Feng Shui no quarto de dormir de crianças

por | abr 24, 2009 | Feng Shui quarto de dormir, Quartos e Banheiros | 9 Comentários

30mm1

Quais os cuidados que merecem os quartos dos bebês e das crianças, que são os espaços onde elas brincam, estudam e relaxam após as atividades de um dia inteiro?

No Feng Shui Lógico, evitamos trocar as funções de um ambiente, para que a energia que trabalhamos não seja prejudicada. Assim, a maior função de um quarto é proporcionar um bom sono.
Sabemos que nem sempre podemos dispor de um local específico para a criança brincar, mas alguns itens são importantes:

– Os melhores locais para os quartos de criança são os que recebem a luz solar direta e dosada.
Quartos frios e/ou úmidos podem desencadear alergias em crianças.
– Permita um canto de brinquedo na sala de estar, por exemplo. Se possível, perto de uma janela, um local arejado, sem que haja vento. As fases da vida mudam, e enquanto houver crianças e adolescentes, é preciso permitir que eles ocupem os outros locais da casa para que não se sintam tolhidos demais. Educar é um ato de amor e de respeito ao espaço que a criança necessita para seu pleno desenvolvimento sem deixar de respeitar o nosso espaço próprio. Discernimento e flexibilidade são fundamentais.
– De frente para a porta da entrada do quarto coloque um objeto de proteção: a figura de um anjo, por exemplo.

Quartzos Rosa auxiliam na harmonização do quarto

– Um quarto pede cortinas de tecido suave. Cortinas são preferíveis a persianas em quartos.
– Tapete ao lado da cama também. Dê preferência a anti-alérgico.
– Uma atmosfera de leveza e acolhimento nesse espaço ajuda a proporcionar um sono mais tranqüilo e repousante, portanto, tudo deve ser muito agradável de se ver e sentir.
– Cuidado com fios elétricos atrás da cabeceira ou muito perto dela, porque são prejudiciais.
– No caso de bebês, não permitir lixeiras dentro do quarto.
– Cuide da manutenção, não permita maçanetas soltas, portas que rangem, janelas que não abrem, sinais de umidade, cortinas soltas, armários entulhados, etc.
– Os quadros devem ter motivos alegres. Evite quadros que dêem idéia de solidão, como uma criança sozinha, por exemplo.
– A cama deve possuir cabeceira, de preferência de madeira. Acima dela, coloque um quadro que simbolize amor para você. Pode ser uma imagem da natureza que evoque o sentimento do amor, por exemplo.

A idade e sexo da criança deve ser levada em consideração?
Claro! Cada idade tem suas necessidades. Mais importante do que o sexo, é a natureza da criança: cada criança tem seu temperamento, que também deve ser levado em consideração. A decoração e os móveis do quarto devem acompanhar a fase de vida da criança ou adolescente. Importante: verifique se a altura do espelho onde o adolescente se vê não “corta sua cabeça”. Se for o caso, suba a altura do espelho.
De qualquer forma, sono tranqüilo é resultado de hábitos saudáveis antes de dormir e de um quarto que propicie o ambiente adequado.

Como alcançar equilíbrio e ordem nesse ambiente?
Feng Shui é um método, também chamado de a arte da organização do espaço. Para surtir efeitos mais satisfatórios, o Feng Shui deve ser aplicado na casa toda, através do ba-guá sobre a planta baixa que nos revela os pontos que precisam de cura e como ativar todas as áreas de nossa vida. Nós utilizamos o ba-guá adaptado para o hemisfério sul e a técnica chamada Feng Shui Lógico, que criou o Método Solar das Quatro Estações para facilitar o aprendizado do Feng Shui sem perder a sua essência milenar. O próprio Feng Shui nos torna mais sensíveis e aptos a criar essa ordem e equilíbrio em todos os ambientes da casa., inclusive no quarto das crianças, que pertence também a uma área do ba-guá, revelada quando o aplicamos corretamente a partir do centro da residência.

A bagunça normalmente deixada por eles atrapalha, de fato, a circulação ideal de energia?
Bagunça de fato prejudica. Agora, algumas coisas deixadas fora de lugar é normal em qualquer casa, devido à dinâmica do dia a dia. O ponto é perceber quando isso virou bagunça. Ai é hora de restabelecer o mínimo de ordem necessária para que não prejudique a vibração benéfica que deve existir em cada ambiente de nossa residência, e que interfere em toda a residência.

O quarto das crianças pode ter muitos objetos, ou o excesso, mesmo em ordem, é prejudicial?
O excesso, a palavra já diz, é sempre prejudicial. Menos é mais quando se trata de harmonia nos ambientes.

E quanto às cores? Qual a recomendação?
As cores que favorecem são o branco e as cores pastéis, porém evite o azul e o lilás, a não ser que sejam crianças hiperativas.
Se o quarto recebe muita luz solar durante o dia, prefira cores suaves nas paredes, como um amarelo suave ou um verde-menta. Se receber pouca luz solar, use cores mais quentes, para deixá-lo mais aconchegante: um cenoura claro, por exemplo.

Evite também o branco total: ao menos uma parede deve ter cor mais alegre que o branco. A não ser que o colorido do quarto equilibre de forma agradável com o branco.
Acolchoados e cobertores alegres e de acordo com a temperatura da noite são importantes.
Alíás, os pijamas também influem: o importante é criar um ritual agradável e que acostume a criança a dormir as horas de sono necessárias para seu desenvolvimento saudável.

Qual deve ser a posição de camas, berços, prateleiras, armários?
A cama deve estar de frente para a porta, porém não na mesma direção. Se for possível, colocá-la de frente para o Leste. E os móveis devem ser colocados de forma para que sobre o maior espaço livre possível de circulação no quarto.
Evite os móveis que têm pontas, preferindo os chanfrados ou arredondados nas pontas.
Evite também prateleiras acima da cabeça e beliche. Se houver necessidade, opte por bicama.
Beliche limita a visão, podendo dar sensação de opressão. Prateleiras sobre a cabeça também.
O importante é que a cama não esteja na “passagem”, isto é, entre a porta e a janela, por exemplo. Porta e janela na mesma direção: sino de vento de som suave na janela e manter a janela com abertura dosada, para que não forme corrente de vento. Quando possível escolha o local mais tranqüilo do quarto para colocar a cama.
No lado Oeste do quarto coloque algo que tenha a cor branca: pode ser um quadro em tons pastéis com a moldura branca.
Escreva as frases: Manifesto minha criatividade vivendo com prazer e sabedoria.
Desenvolvo laços de amor e respeito com meus filhos e coloque atrás do quadro.

TV e computadores podem entrar?
Não é o ideal. A energia desses aparelhos pode prejudicar o sono das crianças. Se não houver outro jeito, pelo menos manter distância razoável da cabeceira (no mínimo 1,50m).

E quanto à iluminação?
Luz forte e clara no centro do quarto e luz suave de um abajur de canto é o mais indicado. Para o abajur a lâmpada pode ser azul. Uma luz suave durante a noite para o quarto do bebê é aconselhável também.

Há problemas em guardar o material da escola no quarto?
O material escolar não deve ficar à vista, e manter a distância mínima de 1,50m da cabeceira da cama.

Há problemas em deixar a cama perto da janela ou porta?
Não é o ideal também. Se houver necessidade de ficar perto da janela, verificar se durante a noite não entra o ar frio da madrugada, prejudicando a saúde da criança.

Que benefícios diretos à criança pode produzir um quarto em harmonia?
O quarto em harmonia estimula o desenvolvimento de sentimentos de segurança, afastando o medo tão comum nas crianças. Favorece também a calma, proporcionando situações favoráveis para o aprendizado. Porém, como já dissemos, os objetivos são atingidos com a aplicação do Feng Shui Lógico na casa como um todo, ativando todas as áreas de nossa vida e atraindo as situações para que atinjamos nossa plenitude humana.
Para o Feng Shui, o lado da casa que corresponde à criação dos filhos menores e à criatividade é o lado onde o Sol se põe, o oeste. No dia, corresponde ao horário das 18h00 até às 21h00. Associado à calma é à placidez do lago, nos diz que é com suavidade na ação e firmeza na decisão que educamos nossos filhos.

Nossa casa é muito importante em nossa vida, pois é nosso refúgio, o local onde recarregamos nossas energias. E é também um reflexo de nossa vida interior, porque através dela conseguimos compreender mais quem somos e quais nossas necessidades.

Para maiores efeitos do Feng Shui Lógico, você pode aplicar o Ba-guá conforme matéria neste blog:

Confira a aplicação do ba-guá:Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar das Quatro Estações segundo o Feng Shui Lógico

conhecendo assim mais informações sobre a área que o quarto da criança ativa do Ba-guá na vida de sua família.

Stela Vecchi

INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:

Inscreva-se Canal Youtube/Feng Shui Lógico

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Bolas de cristal facetado com o cordão vermelho; ba-guás (exclusivo) para o Hemisfério Sul; livros e apostilas de Feng Shui Lógico e mais:

Loja Feng Shui Lógico
Confira o Programa do Curso Básico em nosso Website:
Programa Curso Básico de Feng Shui Lógico
Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Sobre a Autora

Stela Vecchi

Stela Vecchi estuda sobre Amor e Felicidade há mais de 40 anos. Fundadora da Escola Feng Shui Lógico, também chamado de Feng Shui Solar. É um método prático e consagrado que simplifica o Feng Shui sem alterar sua essência milenar. Feng Shui Lógico busca criar o equilíbrio nos ambientes para facilitar a conquista de seu equilíbrio pessoal. O resultado é uma residência mais aconchegante e que favorece a saúde, a harmonia, a prosperidade. E Amor: sem equilíbrio, o Amor não permanece.

Veja mais conteúdos

Também do seu Interesse

Comentários

Participe da conversa

9 Comentários

  1. Deise Zart

    Querida Stela! Mais uma vez recorro a este site para tirar dúvidas e me aprofundar nesta sabedoria fascinante. Bem, estou grávida de 2 meses e estamos planejando o quartinho do bebê. Lendo as informaçoes do site, percebi que posso seguir todas as dicas pois o quarto é amplo e vou conseguir dispor todos os móveis de forma adequada. Além, disso, gostaria de saber o que mais posso colocar para ativar o guá do trabalho, já que o quarto fica neste. Pensei em pintar a parede leste de verde claro e o restante de branco. Se for menina fica prejudical se usar rosa claro? Posso colocar um aquário no quarto? Espero que possa me ajudar, um abraço carinhoso de uma futura mamãe!
    Deise Zart

    Deise,
    Parabéns! Nestes novos tempos já chegam crianças de um nível vibratório mais elevado, porém exigem dos pais maior sensibilidade para lidar com seus mundos mais sutis.
    Um tom pastel de verde na parede Leste é o mais indicado, independente do sexo. Já a parede Oeste branca é o ideal.
    Evite aquários no quarto. Prefira uma bela paisagem natural que tenha um suave regato para ativar o guá do trabalho com a frase atrás.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Stela

    Responder
  2. Eugenia

    stela,
    sou simpatizante do feng shui e gostaria de aprender sobre como aplicar o baguá em casa minha casa tem 9 comodos situados desta forma: entrando na varanda temos um sala e uma copa do lado direito há meu quarto com banheiro, um banheiro social ao lado do meu quarto depois vem a cozinha do lado esquerdo da casa fica um quarto que fiz de sala de audio e video no outro quarto ao lado é o que posssui uma cama para visitas e um computador e estante de livros depois vem o ultimo quarto que é o do fundo tambem destinado a visitas , nao tenho filhos gostaria de saber como energizar melhor minha casa quais tons de cores usar nas paredes , comprei esta casa no ano passado e estou arrumando aos poucos tenho vontade de mudar de lá mas no momento foi o que deu pra comprar , sinto a energia da casa pesada antigamente fiquei sabendo que onde se localiza meu quintal que é ao lado direito da casa era um centro de macumba talvez por isso seja tao carregada penso eu como posso usar o feng shui?
    muito obrigado e um, feliz 2010
    Eugenia santos
    Pirapora -MG

    Eugenia,
    Faça o desenho de sua casa o mais proporcional possível, em escala ( 1m = 1cm no papel). Se tiver a planta, melhor.

    Comece aplicando o ba-guá para identificar as áreas de sua residência:
    http://blog.fengshuilogico.com/2008/07/21/aprendendo-a-colocar-o-ba-gua-na-tecnica-feng-shui-logico/A leitura do livro Feng Shui Lógico é muito importante, e você encontrará também neste blog muitas informações. Quando puder participe de nossos cursos: você receberá informações muito importantes para toda sua vida, inclusive como neutralizar energias.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

    Responder
  3. vanessa

    Olá, não posso usar o Aquário no quarto do casal ?

    Vanessa,

    Depende de vários fatores essa resposta. O Feng Shui é um estudo também do equilíbrio entre os Cinco Elementos no ambiente.
    Em princípio, não é o local mais adequado para um aquário. Nem para televisão…

    Comunicação – Feng Shui Lógico

    Responder
  4. Claudia Sampaio

    Olá, Stella! Parabéns por seus textos.
    Você poderia, por gentileza, me orientar?
    O quarto do meu filho (3 anos – Javali/Peixes) tem a entrada voltada para a porta do banheiro (há um corredor entre os cômodos), e é minúsculo.
    Não podemos modificar a posição dos móveis, e também fechar as portas (ele aprendeu a ir ao banheiro sozinho e não gosta de que fechem a porta). Parece chatice gratuita, mas está sob pressão (nascimento recente da irmãzinha).
    Além disso, a cabeceira da cama fica abaixo da janela.
    O que posso fazer para ajudar a harmonizar este espaço.
    Pelo baguá, o quarto dele é o setor leste (Família).
    Está pintado de salmão clarinho, mas a cama tem a forma de um carro vermelho.
    Muito obrigada,
    Claudia Sampaio.

    Claudia,
    É importante cortina na janela e que durante a noite por essa janela não entre vento. A melhor cor para o quarto são tons de verde suave.Na porta do banheiro e na do quarto dele coloque bolas de cristal facetado.

    A cama não está favorecendo a idéia de descanso.
    Coloque a figura de um anjo que transmita proteção de frente para a porta do quarto.
    E muito importante: veja se o centro de sua residência é um local tranquilo e que tenha a presença do elemento terra.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Feng Shui Lógico

    Responder
  5. Edna Sousa Andrade

    Seu site foi de grande valia para mim, pois momentaneamente não tenho condições de contratar um especialista para trazer em minha casa. Minha casa tem 02 suites, e a cama da minha filha fica com a cabeceira junto com a parede do banheiro onde está o vaso sanitário e o chuveiro, não dá para mudar o que eu faço para amenizar ou neutralizar está energia? Por favor me ajude, o quarto é pequeno e tem duas portas a de entrada e a da suíte. Agradeço antecipadamente. Beijos e que Deus a abençõe ricamente. Seja Feliz !!!!! Edna

    Responder
    • Stela Vecchi

      Edna,

      Você pode colocar atrás da cabeceira uma folha de madeira em tons de mel, que funcionará como um isolante. Também a cabeceira deve ser de madeira e ainda um rolo de espuma entre a cabeceira e o travesseiro.
      Está indicada a colocação da bola de cristal facetado na porta da suíte que também deverá ficar fechada durante a noite. Verifique também que o quarto seja arejado porém sem correntes de vento.
      Se a cama estiver colocada na direção da porta de entrada do quarto ou sendo “atravessada” por ela também deve ser colocada a bola de cristal na porta de entrada do quarto.
      Não se esqueça de colocar um símbolo de proteção, como um anjo, de frente para a porta de entrada do quarto.

      Com nossos votos de Harmonia, Saúde e Prosperidade,
      Equipe Feng Shui Lógico

      Responder
  6. VERA LUCIA LOPES DE SOUZA

    SOU SIMPATIZANTE DO FENG SHUI. SEMPRE QUE POSSO, PESQUISO SOBRE TAL.
    GOSTEI MUITO DO SEU SITE: TUDO É DITO NUMA LINGUAGEM CLARA E ESCLARECEDORA.
    AGORA QUE SEREI AVÓ,ESTOU PREOCUPADA COM A POSIÇAÕ DO BERÇO, POIS O QUARTO É PEQUENO E OS PÉS DO BERÇO FICARÃO VOLTADOS PARA A PORTA. NÃO TEM COMO SER DIFERENTE. EXISTE UMA “CURA” OU ALGUM PROCEDIMENTO ? POR FAVOR, ME AJUDE. BJO E SUCESSO

    Vera,

    A cura para camas ou berços que ficam de frente para a porta, na mesma direção dela, é colocar uma bola de cristal facetado no centro do batente da porta.

    Recomendamos a leitura deste texto também:

    http://blog.fengshuilogico.com/2011/09/13/feng-shui-logico-para-principiantes/

    Saudações de Harmonia e Prosperidade!

    Responder
  7. Thais

    Olá, boa tarde!! Adorei ler essas dicas, mas fiquei um pouco frustrada pois não sei se tenho como seguir essas dicas. Sinto minha casa bastante desequilibrada energeticamente, tudo meio fora do lugar. Mas o principal agora é que estou grávida de 2 meses e, pelo menos, o quarto do bebê tem que ser bem pensado. Estou lendo a respeito mas não consigo entender bem essas coisas de ba-guá, planta e face norte ou leste. Você pode me dar uma luz? É um quarto pequeno, com porta de entrada na parede oposta a janela. O berço ficaria na parede da janela. Gostaria de colocar a planta mas não sei como!!

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Quarto do Bebe decorado com Feng Shui - [...] - Perguntas e Respostas sobre Feng Shui no quarto do Bebê [...]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *