Essa palavra veio do Latim e significa ‘Idear ou conceber espaço ou elemento arquitetônico”.
(Novo Dicionário Aurélio- Buarque de Holanda Ferreira, Aurélio – Ed. Nova Fronteira).
A Arquitetura pode ser considerada assim por criar o cenário em que se desenvolvem as demais artes, sendo importante observar que muitíssimos dos chamados estilos artísticos originaram-se na Arquitetura, daí se propagando naturalmente às demais artes.
(Enciclopédia Barsa – Encyclopaedia Britannica)
A necessidade de habitar é fundamental no ser humano.
A Arquitetura, portanto, é tão antiga quanto a própria humanidade.
“A finalidade de toda e qualquer construção é a criação de um espaço que isole seus ocupantes, sejam homens e/ou seus bens, sem impedir suas trocas (locomotoras, ópticas, térmicas) como ambiente exterior. O tipo de construção (estrutura, materiais, eventual decoração) é condicionado pelos recursos técnicos de cada civilização – confrontados com as condições físicas do lugar – e pelo programa (destinação) que lhe é atribuído, incluindo não só os dados racionais, mas também os valores simbólicos que conferem à obra a visão espiritual e cósmica dos homens.
A interação do mito e da matéria conduz, assim, a soluções que escapam freqüentemente a nosso raciocínio analítico. Desses valores míticos subsistem no Ocidente,desde a época clássica, apenas os da ostentação e os da beleza, mas muito outros são discerníveis entre povos de outrora ou mesmo de hoje, em culturas ditas “pré-lógicas”. …”;(Grande Enciclopédia Larousse Cultural –1998 – Ed. Nova Cultural).
Algumas definições dessa arte:
“Forma artística inorgânica de música plástica”.( Schelling- filósofo alemão –1775/1854).
Schelling , em sua filosofia da natureza e da arte chegou a uma espécie de naturalismo organicista, isto é, ao seu chamado sistema da identidade , segundo o qual a natureza e a consciência são concebidas como uma só unidade infinita. Essa unidade, identidade dos contrários, é o absoluto; natureza e consciência, objetivo e subjetivo não são um a origem do outro: ambos procedem do absoluto. A reunificação de natureza e consciência é tarefa da obra de arte; só ela consegue apagar a aparente oposição das coisas, unindo-as numa suprema identidade, no absoluto. Daí Schelling dizer que a mais perfeita intelecção da verdade é a que brota da criação artística. Segundo o filósofo, a inteligência teórica contempla o mundo,a inteligência prática o ordena, e a estética o cria.
(Grande Enciclopédia Larousse Cultural – 1998 – Ed. Nova Cultural Ltda).
Ou segundo Schlegel,Arquitetura é
“Música solidificada” ( Schlegel – escritor alemão –1767-1845).
(Enciclopédia Barsa – Encyclopaedia Britannica)
Música pode ser definida como acordes harmoniosos.
Ou ainda,
“Arte e técnica de organizar espaços internos cobertos”.
Espaço coberto implica teto, pilares, colunas e/ou arcos para sustentá-los.É necessário circundá-lo por paredes e um piso, que corrija a desigualdade do terreno.
Arquitetura não é técnica somente, é também arte. Merece o nome de arquitetura quando aquele que a cria sabe distribuir, proporcionalmente, massas e espaços e concatenar-lhes as partes, de modo a formarem um todo harmônico.
A Arquitetura pode ser considerada assim por criar o cenário em que se desenvolvem as demais artes, sendo importante observar que muitíssimos dos chamados estilos artísticos originaram-se na Arquitetura, daí se propagando naturalmente às demais artes.
(Enciclopédia Barsa – Encyclopaedia Britannica)
Fatores que condicionam a Arquitetura:
Terreno – forma e tipo de solo – oscilações
Função – para quê
Clima/ Paisagem circundante
Material utilizado
Método e construção
Clima- é importante saber de que modo incidirão os raios solares durante todo o ano para que as janelas possam propiciar sombra no verão, e no inverno, sol.
A incidência dos ventos, sua velocidade, as chuvas (precipitação fluvial), temperatura média anual, o teor da umidade, tudo deve ser previsto.
Países situados em zonas tropicais forçosamente terão uma arquitetura diferente das regiões frias.
O papel do arquiteto – Misto de técnico e artista, deve possuir os conhecimentos da técnica e a sensibilidade do artista.
É quem cria diretamente as condições de existência de um povo.(Encicl. Barsa).
“Acima de tudo, o objetivo da Arquitetura não se restringe exclusivamente à construção de abrigo para as necessidades básicas e utilitárias do homem. Mais do que a exteriorização material e formal de todas as suas atividades concretas, deveria a Arquitetura atender às suas aspirações”.
“Principalmente, deveriam os arquitetos desenvolver o desejo de atender à permanente necessidade do homem de uma interação afetiva com o meio ambiente, favorecendo seu crescimento pessoal, a harmonia do relacionamento social e, acima de tudo, aumentando a qualidade de vida”.
(Percepção Ambiental e Comportamento – Okamoto, Jun – IPSIS Gráfica e Editora S/A)
Stela Vecchi
INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:
Inscreva-se Canal Youtube/Feng Shui Lógico
As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.
Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:
A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?
Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Bolas de cristal facetado com o cordão vermelho; ba-guás (exclusivo) para o Hemisfério Sul; livros e apostilas de Feng Shui Lógico e mais:
Loja Feng Shui Lógico
Confira o Programa do Curso Básico em nosso Website:
Programa Curso Básico de Feng Shui Lógico
Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!
Visite também o site: www.fengshuilogico.com
Gostei muito de suas observações sobre Feng Shui e arquitetura, a sensibilidade, a arte e a dedicação profissional, sou arquiteta moro e trabalho no Rio de Janeiro, meu trabalho é estudado e planejado com as técnicas do Feng Shui, acredito no equilíbrio pessoal e ambiental quando feito com amor, dedicação e respeito a todos nós seres humanos e ao meio ambiente.
Conhecer seu trabalho profissional só acrescentou aos nossos grupos aqui no Rio.
Nos conheceremos breve.
Viviane,
Seus comentários, vindo de uma estudiosa de Feng Shui que tem como profissão a Arquitetura, a Arte Maior, são duplamente importantes para mim.
A Arquitetura em consonância com os trigramas e com o trajeto do Sol sobre nossas casas pode auxiliar de fato as pessoas a encontrar maior harmonia, amor e prosperidade em suas vidas aumentando o grau de vitalidade e bem estar.
Agradeço profundamente suas palavras e que o estudo da Harmonia e do Equilíbrio seja um elo de união entre nós.
Stela