Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
      Feng Shui Lógico

      Responder
  7. Erica

    Olá, estou começando a conhecer a filosofia do Feng Shui e gostaria de saber se é possível aplicá-la em apenas dois cômodos, estou morando atualmente com meus pais. eles me construíram uma suíte, onde moro com meu marido e meu filho. Estamos passando por uma fase muito difícil principalmente nos aspectos financeiro e de relacionamento. O que pode ser feito para nos ajudar a melhorar o equilíbrio?
    Obrigada.

    Responder
  8. Maria Santos

    Olá Stela

    Esqueci-me de lhe dizer no post anterior que eu moro no hemisfério norte.
    Obrigada
    Maria Santos

    Responder
  9. luzinete

    boa tarde gostaria muito que vc me tirasse uma grande duvida moro em mato grosso mas não consigo utilizar o bagua corretamente tenho muitas duvidas como coloca-los minha casa fica com afrente para o norte mas a porta de entrada fica ao lado me ajude!!!!!

    Responder
  10. Raphael

    Stella,

    Eu tenho dois baguás de dois lados. Em um lado eles tem os 8 trigramas e o Ying Yang no centro, e do outro lado eles tem o espelho. São do tipo de pendurar.

    Como se usam esses em que os trigramas e o espelho ficam em lados opostos?

    Abraço!

    Responder
    • Stela Vecchi

      Raphael,

      Por ter espelho, está indicado apenas para área externa, pendurado como um sino de vento.

      Harmonia e Prosperidade!

      Responder
      • Raphael

        Stella,

        Obrigado pela resposta.

        Mas no caso, o espelho fica virado para fora, seria isso? E os trigramas voltados pra dentro de casa?

        Abraço!

        Responder
      • David

        Olá Stela,
        Eu estou “devorando” tudo sobre Feng Shui, através do seu blog, vídeos e site. Assim como Dayana, eu moro no Hemisfério Norte e, na ânsia de aplicar o Feng Shui, eu acabei adquirindo o Baguá da Sequência do Céu Anterior (o mesmo do link).

        Um dia antes de pendurá-lo acima da porta de entrada do meu apartamento (pois do lado do meu apartamento, existe uma imensa área verde que é um antigo cemitério desde a década de 1920), eu notei que a sequência interna não era a do Baguá do Hemisfério Norte que eu baixei a partir do seu site.

        Procurando saber mais o que era aquele baguá que eu adquiri, me deparei com o seu comentário. Assim, voltei às lojas online para comprar o Baguá da Sequência do Céu Posterior para o Hemisfério Norte.

        Porém, para a minha surpresa, esse tipo de baguá “não existe” aqui. Isto é, aqui usa-se o Baguá da Sequência do Céu Anterior nas portas.

        Inconformado com o que vi nas lojas virtuais, voltei aos sites de buscas, e me deparei com um site que explicou os dois tipos de baguás, e suas sequências, e uma frase me chamou atenção, pois ela também está replicada no artigo acima, é a seguinte:

        “Este Baguá fica conhecido como Baguá do Céu Posterior, e é o mais utilizado hoje para as análises das construções.”

        A partir daí eu comecei a pensar em duas possibilidades:

        a) Utilizar os dois Baguás: o da Sequência do Céu Anterior (convexo) na porta, e o Sequência do Céu Posterior na Casa (planta baixa).
        – Sobre isso Dúvida: aplicar dois Baguás de diferentes orientações e interpretações não geraria um caos energético?

        b) Aplicar o Baguá da Sequência do Céu Anterior no Hemisfério Norte. Isso porque eu fiquei surpreso com a ausência do Baguá da Sequência do Céu Posterior nas lojas virtuais. Você mesma poderá fazer e constatará essa ausência.

        Ficarei grato se poder me ajudar.

        Responder
        • Stela Vecchi

          Muito boa sua colocação, David.
          Porém, de difícil solução diante da falta no mercado desse item.

          O Ba-guá da Sequência do Céu Anterior reflete a harmonia perfeita, os opostos em perfeito equilíbrio.
          Como se o Planeta Terra não tivesse um eixo inclinado, mas um eixo retificado de forma que os dois hemisférios recebessem a mesma quantidade de luz solar distribuída de forma equânime. Sem equinócios nem solstícios gerando estações inversas.
          O Ba-guá da Sequência do Céu Posterior reflete exatamente o ciclo das estações do ano, inversas nos dois hemisférios.
          Portanto, o mais indicado é que se use o mesmo Ba-guá, sintonizando com os ciclos da Natureza como ocorrem de fato.

          A alternativa b também não satisfaz porque o Ba-guá da Sequência do Céu Anterior é uma realidade que ainda não desfrutamos.
          Portanto, a alternativa correta é que se produzam Ba-guás da Sequência do Céu Posterior para a realidade geográfica do hemisfério Norte.
          Estou tendo dificuldades para encontrar quem faça, mas continuarei tentando.

          Neste link, a explicação da associação feita pelo Rei Wen em 1223 a.C., encontrada no I Ching, o livro das mutações (Richard Wilhelm):

          https://blog.fengshuilogico.com/2008/05/07/o-ba-gua-para-o-hemisferio-sul/

          No Amor Cósmico,

          Stela

          Responder
          • David

            Muito obrigado pela resposta e agilidade da mesma.

            Continuarei a minha busca pelo Baguá da Sequência do Céu Posterior para o Hemisfério Norte.

            Imensa gratidão

          • David

            Olá Stela,
            Por favor, perdoe-me pelo incômodo de mais esse comentário.

            👨🏾‍💻 Seguindo as suas orientações, eu comecei a procurar pelo Baguá da Sequência do Céu Posterior o que, como havia dito anteriormente, é uma luta, pois é dificílimo de achar (para o Hemisfério Norte).

            Então, me deparei com alguns Baguás que parecem ter a Sequência do Céu Posterior, porém, eu notei que em algumas partes do Baguá os triagramas estão invertidos. Isto é, a posição é correta, porém, estão invertidos, por exemplo:

            Tendo em mente o Baguá da Sequência do Céu Posterior para o Hemisfério Norte, o “xùn”/”Sun” deverá ter o trigrama que, de dentro para fora, consiste em uma “linha” dividida em dois, e outras duas linhas completas. Entretanto, o Baguá disponível nas lojas virtuais, apresenta a seguinte ordem, de dentro para fora: duas linhas completas e, então, uma linha dividida em dois.

            O mesmo ocorre com Chen, Ken e Tui. Veja:

            Na loja da Amazon – https://prnt.sc/i89i90

            Esse é o Baguá correto? Não sei onde encontrar 😭 Se você souber alguém que possa fabricar os baguás, por favor, me indique que eu manderei fazer.

            Obrigado mais uma vez 🙏🏽

          • Stela Vecchi

            Olá David,
            Agradeço sua pergunta.

            No link que você enviou o Baguá da esquerda é o da Escola da Bússola, que usa uma outra referência para harmonização das construções e ambientes.
            E o da direita é o Baguá da Sequência do Céu Anterior, que coloca os trigramas em pares de opostos, já explicado anteriormente.

            Eu adicionei o Baguá da Sequência do Céu Posterior para o Hemisfério Norte segundo descrito no I Ching – o livro das Mutações, Richard Wilhelm. Ed. Pensamento. , utilizado pelo Feng Shui Lógico no Hemisfério Norte. Assim você identifica os trigramas com facilidade segundo o ciclo das estações do ano. Veja neste link:
            https://blog.fengshuilogico.com/2009/05/16/tipos-de-ba-gua-o-instrumento-do-feng-shui-que-une-a-terra-ao-ceu/

            Em tempo, o Baguá para o Hemisfério Norte está no final do texto do link enviado.
            Namastê

          • David

            Desculpe, o link do último comentário está incorreto. O certo é: https://prnt.sc/i89e9c

  11. Anna Carolina

    Olá Stela,
    estou adorando o seu blog!
    Tenho dúvidas com relação a aplicação do baguá que devo utilizar.
    Fiz todo o projeto com o baguá no qual o Norte representa o sucesso, à direita tem a área de relacionamento e à esquerda, a área da prosperidade.
    Depois disso vi que existem 2 tipos e um deles é completamente invertido.
    Qual deles utilizar no hemisfério sul?
    Obrigada!

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Plantas e Feng Shui - [...] cantos relacionados com a vida pessoal, profissional, saúde, e afetiva, você poderá utilizar o Ba Guá, mas mesmo que…
  2. Decoração Feng Shui | Crescendo e Vivendo - […] cantos relacionados com a vida pessoal, profissional, saúde, e afetiva, você poderá utilizar o Ba Guá (imagem acima), mas…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *