Os raios da Saúde penetram pelo lado Leste de sua casa. Harmonize sua casa com eles.

Em Feng Shui Lógico, corresponde ao número do Leste: 3, associado também à saúde.

O que você tem no lado Leste de sua casa? Responsável por receber a faísca vitalizadora do Sol, está entre os locais mais saudáveis de uma casa, desde que a luz possa penetrar nela, renovando diariamente a energia do local. São as plantas vivas, sem espinhos, de aparência forte e saudável o que mais ativa este local.
— O quarto do meu filho.
— O que você pode fazer para ativar essa área?
— Olhar os itens que ativam e procurar discretamente auxiliá-lo através dessas ativações, porque o quarto é do meu filho e preciso respeitar sua natureza também.
— Ótimo, esse é o espírito para se criar harmonia.
— Vou colocar um pôster de natureza bem bonito, com florestas e um sol suave, de início de dia. Vou escrever atrás uma frase, ninguém vai vê-la, mas ela estará lá, e eu saberei disso. Se ele for receptivo, posso pedir sua ajuda na frase que ele quer colocar atrás do pôster, de acordo com essa área.
— Não se esqueça que todo cômodo tem seu lado Leste. Como o quarto de seu filho não é o ideal para plantas, você pode colocar no lado Leste da sala, por exemplo, uma bela planta viva e saudável para ativar mais ainda o local.
— Quanto mais você me explica, mais percebo a importância da criatividade para usar bem as técnicas do equilíbrio. Muitas vezes as soluções não envolvem gasto, mas só criatividade e percepção.
— Certamente. Mesmo sem gasto nenhum, só usando o que temos da forma que a técnica ensina já podemos fazer muita coisa. Vamos conhecer mais itens que podem ativar essa área:
Reforçando, pelo Lado Leste recebemos a energia que nos dá o ânimo necessário para iniciar e manter nossas determinações. Favorece o crescimento e a expansão da vida. Na Natureza corresponde ao florescer da Primavera, ao broto surgindo. Ela nos ensina que é na família que encontramos o apoio nos momentos difíceis, portanto cultivando relações harmoniosas com nossa família é a forma mais simples de termos apoio, favorecendo nossa saúde e nossa expansão como pessoas.
A energia do Trovão também nos alerta que é na família que podemos encontrar as maiores resistências para nossa expressão, já que a família também é o grande laboratório para nossa personalidade manifestar-se.
É aconselhável um ou mais desses itens: plantas saudáveis, sem espinhos e de aparência forte; plantas que crescem verticalmente para cima, simulando o desenvolvimento de uma árvore.
As cores mais favoráveis são: verde-jade, verde-esmeralda, azul, turquesa e cores relacionadas com a luz solar.
Pedras indicadas para o local: turquesa azul, quartzo verde, jade, esmeralda, topázio e água marinha.
Também os quadros ou pôsters de jardins floridos, alegres e coloridos, todas as coisas de madeira, tecidos com estampa floral ou nos tons de cores do Leste.
Afirme as coisas que deseja, por exemplo:

• Gozo de excelente saúde.
• Eu sou uma pessoa muito saudável.
• Desenvolvo relações harmoniosas com as pessoas que me rodeiam.
Melhor ainda: pense, crie suas frases afirmativas sobre o que você deseja dessa área e visualize tudo isso acontecendo.

Essas são algumas dicas especiais para quando temos pessoas que estão doentes, porque é o Leste que nos ajuda na recuperação da saúde. Além do que já foi explicado, podemos acrescentar estas informações:
• Quando enfrentamos a doença em nosso lar, precisamos redobrar os cuidados para que a energia nociva da doença não impregne os ambientes dificultando a recuperação. Essas dicas podem ser usadas em qualquer casa, para favorecer a saúde e prevenir doenças.
• Como vimos, os locais mais saudáveis de uma casa são os banhados pela luz solar pela manhã: lado Leste, Nordeste e Norte. O Sol da tarde não é tão benéfico. Agora identifique o lado onde surge o Sol em sua casa e qual o ambiente banhado por essa luz: é a energia da saúde. Os locais banhados pela luz solar da manhã em geral são todos benéficos para a recuperação da saúde , porém há outros fatores que precisam ser levados em consideração como o entorno do local e quais as influências recebidas: se há umidade no terreno, ou torre de alta tensão, terrenos baldios, casas abandonadas, cachorros agressivos, vizinhos problemáticos, etc. Nesses casos há necessidade de alguma cura ambiental específica para cada caso. Em algumas situações, uma cerca viva, com plantas adequadas, resolve ou minimiza bem o problema.

Portanto, se houver possibilidade, é o melhor local para a pessoa que está se recuperando permanecer. Como já explicamos exaustivamente, o quarto de dormir é o local da casa mais importante para a pessoa, dele dependendo grande parte de sua saúde e estado de espírito. Ele pode favorecer ou dificultar a recuperação da saúde.
Assim,
• Evite deixar pessoas doentes em quartos que não recebam luz solar direta durante o dia.
• Arrume a cama com cores alegres, procure ter cortinas de tecido leve na janela e um tapete ao lado da cama, porque dão idéia de conforto.
• Procure não deixar remédios à vista.
• É muito importante o estado e a cor das paredes. São aconselháveis cores suaves nas paredes, sendo que os tons de verde e amarelo suaves são os mais favoráveis para a recuperação da saúde. Evite paredes brancas ou com cores neutras, como bege.
• Alegre a janela do quarto do doente: se a pessoa gostar, coloque um sino de vento que emita som suave e harmonioso na janela (no centro).
• Coloque quadros ou gravuras alegres, como jardins floridos e com muitas cores, que favoreçam um estado de espírito otimista.
• Música suave, adequada, é bem-vinda, se a pessoa gostar.
• Livros e artigos de leitura que dão ânimo são importantes também, quando a pessoa desejar.
• Uma imagem ou símbolo que dê idéia de proteção espiritual também é aconselhável. Pode ser colocado sobre a cabeceira. Evite os que dão idéia de sofrimento, prefira os que transmitem paz e alegria.

Isto também é muito importante:
As cascas de laranja são cítricos poderosos na limpeza da energia. As de limão também.
Aqui vai a dica: deixe secar cascas de laranja ao Sol e queime sobre um pires branco,com o auxílio de uma pequena vela. Faça isso periodicamente nos ambientes.

Vimos assim que através dos ambientes muita coisa que se pode fazer para suavizar os momentos mais delicados de nossa vida, e ainda apressar a cura.

Essas atitudes podem ser usadas em outras situações, inclusive de dor emocional, como separações entre casais, perda de alguém querido etc. A dor liberada em certas ocasiões pode ser muito grande, dependendo do preparo emocional dos envolvidos e como eles lidaram com a fragilidade e a instabilidade da situação. Com consciência, tem muita coisa que podemos fazer no campo dos ambientes para suavizar o processo.

Stela Vecchi