Livro Feng Shui Lógico – comentário de um aluno no 1º ano de Curso Superior

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editoraFeng Shui… Quem nunca ouviu falar sobre isto?
Algumas pessoas o definem como uma filosofia de vida, terapia ambiental ou uma milenar cultura chinesa.
Definiremos como o estudo do ambiente e sua influência em nossas vidas.
Feng lê-se “Fung” – o “F” emitido sozinho assemelha-se ao vento, o ar em movimento.
Shui lê-se “Chuei” – Lembra o “chuá”, típico som da água.
Portanto Feng Shui (Fung Chuei) simboliza o Vento e a Água, o Ar e a Água, duas necessidades primordiais para a existência da vida.

Dentro deste estudo (Feng Shui) existe um símbolo denominado Baguá (lê-se Pa Kuá – significa “oito lados” em chinês). Seria uma espécie de bússola indicando os caminhos para a Harmonia.

Neste livro temos a explicação para a adaptação deste símbolo para os paises localizados no Hemisfério Sul.

A autora

Stela Vecchi descreve em seu livro todo conhecimento adquirido ao longo de 30 anos de estudo sobre a relação entre o homem e o universo e os benefícios possíveis de serem alcançados quando há harmonia entre ambos.
Através de sua curiosidade sobre o sentido da vida, Stela estudou a vida de alguns personagens de extrema importância para o alto nível de conhecimento ao qual nos encontramos hoje, como por exemplo: Jesus Cristo, Buda, Ghandi, Leonardo Da Vinci e Michelangelo.
Stela estudou decoração e logo aprendeu a arte do Feng Shui. Uma espécie de filosofia de vida que consiste em viver em harmonia com o ambiente (coisas e pessoas). Esta prática leva em consideração a disposição de móveis, objetos e pessoas em um ambiente.
O Baguá, objeto principal tratado no livro, é um instrumento que indica a posição de sua casa através dos pontos cardeais, mas com uma diferença, cada ponto cardeal recebe um nome e fornece uma vibração de energia que deve ser controlada ou estimulada, para haver um equilíbrio espiritual dentro da casa.

O Livro

Vecchi, Stela, Feng Shui Lógico – Interação Dinâmica entre Equilíbrio Pessoal e Ambiental. 1ª ed., Ícone Editora Ltda. São Paulo, 2004.

A Capa do Livro, muito bem elaborada, desperta o interesse em lê-lo. No início da leitura a autora descreve seu trajeto de vida, mostrando-nos os motivos que a levaram ao Feng Shui.

Parte I

Após a apresentação inicia-se o texto propriamente dito, porém, muitos assuntos começam a ser apresentados, o que dificulta a atenção, desviando o leitor à outros temas técnicos. Têm-se a impressão de ser um livro destinado aos que já conhecem o Feng Shui.
Utilizando recursos de outros livros (vide bibliografia), a autora baseia sua obra em uma espécie de resumo onde coloca seu ponto de vista e considerações, em forma de frases onde descreve seu sentimento perante o texto dos outros autores. Mesmo agindo desta forma, a autora explica todo o conteúdo desta filosofia, utilizando a história, a arquitetura ocidental e oriental, a posição geográfica e espacial das coisas além de finalizar referindo-se ao baguá, objeto de estudo.

Parte II

Utilizando o Feng Shui, estética e decoração, ela descreve como devemos harmonizar o ambiente onde vivemos. Cada local emana um tipo de energia, dependendo da “arrumação” ele pode gerar muita ou nenhuma energia. Nesta ocasião a autora nos explica como usar o baguá para saber de onde vem cada energia, por exemplo; Energia favorável a família e saúde ou trabalho e carreira.
Além da parte interna é explicada a influência do ambiente externo. A posição do imóvel e o que o circunda.
Caso nosso habitat esteja fora dos padrões, não é necessário derrubar tudo e reconstruir. Stela Vecchi explica como podemos “remodelar” o ambiente, tornando-o agradável e convidativo, além de uma fonte intensa de energia suficiente para vivermos em harmonia, conosco e com o mundo.
Espelhos, cristais, luz, sinos, pedras, etc. Ela define o significado e a utilização destes acessórios para equilibrar a quantidade de energia que entra ou sai de nosso ambiente de convívio. Além destes ela faz referência a escadas, portas, janelas, camas, entre outros.
Neste momento da leitura, o leitor estará totalmente embrenhado no contexto, completamente absorvido pela curiosidade e explanação de suas dúvidas iniciais. Talvez percebendo isto, a autora começa a explicar minuciosamente todos os detalhes do baguá. Os cinco elementos, os cinco animais, as cores, as plantas, os aromas e finaliza esta parte deixando o leitor em profunda reflexão e vontade em continuar a leitura.

Parte III

Aproveitando a sensação criada no leitor, Stela começa a explicar, em termos técnicos, a estrutura completa e a forma correta de utilizar o baguá.

Parte IV

Nesta seção é feita uma reflexão entre criatura e Criador. Necessidades físicas e espirituais de cada ser vivo. Como viver em equilíbrio e caminhar em direção a evolução da espécie.

Apêndice

É explicado o motivo de utilizarmos um baguá diferente do baguá chinês.

Avaliação Crítica

O livro é muito cativante. Leva-nos a pensar em muitas coisas, que talvez nunca havíamos pensado.
A autora compartilha todo seu conhecimento de forma simples e resumida além de expor seus pensamentos.
No começo da leitura surgem muitas dúvidas, para os que não conhecem o assunto, mas prosseguindo a leitura temos uma imagem completa sobre o Feng Shui e o Baguá.
Aprendemos como melhorar nosso estilo de vida, vivendo em harmonia com tudo e com todos.
Na contracapa do livro, encontramos um baguá preso a folha. O livro nos ensina a utilizá-lo, além de explicar o motivo ao qual devemos utilizar um baguá adaptado ao nosso hemisfério. Isto é esclarecido no final do livro e não no meio da leitura, como sempre vimos em outros livros.
Ao fim da parte IV, pensamos ter acabado o conteúdo, mas eis a surpresa! O livro encerra-se com muito brilho e luminosidade, dando um desfecho inesperado: a explicação coerente em utilizarmos o instrumento denominado baguá adaptado à nossa posição no globo terrestre.

Observando o conteúdo de obras que a autora utilizou para a confecção deste livro, temos a certeza de que ele possui um conteúdo excelente. Tive a oportunidade em ler alguns dos livros que ela utilizou e realmente existe um paralelo entre eles.
Aluno de primeiro ano de Curso Superior 2006

Leia o Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

Curso Básico com Stela Vecchi em São Paulo

Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida, complementando essa matéria:
Veja como trazer harmonia para sua residência:
Feng Shui Lógico para Principiantes

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *