Educar para um futuro melhor

O Brasil é um país abençoado. Mas nós ainda não vivemos de acordo com isso.
Como mudar essa realidade?

O presente é sempre resultado do passado, e planejar nosso futuro depende dos pensamentos e ações de hoje.
Cada um de nós que resolve fazer de seu mundo interno um lugar de paz e alegria, começa a fazer parte de uma nova realidade mais alegre e harmônica.E todos ganham com isso.
A chave é querer viver melhor e ter boa vontade para tentar novas formas de encarar nossa realidade.

Novos tempos estão chegando. Diante de descobertas diárias sobre o ser humano, a natureza e a peculiaridade de cada situação, cada cidade, cada estado, cada país, cada continente, precisamos criar novas formas de ensinar ao ser humano que nasce nessa nova realidade dando-lhe as informações necessárias para desenvolver-se de forma plena, contribuindo para uma sociedade mais harmônica.
Um mundo sem fronteiras, respeitando as características de cada ser: micro e macro cosmo.
Sabemos o quão distante estamos desse ponto, porém se entrarmos na verdadeira dimensão que a vida possui, contaremos com sua preciosa ajuda: quando da nascente do rio a água brota, nem sabe para onde vai, porém no próprio fluir ela encontra seu caminho. Conosco acontece o mesmo: se alinharmos nossas forças com as forças naturais, elas nos guiarão ao nosso porto feliz.

A humanidade passa por momentos críticos, exigindo grande criatividade de cada um de nós para compreendê-los e superá-los.
A transição de valores pede humildade diante do processo. Nossa maior função é sermos colaboradores com flexibilidade e com ausência de preconceitos, parteiros do novo mundo social emergente.

Teremos a função de um obstetra, que mesmo sem compreender em sua totalidade o mistério da vida, possui conhecimentos suficientes para colaborar com o processo do nascimento de um nova criança.
Assim, a escola deve usar os conhecimentos e recursos de nossa época para auxiliar na formação do novo ser humano que emerge nesse processo de transição.
A ausência de preconceitos é fundamental: os grandes cientistas só chegaram em suas descobertas por serem espíritos buscadores da Verdade, sem preconceitos.
A Educação é a base de um povo. E a evolução de um povo é medida pelo cuidado que dedica à educação de suas crianças e adolescentes.
As Empresas do país investem em programas para seus funcionários priorizando temas como Qualidade de Vida e Motivação. E como é tratada a Educação em nosso país?
Relegada a um estado secundário, poucos percebem que a base de tudo repousa nos valores aprendidos e vivenciados na Escola.
O aprendizado social se concretiza nos ambientes escolares.
Nosso movimento é suprapartidário e supra-religioso: busca a verdadeira democratização do conhecimento disponível em prol de uma sociedade sadia.
Acreditamos que a paz é resultado da aceitação e do conhecimento das várias correntes que compõem o nosso mundo: portanto a escola deve promover esse conhecimento, base da aceitação sincera.

Os educadores de nossa época apontam para a necessidade de transformações profundas na forma de transmissão de conhecimentos.
Somos dotados de uma curiosidade natural por tudo que nos cerca, porém a forma como o conhecimento é passado é vital para a conscientização desse conhecimento.
Nos novos tempos, a percepção e o sentimento são os focos importantes, junto com a razão, para a formação de pessoas saudáveis em todos os níveis.
A necessidade de expressar-se e de interagir também é fundamental para nós: portanto precisamos incluir na forma de transmitir as matérias atividades estimulantes para professores e alunos.
Com metodologia específica, introduzir através de textos temas como autoconhecimento; o conhecimento do próximo; relacionamentos fortalecedores e/ou enfraquecedores e seus efeitos sobre a personalidade; o homem, a mulher e as diferenças e semelhanças; enfim o ser humano como um todo, dotado de corpo físico, razão, emoção, sentimento e espiritualidade. E adequado à idade do educando, claro.
O maior papel do professor é ser um descobridor de talentos, já que somos seres únicos e temos dons únicos para serem desenvolvidos.

Assim,
Conhecer é um dos maiores deleites do homem. Mas a forma como o conhecimento é passado e o cuidado com o professor, transmissor do conhecimento, é fundamental para que a atividade seja gratificante e eficaz para todos.
Nascemos para sermos felizes, para usufruirmos em paz e alegria do dom da vida.
E a compreensão gerada pelos conhecimentos atuais, a constatação de que somos seres únicos, e a busca de resultados palpáveis em nossos métodos educativos fará toda a diferença para o presente e o futuro da humanidade.

Nossa visão é universalista, e utiliza conhecimentos ocidentais e orientais para que a união entre tudo e todos seja possível, através do conhecimento e respeito pelas diferenças, semente do advento da paz social.

A sabedoria possui uma luz que se difunde, disponibilizando seus frutos e alimentando aos que se aproximam dela.
E a natureza nos ensina que da qualidade das sementes depende a qualidade dos frutos.
Existe dentro de cada ser humano um potencial para ser descoberto, que ativado promove a plenitude interna: e esse é o maior papel da Escola, proporcionar a cada aluno condições de acessar seu eu mais genuíno e seguir sua vocação assim despertada.

O lugar da Escola é ser um baluarte das verdades do saber, auxiliando a iluminar as decisões de um povo na condução de seu destino.
E o destino do Brasil é ser livre e ter um povo que usufrua dessa liberdade com consciência e alegria, bases do verdadeiro amor.

Extraído de No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, de Stela Vecchi

Leia o livro na íntegra:

Download Grátis – A Bandeira Brasileira e a Educação no Brasil – Livro Brasil, um NOVO COMEÇO (NO CÉU DO HEMISFÉRIO SUL), de Stela Vecchi

Dedico este livro ao povo do meu país, ao solo desta terra, e ao futuro iluminado pelo Sol do Novo Mundo que nos espera.
E a todos que trabalham pela difusão do ensino em nosso país.

One Comment

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *