Como deve ser o quarto ideal para dormir bem? Por quê? O que torna o ambiente acolhedor?

quarto
O quarto ideal é o que fica mais distante da porta de entrada da casa (normalmente o mais silencioso). É decorado de forma agradável e aconchegante, evitando desarrumações crônicas e objetos sem uso em seu interior.

A manutenção e o acabamento devem estar impecáveis: bocais de luz inacabados, tomadas expostas são sinais de funcionamento inadequado de energia.

Ausência de umidade nas paredes, cores suaves (evite branco total e cores frias), cortinas de tecidos leves, tapete ao lado da cama.
Luz forte no centro do quarto e a luz suave de um abajur conforme nossa necessidade são recomendáveis.
A quantidade de luz natural que o quarto recebe é muito importante. É preciso saber qual o horário que ele recebe Sol e permitir a entrada da luz solar. Quartos que estão na face Sul são os mais frios e difíceis de tornar aconchegante. Nesses casos é necessária uma avaliação in loco da qualidade energética para torná-la mais saudável.
Com a aplicação do Ba-guá procure conhecer qual a área de sua vida que está representada em seu quarto.

Neste link, veja como saber isso:

Confira a aplicação do ba-guá:Como aplicar o Ba-guá segundo o Feng Shui Lógico

A disposição dos móveis garante uma boa circulação: se possível colocar a cama de frente para a porta, mas não na mesma direção dela. Se for possível colocar de frente para o Norte, melhor ainda. Colocar a cama de costas para a porta significa que você ainda não está no controle de sua vida. No caso de adolescentes pode atrasar seu processo de auto-estima.
A cama deve possuir cabeceira, de preferência de madeira. Acima dela, coloque um quadro que simbolize amor para você. Pode ser uma imagem da natureza que evoque para você o sentimento do amor.
Não deixe sapatos embaixo da cama. Evite excesso de fios atrás da cabeceira.
Evite estantes acima de sua cabeça. Vigas também.
Nem preciso dizer: a organização nas gavetas e armários é fundamental. O quarto de dormir deve estar sempre organizado, pois a bagunça do quarto reflete você por dentro…
Espelhos são bem-vindos. Sua colocação é importante: não pode “cortar a cabeça”, causando uma sensação de inadequação e deve-se evitar espelhos que nos reflitam quando estamos deitados. Pode causar cansaço.
No caso de suíte, o banheiro deve ficar com a porta fechada e aconselhamos a colocação de uma bola de cristal facetado colocado no centro do batente da porta do banheiro. A razão é criar uma separação entre ambientes com funções tão diferentes.
Se puder deixar em outro ambiente computador, celular, é o melhor. Se não for possível, respeite uma distância de no mínimo 1,20m da cabeceira da cama. Coloque ao lado do computador um cristal. Pode ser sodalita ou amazonita junto com uma turmalina negra para absorver a neblina eletromagnética.
Evite materiais de estudo ou trabalho ao lado da cabeceira, criado-mudo entulhado e revistas e jornais. Livros, apenas os que estiver lendo no momento. Até o tipo de gênero de livro pode influenciar: livros com histórias trágicas e infelizes não são aconselháveis antes de dormir.
Nos quartos deve-se evitar manter muitos livros de qualquer assunto, porque a energia que emana deles é forte (um livro possui todo o potencial energético que carrega através da escrita) e pode perturbar o sono.
Guardados e lembranças, que podem manter nossa mente no passado também devem ser evitados no quarto. Devemos avaliar os objetos percebendo o padrão de energia que emana deles, retirando aqueles que dificultam nossa caminhada evolutiva. Fotos de pessoas que já se foram devem ser mantidas nos álbuns e se possível não dentro do quarto. Quadros que evoquem sofrimento ou tristeza também devem ser evitados.
O objetivo é viver o presente trazendo para ele apenas as lembranças que nos dão ânimo, força, alegria e coragem.

Atenção com a energia que o quarto recebe quando vem de um corredor: corredores escuros e compridos prejudicam a entrada da energia benéfica recebida pelo quarto.
Postes de alta tensão perto da janela e vista desagradável do exterior também influenciam a harmonia possível dentro do quarto.
Temos soluções para cada situação, sempre buscando aumentar a vitalidade benéfica dos ambientes.

O que torna o quarto acolhedor:
O que torna um ambiente acolhedor é a vibração harmônica de tudo que o compõe: cores, móveis, luzes, enfim o espaço ocupado e organizado conforme a finalidade a que se destina.
A principal função de um quarto é proporcionar suavidade, distensão e bem-estar, favorecendo um sono tranqüilo e reparador.
Coloque colchas e cobertores alegres, de tons de cores quentes. Por exemplo, tons de caramelo, tons de rosa ou verde como orientação geral. No entanto, uma orientação personalizada deve levar em consideração a idade, sexo e até o temperamento do morador.
É muito motivador ter um quadro que lhe inspire proteção espiritual (um anjo, por ex.) diante da porta da entrada do quarto.
Atenção: Vãos sem porta no quarto de dormir não criam sensação de privacidade e aconchego. Uma cortina pode ser uma cura nesse caso.
Materiais como vidro e metal devem ser evitados porque não são acolhedores, embora bonitos.
Evite pisos de cerâmica ou coloque tapetes bem conservados e alegres para equilibrar pisos frios.
O Feng Shui recomenda não inverter as funções de um ambiente. Os quartos de dormir devem ser locais que convidem ao descanso e que lhe transmitam beleza e acolhimento.
Muito importante:Proteja a privacidade de seu quarto.O local para receber visitas é a sala de estar ou áreas de uso comum.
Lembre-se: o ambiente transmite sensações e quanto mais sensível você é, mais é influenciado pela harmonia ou desarmonia de um ambiente.
Além disso, quanto mais você conhece as influências que recebe mais poder tem de direcioná-las para a conquista de seus objetivos.

O amor é uma necessidade básica do ser humano. Proteção também.
Para atrair bons relacionamentos e auto-estima:
Para ativar o lado do Relacionamento (Direção Noroeste no Hemisfério Sul) de seu quarto:
Usando o centro de seu quarto como referência, na direção onde o Sol está lá pelas 16h00, (na baixa latitude e nas regiões polares é necessário o uso da bússola) se possível coloque um par de objetos iguais (pode ser dois pequenos vasos decorativos) e uma pedra quartzo rosa. Dentro do vaso coloque as frases:
Eu amo, respeito e honro a minha pessoa, base para viver o amor.
O Amor nos envolve e alimenta.
Espontaneidade e diplomacia são caminhos para o amor manifestar-se em nossas vidas.
Se não houver espaço para colocar os pequenos vasos, pode ser um quadro que tenha duas belas flores iguais (sem espinhos!), com as frases atrás do quadro.

Qual é a melhor forma de trazer harmonia para o quarto? Como o feng shui contribuiu para isso?

As casas falam. O Feng Shui nos ensina a prestar atenção e conhecer sua linguagem. Primeiro, damos formas às nossas casas. Depois, elas dão forma às nossas vidas.
Essa frase de Churchill explica bem as influências que recebemos de nossos ambientes.

O Feng Shui compreende que a verdadeira harmonia brota de nosso interior. Suas técnicas buscam criar essa harmonia nos ambientes para que seja mais fácil encontrá-la dentro de você. O Feng Shui entende que cada um de nós é um microcosmo que precisa inserir-se harmoniosamente no macrocosmo.

Assim, as orientações do Feng Shui Lógico buscam manter a chama do amor e da harmonia acesas em nossas vidas, através do auxílio que os ambientes harmonizados nos trazem. Porque viver em harmonia é fundamental para nossa saúde e bem-estar. Ensina o valor que cada objeto, cada ambiente tem em nossa vida. O Feng Shui compreende a importância que a Natureza tem para a vida humana. E como podemos nos relacionar com ela e atrair para nossa vida mais saúde e bem-estar.
Decifrando a linguagem das direções cardeais e da simbologia, nos reconecta com Sol e a Natureza. Todas as áreas da casa assumem a importância de cada área do ba-guá para nossas vidas. Aprendemos que uma lavanderia que está a Noroeste, por ex., é de vital importância para o encontro de nosso equilíbrio emocional, já que ocupa a área que corresponde a Relacionamentos em nossa vida.
Assim sabemos que o equilíbrio entre os 5 Elementos (Fogo, Terra, Metal, Água, Madeira) produz harmonia. Que móveis bem posicionados facilitam a circulação no ambiente e também a sensação de leveza e espaço, que nos descansa e recarrega nossas energias.
Ao analisar o quarto segundo suas orientações e técnicas, logo diagnosticamos o que falta ou o que existe em excesso, e muitas vezes sem custo algum ou com soluções de baixo-custo (uma cor introduzida através de um tapete ou almofada pode fazer diferença). Desenvolveu uma linguagem baseada na percepção de como as formas, os móveis e objetos de decoração influem em nosso ânimo e disposição.

Feng Shui pode e deve ser associado à astrologia para atingir seus mais altos níveis de harmonia e equilíbrio. Porque nos conscientiza que cada ser humano é único, não existem duas pessoas iguais. A chave da harmonia passa por esta compreensão.

O que se deve fazer para equilibrar as energias no ambiente do quarto?
Para responder a essa pergunta precisamos conhecer:
– a área do ba-guá que esse quarto ocupa;
– a quantidade de luz natural que recebe (tamanho e posição da porta e janela);
– tamanho do quarto e a disposição dos móveis e objetos dentro dele;
– estado de conservação do mesmo e da casa (apto.) que o contém;
– cores das paredes;
-se tiver suíte, posição da porta;
-existência ou não de cortinas;
– tipo de influência externa que recebe através da vizinhança e da visão de sua janela;
– tipos de móveis e posicionamento dos móveis;
-luminosidade artificial;
-cores e objetos que existem no local,
– se há televisão, computador, etc.
Só assim podemos diagnosticar e equilibrar um quarto.

Na sua opinião, quão importante é o quarto em uma casa/apto?

Nossa casa é muito importante em nossa vida, pois é nosso refúgio, o local onde recarregamos nossas energias. Porém, quando nossa casa e nosso quarto não estão harmonizados, eles não conseguem cumprir sua missão.

Passamos grande parte de nossa vida dormindo. O quarto de dormir é o local mais importante para nossa saúde e para a qualidade de nosso relacionamento conosco e com quem nos rodeia, portanto, a qualidade de nosso sono é fundamental para nossa saúde e equilíbrio emocional. Quem não dorme bem terá maior dificuldade para ter equilíbrio e contentamento interior diante dos acontecimentos diários que a vida nos traz.
As raízes da irritação também podem estar aí.

O quarto revela nossa auto-estima e o cuidado que temos conosco.

Conte-nos um pouco sobre sua formação e trajetória profissional.

Sou formada em Letras. Meu grande interesse há mais de 30 anos por tudo que se relacione a bem-estar e felicidade me levou a ler muitos livros sobre psicologia, simbologia, numerologia, espiritualidade ocidental e oriental e a fazer vários cursos, inclusive Feng Shui, Radiestesia e Decoração de Interiores.
Comecei a praticar em minha casa os ensinamentos aprendidos e os resultados foram muito animadores. Eu havia acessado uma poderosa ferramenta para auxiliar no caminho da harmonia e da felicidade. Comecei a ministrar cursos de Feng Shui e a atuar como Consultora residencial e empresarial em 1999, na perspectiva do Chapéu Negro, do Mestre Lin Yun. Sempre me aperfeiçoando, lendo e meditando sobre esse profundo assunto, compreendi a necessidade de usar o Ba-guá da Sequência do Céu Posterior adaptado para o Hemisfério Sul em nosso hemisfério.
Também compreendi a importância do centro da construção como eixo do Ba-guá, e aplicamos o ba-guá a partir do centro e não da porta de entrada. Em 2004 foi publicado o livro Feng Shui Lógico de minha autoria pela Ícone Editora explicando o nascimento dessa nova perspectiva que busca também as associações entre o Feng Shui Lógico e a Ciência.
Dessa nova visão nasceu o segundo livro, No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, Edição de Autor. Esse livro faz uma nova interpretação dos símbolos impressos em nossa bandeira nacional e de nosso Hino. Defende a aplicação do Feng Shui Lógico nas Escolas Públicas. O objetivo é a renovação de nosso Ensino Público.
A partir de 2008 iniciamos com a ajuda da LineMidia os Cursos de Feng Shui Lógico e de Astrologia no Hotel Mercure, em São Paulo,com grande sucesso.
O terceiro livro, O Caminho da Sabedoria, Edicon, discorre sobre a razão dos relacionamentos que atraímos em nossas vidas.
Com a criação do blog procuramos a divulgação dessa nova forma de ver a realidade em harmonia com a Natureza e compreendendo nossas casas como um espelho de nós mesmos. O objetivo é atingirmos a harmonia dentro de nós. Com percepção dessas influências que recebemos dos ambientes e direcionando com as técnicas do Feng Shui Lógico podemos aumentar nosso poder de decisão e de direção para nossa vida, atingindo novos níveis de felicidade e de bem-estar.

Você dorme bem? Como é o seu quarto? Algum detalhe que mudaria? Por quê?

Durmo muito bem.
Sou casada há 31 anos e há 10 anos atrás sentimos necessidade de cada um ter seu próprio quarto. Temos ritmos muito diferentes (na Astrologia, ele é Javali Fogo Aquário e eu, Serpente Água Capricórnio) e assim pudemos desenvolver melhor nossas individualidades. O resultado foi mais compreensão entre nós e maior harmonia em nosso relacionamento. Portanto durmo sozinha.
Com o desenvolvimento da percepção que o Feng Shui Lógico me proporcionou, mantenho meu quarto de acordo com as necessidades de energia que preciso para desempenhar minhas atividades diárias com prazer e harmonia. E com o passar do tempo, essas sensações são cada vez melhores, mesmo em meio aos desafios constantes que os tempos especialmente tensos que vivemos nos trazem.
O encontro comigo mesma ficou mais fácil, agradável e constante. Desenvolvi uma grande amizade comigo mesma também. Outro benefício foi uma grande confiança na capacidade de superar e vencer os desafios.

Stela Vecchi

Entrevista concedida a Juliana Sayuri

Leia o Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

Hotel Presidente - MacchuPicchu

Sobre Stela Vecchi

"Trilho o Caminho da Consciência Crística, que está em constante expansão, desde 1976. Busquei conhecimento e sabedoria através da espiritualidade, religião e da ciência, encontrando algumas pontes entre elas. Adotei o Feng Shui Lógico e a Astrologia como ferramentas auxiliares nesse caminho para o Amor em todas as suas manifestações e sua manutenção através das fases de nossa vida." Stela ministra cursos de Feng Shui Lógico, técnica que favorece a saúde, o equilíbrio e a evolução. E que deixa sua casa harmoniosa e plena de energia benéfica. A compreensão do verdadeiro intuito dos cursos de Feng Shui Lógico é muito importante. Eles nos ensinam que não há conflito entre matéria e espírito e a integrá-los de forma harmônica. Na verdade, a matéria é o instrumento para a manifestação do mundo espiritual. Publicou três livros: *Feng Shui Lógico, com a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul. É uma perspectiva inédita para o Hemisfério Norte também.Está em sua 2ª Edição, pela Ícone Editora. *No Céu do Hemisfério Sul, Brasil um novo começo, dedicado à Educação. *O Caminho da Sabedoria, sobre o Amor.
Esta entrada foi publicada em Feng Shui: Perguntas e Respostas, Quartos e Banheiros e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

45 respostas a Como deve ser o quarto ideal para dormir bem? Por quê? O que torna o ambiente acolhedor?

  1. Marinice disse:

    O quarto da minha filha fica no meio da casa ou seja a janela do quarto da para um poço de luz nao entra luz solar, do lado direito tem um banheiro e do lado esquerdo outro banheiro o que posso fazer para melhorar, pois ela nao tem sorte muito no amor,tem alguma coisa aver com isso?

    Marinice,

    A realidade do quarto de sua filha corresponde ao seu momento de vida.

    O mais indicado é aplicar o ba-guá em toda a residência conforme esse artigo:

    http://blog.fengshuilogico.com/2009/01/16/bagua-aplicado-pelo-metodo-solar-das-quatro-estacoes-feng-shui-logico/

    Dê atenção especial a todos os cantos de relacionamento (lado Noroeste). Coloque nestes pontos quartzos rosa com a frase “Amor sempre me envolve e alimenta”. “Amo e sou amada”.

    E coloque uma pedra de rio em cada banheiro. Coloque uma luz de tomada e deixe acesa 24 horas dentro dos ambientes que não recebem luz solar. Cuidado especial ao lado desse poço: luz durante o dia e uma turmalina negra.

    Equipe Feng Shui Lógico

  2. Luisa disse:

    Olá!
    Gostaria de saber qual a solução para uma cama que fica de frente para a porta (não na vertical em relação a porta com o pé para ela, mas sim com o seu comprimento de frente para a porta, não sei se me fiz compreender bem?!)e não pode ser mudada de local. Há algum elemento que possa ser colocado no quarto próximo ou não à cama para que melhore a energia, pois sei que este local não é o melhor para a cama?

    Luisa,

    O mais indicado é fechar a porta quando estiver dormindo e colocar uma bola de cristal facetado (tamanho de uma bola de ping pong) no centro do batente da porta com um cordão vermelho com 9 ou 18cm de comprimento.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  3. An interesting post there mate ! Thank you for it .

  4. Ana Paula disse:

    Oi, a cabeceira da cama da minha filha fica debaixo da janela e o pé fica de frente para a porta do quarto, não tenho como mudar o que faço?

  5. Nadja disse:

    Ola,

    Parabens pelo blog. Gosto muito dele e me ajuda muito.
    A porta do meu quarto fica examente de frente para a porta do banheiro. Coloquei um cristal facetado no batente da porta do quarto afim de transmutar a energia vinda desse banheiro. Optei por coloca a minha cama de costas para a porta, ja que o vizinho (moro em vila e as casas sao coladas umas nas outras) construiu um banheiro na parede oposta a porta, onde deveria estar a minha cama. Como posso resolver esse problema?
    Obs.: o quarto recebe luz solar por volta de 9h as 12h.

    Muito obrigada,
    Nadja.

    • Stela Vecchi disse:

      Olá, Nadja,

      É aconselhável que você coloque um revestimento de cortiça ou madeira na parede onde tem o banheiro, além da cama que deve ter cabeceira de madeira, isolando essa parede.
      Colocar a cama de costas para a porta pode provocar em você indecisão.
      Pelo horário, seu quarto está na área da Prosperidade em sua residência.

      Saudações de Harmonia e Prosperidade,
      Feng Shui Lógico

  6. renata disse:

    olá,
    em meu quarto – de casal – tenho 2 possibilidades de posicionar a cama e ambas não me parecem totalmente boas. Posso posicioná-la abaixo da janela, sendo que os pés estariam voltados para a parede da porta de entrada (não diretamentes voltados para a porta) ou a cama posta lateralmente a porta de entrada, sendo que esta porta é o final de um corredor e nossas cabeças estariam posicionadas na direção da porta, lateralmente. Como solucionar este problema?
    Obrigada desde já,
    renata.

    • Stela Vecchi disse:

      Renata,

      Em qualquer situação está indicada a colocação da bola de cristal facetado no batente da porta do quarto.
      Fechar a porta durante a noite também é importante.

      É o conjunto do ambiente que muitas vezes aponta a melhor solução, porque a meta é tornar o quarto favorável para a intimidade do casal e a qualidade do sono.
      Saudações,

      Equipe Feng Shui Lógico

  7. REGIANE FERREIRA disse:

    Stela, os meus filhos gostariam de colocar um painel com paisagem, na cabeçeira de suas camas que ficam em quartos separados, as camas são box e ficam enconstadas em um painel branco já colocado na parede uns 40 cm acima do colchão. Não sei se é indicado. O cama da menina fica em direção a janela, e a do menino fica na parede da porta de entrada com a janela na lateral. Vc poderia me orientar? Obrigada …

    • Stela Vecchi disse:

      Olá, Regina,

      Precisamos de mais informações: idade dos filhos, áreas do ba-guá onde estão os quartos para orientarmos quanto aos melhores tipos de painéis, posições da cama em relação à porta de entrada do quarto, parede onde fica a suíte, se houver.

  8. Adriana disse:

    Olá, aluguei um imóvel e mesmo antes de me mudar já tinha pesadelos com relação a ele, e hoje morando na casa meu filho 1 ano e eu, tenho tido sençoes e pesadelos constantes, onde moro nos finais de semana acontecem bailes funk, o que faz com q eu durma na sala pois o meu quarto é virado para a rua, minha sala é junto com a cozinha a casa é bem pequena, não sei o que faço para armonizar a minha casa, não me sinto confortável nela, existe alguma técnica para limpar o ambiente?

  9. audijane reginato cirilo disse:

    Ola,adorei suas dicas,estou terminando de construir o meu quarto e do meu filho,estou na dúvida da cor do piso,vou colocar piso frio.sou casado e temos muitas brigas por falta de motivação da parte do meu marido,o quarto fica do lado do corredor,depois o banheiro e o quarto do meu filho.Minha porta fica de frente com a porta do menino(15 anos).Estou fazendo os quartos em cima da casa velha onde é quarto,sala,ambiente de trabalho e não quero ficar como estamos na bagunça e td fora do lugar,pois não temos ondecolocar nada,ja estou trabalhado o desapego das coisas,limpando e jogando fora,
    obrigada,aguardo suas dicas.

  10. Antonio Freitas disse:

    Estou montando apto novo e estou em dúvida sobre a melhor colocação da cama no qto de dormir. Mais especificamente, já li que a cabeceira da cama não deve ficar na mesma parede da porta do qto pois traria insegurança e sensação de não ter domínio sobre sua vida e que o melhor seria com a cabeceira da cama na parede em frente à porta do qto, porém neste caso os pés ficariam na direção da porta principal da casa, o que li tb não é bom. Agradeço antecipadamente um retorno.
    Att,

  11. Antonio Freitas disse:

    Gostaria tb de saber se cor preta na cama (cabeceira e laterais) e mesinha de cabeceira tb preta são boas ou ruins? Segundo a filosofia chinesa o preto significa riqueza. É verdade?

    • Stela Vecchi disse:

      A cor preta e as cores escuras representam o elemento Água, também associado ao constante fluxo de recursos materiais em nossas vidas.
      Portanto, à riqueza.

      É preciso verificar qual a área do ba-guá em que se localiza o quarto para responder adequadamente sua pergunta.
      Porém, uma cor mais alegre pode ser mais indicada para estar tão perto de você durante a noite.

  12. Miriam Schneider disse:

    Boa noite!
    Gostaria de saber se posso manter a cabeçeira da cama de casal virada para o sul, não tenho outra opção para ela. Posso corrigir com quais objetos ou cores, gostaria que me orientasse.Obrigada.

    • Stela Vecchi disse:

      Miriam,

      São vários os fatores que influenciam para se obter uma boa noite de sono.
      Você pode colocar uma pequena mandala assinalando o Norte do quarto, e uma bola de cristal facetado no centro do batente da porta de entrada do quarto.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

  13. Ingrid disse:

    Boa tarde Stela.
    Gostaria de um conselho seu, por favor.
    Sinto que meu quarto está com uma “energia parada” (não sei se este termo existe), talvez até a casa toda. Meu quarto principalmente é muito úmido, mas também é mais fresco no verão por conta de uma árvore grande que fica na rua sombreando-o. Ele não tem uma boa corrente de ar, também recebe pouca luz direta a pesar de não ser muito escuro.
    Há muitos móveis nele e acredito que podem estar mal posicionados. A cama tem a cabeceira voltada para a janela, mas não está encostada, atrás da cabeceira fica um espaço onde costuma acumular bagunça, ela está encostada do lado esquerdo na parede. Tenho 2 armários (um menor e outro maior) mais 2 cômodas (uma antiga e outra nova) que ficam todos de um lado da parede, paralelo a cama. Na frente da cama fica o guarda roupa. Tenho também um altar ecumênico improvisado. O quarto é todo branco e não tenho suíte. A janela dá de frente para rua, não tenho problema com os vizinhos.
    Durmo nele com minha filha (de 7 anos) na cama de casal, ela reclama as vezes de pesadelos e acorda chorando, mas durante o dia parece bem alegre. Ela não tem medo do quarto e nem desconforto nele.
    Frequentemente queimam lâmpadas e aparelhos eletrônicos sem motivo aparente na casa. A casa é toda de material com laje e nova, tem apenas 5 anos. Sou a primeira moradora.
    Sinto muito cansaço e desânimo e frequentemente acordo exausta e com dores nas costas (meu colchão é de mola e também novo). Já tive insônia de madrugada e dificuldade para acordar cedo. Não sou depressiva.

    Como posso melhor meu ambiente?
    Muito obrigada!!!

  14. jaque disse:

    Stela gostaria de saber a melhor posição solar para quartos de hóteis.

  15. Lénia disse:

    ola!! o meu quarto fica na entrada da porta principal da casa, tem cinco cantos uma porta e uma janela. a minha cama fica com os pes para a porta gostava de saber se é adequado, e a porta do quarto deve estar fechada ou aberta??

  16. Elcio disse:

    Adorei seus comentários, e seu modo de olhar a vida.
    Estou para dar inicio na reforma do quarto de minha filha 17 anos, pelo que li acho que poderia melhorar e muito a vida dela. Passa por vários problemas de saúde e tensão. Se puder me dar alguns conselhos ficarei eternamente grato.
    O quarto fica em Curitiba, em uma casa de madeira, sua janela fica voltada para o Sul, tendo a visão da casa de meus pais, (onde acontecem muitas discussões com meu irmão e seus filhos, minha casa e vizinha a deles).
    a porta esta voltada para o norte, em frente a porta o quarto de meu filho muito tranquilo estudioso, formado e financeiramente estável e solteiro, entre os quartos um corredor pequeno e a porta do BWC, ela quer pintar o quarto de branco e preto, tem computador, e recebe as amigas no quarto, gosta de tirar fotos e pratica dança.
    Como devo projetar o quarto dela na sua opinião, moveis, espelho, cor e objetos. para que ela tenha uma vida mais tranquila e com mais saúde.

    • Stela Vecchi disse:

      Elcio,

      O lado Sul é o lado que recebe os ventos mais frios. Necessita de uma proteção extra: se puder, coloque a janela voltada para o nordeste. Se não, uma cortina de tecido leve em tons claros (cores que favorecem o alimento emocional são os tons de verde e o goiaba claro) deve ser mantida fechada, impedindo a visão da casa de seus pais e protegendo dos ventos do sul. Coloque uma bola de cristal facetado no centro da janela.

      E a cama deve ficar de frente para a porta da entrada do quarto, porém não na mesma direção.

      Envie-nos sua data de nascimento para podermos orientar um pouco mais sobre os detalhes da decoração.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

  17. Katherine disse:

    Olá Stela,
    Eu tenho 20 anos e sempre tive vontade de organizar da melhor forma minha casa pelo feng shui, mas como isso não é possível, quero fazer isso no meu quarto. Porém tenho algumas dúvidas, espero que possa me ajudar.
    Meu quarto é uma suíte, com sol 9:00-12:00 e a porta do banheiro é perpendicular a porta de entrada do quarto, então quando abro a porta de entrada, ela “fecha” a porta do banheiro (que é sanfonada). Há algum problema? Normalmente fico com ambas fechadas ou pelo menos, com a do banheiro.
    Outra dúvida, minha cama fica no sentido ao banheiro (sul) e diagonal a porta de entrada. Essa é a melhor forma? Pois se eu colocar para norte ficará com a cabeceira para a parede do banheiro, embaixo de uma janela e com a cabeça para a porta. E se eu colocar para leste, o quarto fica sem espaço.
    E minha última dúvida é sobre minha escrivaninha onde passo maior tempo (fora a cama). Ela fica na parede do banheiro onde tem a porta e janela. Me sinto sempre incomodada com vizinhos e fechando a janela, mas mesmo assim, continuo me sentido incomodada. Teria alguma soluçao? Ou algo que possa compensar? Me sinto acudida por causa da energia do banheiro?
    Oq é bom ficar no sentido das portas? Nada?

    Desculpe as diversas perguntas e desde já agradeço.
    :-)

    • Stela Vecchi disse:

      Olá, Katherine,

      Suas perguntas precisam de uma análise através da planta e exigem um estudo.

      Você poderia fazer um curso conosco, onde aprenderia sobre essas e outras perguntas:
      http://loja.fengshuilogico.com/index.php/cursos-de-feng-shui-logico/curso-basico-de-feng-shui-logico.html

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

    • Stela Vecchi disse:

      Olá, Katherine,

      Gostaríamos muito de ajudá-la. Porém o Feng Shui exige análises e aplicação do ba-gua.
      Pela descrição, seu quarto ocupa a área da Prosperidade, isto é, fica a Nordeste.
      Sobre a escrivaninha: colocar uma cortina leve que passe claridade pode resolver. Manter a cortina sempre fechada. Se possível, uma bola de cristal facetado no centro da abertura da janela.
      Mas é importante também saber quais as áreas de seu quarto para ativar.

      O melhor seria fazer um curso básico e tirar suas dúvidas além de conhecer o universo maravilhoso do Feng Shui Lógico.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

  18. Luciene disse:

    Olá gostaria de saber qual a melhor forma de guardar sapatos ? Um amigo coloca todos em cima do Guarda-roupas é bom dispor acima da cabeca ?

    • Stela Vecchi disse:

      Olá,

      Os sapatos devem ficar a uma distância mínima da cama de 1m20. E não devemos guardar nada em cima dos guarda-roupas, porque polui visualmente.
      Há situações de muito pouco espaço, mas com criatividade podemos encontrar sapateiras que podem se colocadas em algum lugar do quarto ou da residência e organizar os sapatos.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!
      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

  19. viviane disse:

    Adorei a reportagem, porem ainda preciso de mais algumas orientacoes. Estou mudando o ambiente do meu quarto, pintei uma parede de tom marrom meio dourado, onde pretendo colocar a cama, que vai ficar de frente pra porta, mas nao exatamente….assim como o indicado. O armario vai ficar na parede da porta de frente pra janela, e a comoda nos pes da cama com uma tv encima. O que tenho que fazer em relaçao a TV? Onde posso colocar um espelho? Os móveis sao cinza claro com detalhes em preto. Qual a cor que devo colocar nas cortinas e colchas? Um quadro com escrito a palavra amor ou paz em chines , seria indicado pra colocar encima da cama? A cabeceira da cama deve ficar para o lado em que o sol nasce ou nao? Aguardo contato, obrigado.

  20. Olá Stela, gostaria de saber o q fazer para 2 crianças de 6 aninhos gemeos, uma menina e um menino, não dormem de jeito nenhum, vão para o quarto da mãe e se batem a noite toda, e os pais não conseguem dormir de maneira nenhuma, eles estão esgotados. Moram num apartamento que fica em cima de uma padaria da família, entre o forro e o chao do apartamento tem muito fio eletrico, o quarto das crianças fica bem emcima dos fornos de pães que é usado durante a noite, a janela é lado norte. O que poder ajudar, fiz um curso de feng shui, a anos, por curiosidade, fiz algumas mudanças na minha casa, e esta minha amiga vei pedir por favor pra mim ajuda-la, estou insegura. Me ajude, me dê algumas dicas. Obrigado

    • Stela Vecchi disse:

      Elizabeth,

      Esse caso exige um estudo mais profundo para as orientações.
      Um material isolante no chão do quarto das crianças pode ajudar.
      A análise de todo o apartamento também é muito importante.
      Inclusive das datas de nascimento de toda a família para conhecimento maior das naturezas.
      O envolvimento dos pais é fundamental para a aplicação e resultados do Feng Shui e nesse caso mais ainda.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade.

  21. Vanize disse:

    Olá.
    Qual o melhor lugar do quarto para por o guarda-roupas. Só encontro dicas de organização do mesmo, mas não sei qual setor do feng shui ele ficaria melhor.

  22. Fabiana disse:

    Oi Stela, tudo bem?
    Adorei a reportagem, mas tenho duas dúvidas, caso você possa me ajudar. =)
    Estou querendo mudar a posição dos móveis do meu quarto e queria que ficassem mais equilibrados. Eu apliquei o Ba-guá e atualmente minha cama fica centralizado no lado Sucesso (janela e portas ficam na parede da frente a cama fica de frente para a janela). Estou pensando em centralizar na parede do lado Família e o armário teria que ficar diretamente em frente a cama, algum problema?

    A outra questão é a cor, hoje utilizo azul, mas queria trocar para um branco, ou um cinza quase branco em todas as paredes, não gosto muito de cores quentes no meu quarto, mas depois de ler essa reportagem estou incerta quanto essa escolha. O que posso fazer?

    Muito obrigada,
    Fabiana

    • Stela Vecchi disse:

      Fabiana,

      Em qual área do ba-guá fica seu quarto segundo o ba-guá do hemisfério Sul?

      Sobre as cores em seu quarto, cores quentes, mesmo em tons suaves, são mais aconchegantes.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

  23. Nicolas disse:

    Ola Stela, estou comprando um guarda-roupa gostei de um com portas de vidro preto elas refletem um pouco como todo vidro e tenho uma porta que vai ficar de frente com o guarda roupa essa porta é de vidro também, minha cama fica entre os 2. Isso causa algum problema na harmonização do quarto?

    Parabéns pelo blog está muito bom

    • Stela Vecchi disse:

      Obrigada, Nicolas!

      A porta de vidro não é aconselhável para o quarto de dormir, porque ela não cria a privacidade necessária e o material (vidro) não está indicado nessa situação.
      Pode prejudicar a qualidade do sono.

      Quanto ao armário, precisaríamos de uma foto para analisarmos com segurança.

  24. Márcia disse:

    Olá!
    Estou montando um quarto para minha filha(13 anos) onde era uma sala e tenho algumas dúvidas, e somente duas opções para colocação da cama, uma delas seria a cama com os pés voltados para porta que fica em direção a rua e outra opção é a colocação da cabeceira da cama na parede que separa os quartos e acaba sendo a mesma direção da cabeceira da minha cama(cabeça com cabeça), qual das duas formas é a mais indicada. Obrigada!
    Márcia

    • Stela Vecchi disse:

      Olá,

      Nem sempre conseguimos as melhores posições para a colocação dos móveis nos ambientes.
      Uma das funções da bola de cristal facetado é criar uma “separação” das energias em conflito.
      Deve ser limpa periodicamente para manter suas faculdades de “cura”.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

  25. Aline disse:

    Olá! Tenho uma situação critica em nosso quarto de casal.. Cama em frente a porta, que da no corredor do apto, e que termina na porta de entrada!! É praticamente os pés da cama de frente para a porta de entrada da casa! Que curas posso utilizar? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>