O Julgamento do Mensalão e a punição

A condenação é fundamental para mudar forma de fazer política no Brasil.Em síntese, é uma refundação da República.Essa condenação tem um forte efeito pedagógico.Marco Antonio Villa, historiador. Folha de S.Paulo,13 de novembro de 2012, Especial Mensalão

A RESPONSABILIDADE da Política na condução da REALIDADE BRASILEIRA


O Brasil só cresce assumindo seus erros e procurando ampliar sua visão.Pessoas com maior visão encontrarão meios de tomar as melhores decisões para si e para os outros, para o país, sem atitudes inconfessáveis de individualistas no poder, como desvio de dinheiro público, por exemplo.

II – 2. A diferença entre Política e Politicagem
— Apesar de todas essas dificuldades que atravessamos, você pensa que o Brasil pode ter uma mudança em seu rumo, no caminho do desenvolvimento consciente?
— Sim, eu acredito nisso. Basta saber se o Brasil vai se escolher como povo! E a política é muito importante na condução desse processo para o desenvolvimento da dignidade e reais melhorias da qualidade de vida de nosso povo. Você sabe qual é a definição de política?
— Política é a arte de governar os povos.
— Sim, e também é a habilidade no trato das relações humanas com vistas à obtenção de melhorias para o povo.
— O que vemos aqui são muitos políticos que usam essas habilidades para proveito próprio!
— Não podemos generalizar, mas quando agem assim, não são políticos, mas politiqueiros. Fazem politicagem, que é uma política mesquinha, estreita, que visa os interesses pessoais. Politicagem também é o conjunto de políticos pouco escrupulosos, desonestos. São pessoas que não compreenderam ainda que o bem do País é o bem deles também. São lobos vestidos de ovelhas, dizendo uma coisa e fazendo outra: são hipócritas. Às vezes falam muito bem, mas não fazem o que prometem. Outras querem apenas o poder e as regalias que ele traz. E no entanto, fazer política de qualidade nada tem de fácil, porque exige muito de si trabalhar para o povo.
— Entendi. Você quer dizer que no Brasil infelizmente há maus políticos, mas que o problema não é com a política e sim com o caráter de quem exerce o poder de forma egoísta.

Extraído do livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo de Stela Vecchi

[photopress:capa_livro_ceuhemisferiosul_200x274_1_.jpg,full,pp_image]

Acesse o link para download do livro:
Download Grátis – A Bandeira Brasileira e a Educação no Brasil – Livro NO CÉU DO HEMISFÉRIO SUL, de Stela Vecchi

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *