Feng Shui Lógico: Perguntas e Respostas

por | fev 15, 2009 | Feng Shui Lógico | 18 Comentários

Em busca de informações sobre Feng Shui, entro nos sites e cada um fala uma coisa. Por quê?
Essa milenar sabedoria chinesa possui várias perspectivas para atingir seus objetivos: colocar nossa vida através de nossas casas em alinhamento favorável com as forças do Universo que nos mantém.
É preciso analisar segundo a Forma, buscando simetria e proporcionalidade, essencial para qualquer perspectiva. As circunstâncias da localização, o Ba-guá, os Trigramas, os Cinco Elementos, as cores, os cristais, a radiestesia, a iluminação, as plantas, os móveis, os padrões desejáveis para cada ambiente, paralelamente ao estudo de cada personalidade através da astrologia chinesa, ocidental e a numerologia. É um estudo fino, que obtém excelentes resultados para nossa vida.
Nosso método, o Feng Shui Lógico, alia a essas informações a associação com as comprovações da Ciência Moderna e o alinhamento com o Sol de acordo com a incidência de sua luz sobre nossas casas e com a forte simbologia que as Quatro Estações exercem sobre nossa vida, em todos os aspectos.

Na minha residência falta a área do casamento tendo uma caixa de esgoto no devido local. Qual a cura que devo aplicar? Meu quarto é paralelo a cabos de fios de energia da rua. Qual a cura?

A área do casamento é regida pelo Elemento Terra. Procure colocar dois vasos de tamanho médio pelo menos (ou grandes se possível ) com nandinas nessa área. Quartzos rosas em cada um e a frase enterrada dentro de cada vaso: O amor me envolve e me alimenta.
No ambiente mais próximo dessa área pode ser colocado um espelho redondo para abrir o espaço que falta com a frase de amor atrás dele.
Ao realizar esses procedimentos, visualize-se muito feliz, rodeada de Amor.
É interessante também fortalecer todos os lados Noroeste de cada ambiente de sua casa com ativações da área de Relacionamentos. Neste blog você encontra uma matéria sobre como ativar os relacionamentos.
No caso do seu quarto, é importante procurar neutralizar o mais possível os efeitos dos fios sobre sua casa (se possível com plantas de porte). A cor verde é a cor da cura, podendo pintar essa parede com um tom de verde que a agrade. Cortinas, se houver janela, porque você não deve ter visão desses fios de seu quarto. Um cristal facetado no centro da janela também está indicado.
Por último, faça uma doação para uma instituição idônea de assistência social.

Colocar vasinhos de flores nos degraus da escada é bom ou ruim e por quê?

Quanto a vasinhos na escada, depende.
O espaço para transitar não deve ser prejudicado.
É preciso ver a área do Ba-guá para o Hemisfério Sul onde está a escada e quais as cores e plantas favoráveis.
Nesse caso, estamos aumentando a ressonância com a área do ba-guá.
Quando não estamos conscientes de tudo isso podemos enfraquecer a energia que vem por esse lado.

Tenho que escolher o revestimento da porta do armário do quarto que fica em frente a cama, e uma opção é com espelho, muito usado ultimamente. Alguns sites dizem que os chineses acreditam que traz má sorte, por isso não se deve usar, mas isso já é superstição, então gostaria de ter uma outra opinião, com fundamentos. Se puder me ajudar, te agradeço.

O Feng Shui interpreta as energias de todos os níveis, inclusive as espirituais. É um campo ainda pouco estudado do ponto de vista científico porque pertence a um lado também pouco usado ainda pelo ser humano: a percepção.
Espelhos são excelentes para expandir espaços e duplicar cenas agradáveis, porém, principalmente para pessoas sensíveis, um espelho nos refletindo durante a noite pode perturbar o nosso corpo astral, tendo como resultado sonos menos tranqüilizantes e repousantes.
Também não favorece a privacidade do casal, no caso de pessoas casadas.

Espero poder ter ajudado.

Estou atuando como facilitadora num curso de qualificação em serviços domésticos e numa de minhas aulas surgiu a seguinte questão: “é errado” utilizar toalhas e roupas velhas como pano de chão e tapetes em casa? Chegamos à conclusão que talvez não seja errado, mas que o feng shui talvez possa nos dar uma orientação sobre o que isso influi na harmonia da casa. Há alguma explicação?

Como tapetes não é indicado usar toalhas ou roupas velhas. A aparência tem uma influência muito grande sobre nosso ânimo.
Como panos de chão podem ser utilizados desde que limpos e que não estejam rasgados.
Panos muito feios e manchados já não servem mais para nada, mesmo.

Na minha casa a lareira fica no lado da Criatividade. Como devo proceder?

A Criatividade corresponde ao trigrama do Lago e está no lado que recebe os raios do por-do-sol, lado Oeste de sua casa, sempre tendo como referência o centro da residência.
A lareira representa o elemento fogo, que derrete o metal, elemento que rege a Criatividade. A melhor solução é um espelho sobre a lareira de tamanho compatível com ela. Objetos de cristal, decoração em tons pastéis e colocar uma planta (como o lírio da paz) dentro da lareira no período em que não é usada também são equilibradores do elemento fogo.

Frase de apoio: Exerço minha criatividade vivendo com prazer e sabedoria. Pode ser colocada atrás do espelho.

Tenho o livro Feng Shui Lógico,mas preciso de uma orientação. Quando o lado da Espiritualidade está no banheiro, como faço?
Tem alguma maneira ou algo para colocar ou não?

A área da Espiritualidade fica na área da casa que antecede o local iluminado pelos primeiros raios de Sol pela manhã.
Tampe todos os ralos (pode colocar um tapete, por exemplo, em cima deles.O do chuveiro não precisa.)
Depois de uma análise criteriosa, deixando o banheiro o mais agradável e belo possível, coloque um vaso em tons de terra com a planta lírio da paz ou jibóia.

Neste vaso, coloque 8 pequenas sodalitas e uma turmalina negra.

Escreva estas frases em um papel, coloque o papel dentro de um saquinho plástico e enterre no vaso:

Recebo do Universo todo o conhecimento que necessito.
Como estou consciente que as experiências que a vida me proporciona são aprendizados e portanto estou constantemente aprendendo e me aperfeiçoando como pessoa, relaxo em cada momento de minha vida.
Eu sou uma pessoa compreensiva e calma, a paz está em mim e partilho meu conhecimento com os outros.

Coloque uma bola de cristal facetado no centro do batente da porta do banheiro pendurado em um cordão vermelho com 9 ou 18 cm entre o preguinho e a bola.

Como aplicar o Feng Shui na decoração?
Para aplicar o Feng Shui Lógico na decoração:
1º. Precisamos da planta-baixa da residência ou local de trabalho.
2º Aplicar o Ba-guá adaptado para o nosso hemisfério para conhecer cada área e suas ativações.
3º Fazer as curas ambientais das áreas que necessitam.
4º Organizar o que existe nos ambientes de acordo com as técnicas de Feng Shui.
5º Através das datas de nascimento dos moradores, levar em conta a natureza de cada um no uso dos elementos no quarto de dormir.

Feng Shui é um sistema, portanto quanto mais a casa estiver em sintonia com o Ba-guá, mais o Feng Shui age.


Quando tiver novo solsticio ou equinócio e houver mudança da posição do nascer do sol no horizonte, é possível que cada área mude? Se sim, terei que refazer o bagua novamente na primavera?

Pequenas alterações ocorrem nos graus durante as mudanças de estação. Faz parte da prática de Feng Shui Lógico uma atenção em relação às estações. O mais importante é nossa percepção em relação aos movimentos das estações e seus significados e como representamos esse movimento vital em nossa vida e em nossa casa. Estudar os trigramas e meditar sobre eles a introduzem nessa dimensão cósmica. Esse é o sentido de todo esse estudo. O nascer do Sol corresponde ao Leste. Portanto, como temos 45 graus em cada área do BA-GUÁ, nascer do Sol e Leste não podem ser muito diferentes, não é mesmo? O mais importante é você verificar a forma correta de colocar o ba-guá, porque quando o centro é alterado, então temos uma boa diferença. Nossa referência maior é o centro, o eixo da casa.

Stela Vecchi é escritora e consultora de Feng Shui.
Autora do livro Feng Shui Lógico (Ícone Editora, SP, 2004), ministra cursos de Feng Shui Lógico, técnica que favorece a felicidade porque deixa sua casa harmoniosa e plena de energia benéfica.
Autora do livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, onde analisa a bandeira brasileira de um ponto de vista inédito.
Seu último livro, O Caminho da Sabedoria, é sobre o amor e sobre o verdadeiro significado dos relacionamentos amorosos em nossa vida.

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Sobre a Autora

Stela Vecchi

Stela Vecchi estuda sobre Amor e Felicidade há mais de 40 anos. Fundadora da Escola Feng Shui Lógico, também chamado de Feng Shui Solar. É um método prático e consagrado que simplifica o Feng Shui sem alterar sua essência milenar. Feng Shui Lógico busca criar o equilíbrio nos ambientes para facilitar a conquista de seu equilíbrio pessoal. O resultado é uma residência mais aconchegante e que favorece a saúde, a harmonia, a prosperidade. E Amor: sem equilíbrio, o Amor não permanece.

Veja mais conteúdos

Também do seu Interesse

Comentários

Participe da conversa

18 Comentários

  1. Clarice Taionato Sipano

    Stela, quando eu estou de frente para pia e o fogão fica ao meu lado ou direito ou esquerdo, tem algum remédio ou não precisa fazer nada?

    Olá Clarcice,

    Sim, devido a pia ser elemento água e o fogão elemento fogo, é necessário harmonizar a energia entre eles com o elemento terra. A solução pode ser um pequeno vaso com uma planta ou algum objeto que tenha tons de terra.

    Paz e Prosperidade,
    Maristela

    Responder
  2. Elza Maria

    Fiz vários cursos de feng shui do chapéu preto, pus em prática o que aprendi, mas tenho algumas dúvidas ainda. Com sua nova visão, vejo que a área dos relacionamentos que na escola do chapéu preto fica à nordeste, pelo seu estudo representa a área da prosperidade, neste local fica o banheiro que está dentro do meu quarto, como ativar essa área pois meu casamento tem altos e baixos.
    Outra coisa, o quarto de minha filha pega as áreas do trabalho e amigos pelo seu estudo analisando a planta como referência vista pela frente do imóvel.Entrando pela porta principal, tenho uma porta, em seguida um corredor, do lado esquerdo entro pela cozinha, pois não tenho a sala como ambiente principal ao se entrar na casa.Na cozinha, olhando a parede referente a porta principal dela, do esquerdo dessa parede tem um corredor comprido, e o quarto de minha filha fica no final dele. Como devo analisar esse quarto? Como visto pelo terreno olhando-o na frente da casa, ou internamente iniciando-se pelo corredor? Porque se for pela visão do corredor a análise será diferente.Apesar de pedir muito para minha filha manter esse ambiente organizado, ela tem muita dificuldade em mantê-lo arrumado.Muito obrigada pela atenção. Elza Maria

    Elza,

    Banheiro na Prosperidade necessita de curas:
    1.Colocar no centro da porta uma bola de cristal facetado pendurada com um cordão vermelho com 9 ou 18 cm (medida entre a bola e o preguinho no batente). O tamanho da bola de cristal é proporcional à área que necessita de curta. Normalmente o tamanho de uma bola de pin-pong é suficiente.
    Prosperidade pede coisas bonitas, de cores quentes, de elemento Fogo ou Terra: toalhas bonitas, em cores alegres, tapete também.
    Um vaso com planta com folhagem ascendente, exuberante, saudável, em um cachepô bonito e vistoso.
    As pedras indicadas são a granada e o jaspe vermelho.
    Frase: Recebo do Universo todos os recursos para viver com tranquilidade.
    Leia também a matéria Feng Shui no Banheiro, neste blog.

    2.A análise das áreas é feita a partir do centro da casa: coloque o ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul e a partir do centro você conhecerá todas as áreas de sua residência.
    Na matéria deste blog Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar das Quatro Estações você compreenderá melhor.

    Como o Feng Shui é um sistema, podemos estimular o funcionamento de uma área também através da área oposta. Assim, intensificando as áreas opostas ao quarto de sua filha pode ajudá-la a conscientizar-se de sua responsabilidade.
    Aconselhamos também um maior conhecimento através da astrologia chinesa e ocidental sobre a personalidade de sua filha. Conhecimento nos dá direcionamento para melhor agir e colher bons resultados, visando sempre a evolução pessoal e a harmonia familiar.

    Om Ma NI Pad Me Hum,
    Stela

    Responder
  3. Karina

    Stela, como faço para aplicar o feng shui em minha casa que tem dois andares? Obrigada.

    Karina,

    Analise a planta do andar superior da mesma forma, encontrando o centro e o lado leste, ou lado Primavera de sua casa, que corresponde à Família e colocando o Ba-guá a partir daí.
    Residências com dois andares ou mais exigem um estudo cuidadoso em relação à forma de cada andar, o centro de cada uma e sua relação com as áreas acima e abaixo correspondentes às áreas do Ba-guá.

    Espero ter ajudado.

    Responder
  4. ROSANA

    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO COM A BA-GUÁ,SE COLOCO NA PORTA DO BANHEIRO,OUTRA COISA TENHO VARIAS FONTES,NA SALA,NA COZINHA E NA ENTRADA DA MINHA CASA É BOM?TENHO TAMBÉM UM ESPELHO ATRAZ DO MEU FOGÃO REFLETINDO O FOGO,POR FAVOR ME EXPLICA SOBRE ISSO,TENHO TAMBÉM FLOR DE LOTUS EM MINHA CASA,NO QUARTO ,SALA,GOSTO TAMBÉM DE MENSAGEIRO DE VENTO TENHO VARIOS,SERÁ QUE É MUITA ENERGIA,POIS TODOS QUE VEM EM MINHA CASA SE ENCANTAM COM A DECORAÇÃO TEM GENTE QUE TEM ATÉ INVEJA,CHEGAM COPIAR,OQUE DEVO FAZER SOBRE ISSO,PARA PODER ME PREVINIR.
    UM FORTE ABRAÇO,E QUE DEUS LHE ABENÇÕES,POIS ADORO TUDO DE FENG SHUI.
    TUDO QUE FALA PARA PODER MELHORAR EM TODAS AS ARÉAS EU FAÇO.
    UM FORTE ABRAÇO ESTOU ESPERANDO RESPOSTA.

    Rosana,
    Pelas suas perguntas, percebemos que você está necessitando de mais informações.
    O Feng Shui possui várias perspectivas. Nós utilizamos uma nova perspectiva, o Feng Shui Lógico, que utiliza o Ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul.
    Condições para que o Feng Shui Lógico dê resultados:
    1. No Hemisfério Sul, utilizar o ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul. No Hemisfério Norte, utilizar o Ba-guá da Seqüência do Céu Posterior, sem alteração.
    2. Ter conhecimentos básicos para a aplicação da técnica com competência.
    3. No dia-a-dia, com bom senso, buscar manter o equilíbrio ambiental: proceder a limpeza do local sem alterar a posição das curas e das ativações indicadas em cada área.
    4. Compreender que o significado é colocar a residência ou local de trabalho em vibrações de harmonia e estabilidade. Por ressonância,essas vibrações nos ajudam a conquistar e manter esse estado dentro de nós.
    5. A Vida é um processo em constante evolução. Anualmente rever o projeto e atualizá-lo de acordo com os desafios e desejos de seu momento de vida.
    Neste link, confira as áreas do Ba-guá em sua residência de acordo com o Feng Shui Lógico:
    http://blog.fengshuilogico.com/2008/07/21/aprendendo-a-colocar-o-ba-gua-na-tecnica-feng-shui-logico/

    Aconselhamos você a participar de um Curso Básico de Feng Shui Lógico ou, se não houver disponibilidade,
    ler o livro Feng Shui Lógico.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Comunicação – Feng Shui Lógico

    Responder
  5. André

    Olá tudo bem, gostaria de saber mais sobre a are do banheiro (Feng Shui), fiquei sabendo que se o centro da casa/imóvel ficar no banheiro isso será péssimo.
    Eu pesquisei na internet e dizem que é ruim mas ruim como? Em todos aspectos como por exemplo prosperidade, saúde , espiritualidade etc. Se isso é verdade, o que se deve fazer?

    André,

    O centro da residência emite a energia que estabiliza a energia da casa toda. A energia é irradiada a partir do centro.
    Em nosso corpo, corresponde ao terceiro chakra, chamado de plexo solar ou ainda chakra do guerreiro, na linguagem xamânica.
    Na aplicação da Ba-guá corresponde à área do Yin e Yang, ou Ming Tang, local que deve ser estável e é regido pelo elemento Terra.
    O banheiro não pode ser considerado um local estável: os usos do banheiro, as descargas, chuveiro, agitam constantemente o local. Centro em passagens como corredores, escadas ou ainda lareira ou fogão também não são aconselháveis pelos motivos expostos.
    O que fazer? Quando for possível, não usar muito esse ambiente apesar de mantê-lo sempre limpo e arejado.
    Atitudes simbólicas que podem minimizar seus efeitos: um vaso com terra (terra barra a água) dentro do banheiro, usar cores do elemento terra nos acessórios (toalhas, tapetes), espelho bem posicionado para ajudar a centralizar as energias, luz forte, bola de cristal facetado pendurada com cordão vermelho com 9 cm no centro do batente da porta.

    Outras atitudes importantes são as análises de todo o imóvel e proceder a curas para fortalecer o centro. Assim também diagnosticar, curar e ativar todas as áreas do ba-guá.
    Aconselhamos você a fazer um curso básico para aplicar corretamente e ter acesso a informações que lhe serão muito úteis durante toda sua vida.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

    Responder
  6. Marli

    Boa tarde, pergunto: No meu quarto de casal o banheiro da suite fica exatamente em frente a cama, o que posso fazer
    para amenizar, pois fica na área da criatividade, aguardo sua resposta, muito obrigada.

    Marli,

    Sempre é preciso analisar o conjunto do ambiente para que tenhamos os efeitos desejados. De forma geral, é preciso deixar a porta do banheiro fechada e colocar um ba-guá sem espelho de cobre no centro da porta do banheiro (acima dela) ou uma bola de cristal facetado pendurada com um cordão vermelho com 9 ou 18 cm.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Comunicação – Feng Shui Lógico

    Responder
  7. Eliani lauriano

    Você falou em muitas correções. E quando se tem uma casa, que um quarto não tem janela, quais as correções que podemos fazer?

    Eliani,

    Realmente é uma situação muito problemática. Tudo que pudermos fazer para minimizar essa situação é indicado: abrir uma clarabóia seria o melhor, se possível. No caso de ser impossível procure deixar sempre uma luz acesa durante o dia para melhorar a energia do local. Verifique qual a área do ba-guá que está localizado o quarto e procure ativar em todos os ambientes esse guá.
    A pessoa que dorme nesse quarto precisa compensar esse fato praticando alguma atividade física ou exercícios respiratórios ao ar livre, todos os dias.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Stela

    Responder
  8. Ana

    Gostaria de saber se posso levar meus cristais facetados que estão pendurados em meu apartamento para outro apartamento. Já ouvi dizer que não é bom isto é verdade ou mentira?

    Ana,

    O Feng Shui Lógico compreende a carga emocional que os objetos podem carregar. Se você foi feliz no apartamento em que morou, limpe cuidadosamente cada cristal:deixe na água com sal marinho por três horas e enxugue-os ao Sol. Troque também os fios vermelhos e pode pendurá-los. Limpe sempre que necessário com um pano branco.

    Porém se você precisa de um novo início, troque os cristais.

    Luz, Paz e Prosperidade,
    Stela

    Responder
  9. Liana

    Ola Stela,
    Amei seu blog, parabens! Estou renovando minha casa e aproveitando para colocar em praticas o feng shui logico como vc ensina. Entretanto o banheiro do andar onde fica a sala e a cozinha cai na area da familia, como efetuar a cura?
    Ja no andar dos quartos, de novo tenho 2 banheiros, um cai no centro do andar, o outro, o da suite, fica o da familia metadade com o gua da prosperidade. Como arranjar estes casos? Obrigada!

    Liana,

    Leia esses artigos onde você poderá ter idéias de como proceder nesses casos:

    http://blog.fengshuilogico.com/category/area-ou-gua-da-familia-e-saude-trigrama-trovao/
    http://blog.fengshuilogico.com/category/quartos-e-banheiros-feng-shui-logico/

    Harmonia e Prosperidade,
    Stela

    Responder
  10. Medical Jobs

    Keep posting stuff like this i really like it

    Responder
  11. payday advance no credit check

    That is some inspirational stuff. Never knew that opinions could be this varied. Thanks a lot for all the enthusiasm to offer such handy information here.

    Responder
  12. Marcia

    Ola Stela!
    No apartamento de minha filha, a área do relacionamento cai no banheiro da suite e também é uma parte faltante do baguá!Ela não pode desativar o banheiro, como li num site. Como curar isso? Desde já agradeço muito.

    Responder
  13. soraya roriz vianna

    Minha casa tera 2 andares meu banheiro fica embaixo da escada na area da familia como decorar . obrigada Soraya

    Responder
  14. Bete Branco

    Vim procurar respostas na internet para algumas dúvidas e caí logo em seu blog. não li tudo ainda, mas vim agradecer por sua enorme generosidade nas respostas! Namastê.

    Responder
  15. Dalva

    Stela
    gostaria de saber em que guá pode-se colocar uma clarabóia, já que li em outros artigos se ficar situado no centro da casa e pra cima de uma escada não é bom.
    Antecipadamente agradeço pela atenção.

    Responder
    • Stela Vecchi

      Dalva,

      A princípio, claridade sem excesso é bem-vinda.

      Depende de alguns fatores, sem análise das dimensões, materiais utilizados, grau de impacto no ambiente não é possível uma orientação segura.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

      Responder
  16. Sara Tomé

    Bom dia. Muito obrigada por todos estes ensinamentos. A minha casa não tem área das crianças/criatividade, faz um recorte e essa área é um quintal. Como posso compensar?
    Obrigada pela ajuda!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *