Como deve ser o quarto ideal para dormir bem? Por quê?
O que torna o ambiente acolhedor?

quarto
O quarto ideal é o que fica mais distante da porta de entrada da casa (normalmente o mais silencioso). É decorado de forma agradável e aconchegante, evitando desarrumações crônicas e objetos sem uso em seu interior.

A manutenção e o acabamento devem estar impecáveis: bocais de luz inacabados, tomadas expostas são sinais de funcionamento inadequado de energia.

Ausência de umidade nas paredes, cores suaves (evite branco total e cores frias), cortinas de tecidos leves, tapete ao lado da cama.
Luz forte no centro do quarto e a luz suave de um abajur conforme nossa necessidade são recomendáveis.
A quantidade de luz natural que o quarto recebe é muito importante. É preciso saber qual o horário que ele recebe Sol e permitir a entrada da luz solar. Quartos que estão na face Sul são os mais frios e difíceis de tornar aconchegante. Nesses casos é necessária uma avaliação in loco da qualidade energética para torná-la mais saudável.
Importante:
Qual a posição do seu quarto em relação ao Sol?

Neste link, veja como saber isso:

Confira a aplicação do ba-guá:Como aplicar o Ba-guá segundo o Feng Shui Lógico

A disposição dos móveis garante uma boa circulação: se possível colocar a cama de frente para a porta, mas não na mesma direção dela. Se for possível colocar de frente para o Norte, melhor ainda. Colocar a cama de costas para a porta significa que você ainda não está no controle de sua vida. No caso de adolescentes pode atrasar seu processo de auto-estima.
A cama deve possuir cabeceira, de preferência de madeira. Acima dela, coloque um quadro que simbolize amor para você. Pode ser uma imagem da natureza que evoque para você o sentimento do amor.
Não deixe sapatos embaixo da cama. Evite excesso de fios atrás da cabeceira.
Evite estantes acima de sua cabeça. Vigas também.
Nem preciso dizer: a organização nas gavetas e armários é fundamental. O quarto de dormir deve estar sempre organizado, pois a bagunça do quarto reflete você por dentro…
Espelhos são bem-vindos. Sua colocação é importante: não pode “cortar a cabeça”, causando uma sensação de inadequação e deve-se evitar espelhos que nos reflitam quando estamos deitados. Pode causar cansaço.
No caso de suíte, o banheiro deve ficar com a porta fechada e aconselhamos a colocação de uma bola de cristal facetado colocado no centro do batente da porta do banheiro. A razão é criar uma separação entre ambientes com funções tão diferentes.
Se puder deixar em outro ambiente computador, celular, é o melhor. Se não for possível, respeite uma distância de no mínimo 1,20m da cabeceira da cama. Coloque ao lado do computador um cristal. Pode ser sodalita ou amazonita junto com uma turmalina negra para absorver a neblina eletromagnética.
Evite materiais de estudo ou trabalho ao lado da cabeceira, criado-mudo entulhado e revistas e jornais. Livros, apenas os que estiver lendo no momento. Até o tipo de gênero de livro pode influenciar: livros com histórias trágicas e infelizes não são aconselháveis antes de dormir.
Nos quartos deve-se evitar manter muitos livros de qualquer assunto, porque a energia que emana deles é forte (um livro possui todo o potencial energético que carrega através da escrita) e pode perturbar o sono.
Coisas debaixo do colchão, como diários, dinheiro, contas, nem pensar…

Guardados e lembranças, que podem manter nossa mente no passado também devem ser evitados no quarto. Devemos avaliar os objetos percebendo o padrão de energia que emana deles, retirando aqueles que dificultam nossa caminhada evolutiva. Fotos de pessoas que já se foram devem ser mantidas nos álbuns e se possível não dentro do quarto. Quadros que evoquem sofrimento ou tristeza também devem ser evitados.
O objetivo é viver o presente trazendo para ele apenas as lembranças que nos dão ânimo, força, alegria e coragem.

Atenção com a energia que o quarto recebe quando vem de um corredor: corredores escuros e compridos prejudicam a entrada da energia benéfica recebida pelo quarto.
Postes de alta tensão perto da janela e vista desagradável do exterior também influenciam a harmonia possível dentro do quarto.
Temos soluções para cada situação, sempre buscando aumentar a vitalidade benéfica dos ambientes.

O que torna o quarto acolhedor:
O que torna um ambiente acolhedor é a vibração harmônica de tudo que o compõe: cores, móveis, luzes, enfim o espaço ocupado e organizado conforme a finalidade a que se destina.
A principal função de um quarto é proporcionar suavidade, distensão e bem-estar, favorecendo um sono tranqüilo e reparador.
Coloque colchas e cobertores alegres, de tons de cores quentes. Por exemplo, tons de caramelo, tons de rosa ou verde como orientação geral. No entanto, uma orientação personalizada deve levar em consideração a idade, sexo e até o temperamento do morador.
É muito motivador ter um quadro que lhe inspire proteção espiritual (um anjo, por ex.) diante da porta da entrada do quarto.
Atenção: Vãos sem porta no quarto de dormir não criam sensação de privacidade e aconchego. Uma cortina pode ser uma cura nesse caso.
Materiais como vidro e metal devem ser evitados porque não são acolhedores, embora bonitos.
Evite pisos de cerâmica ou coloque tapetes bem conservados e alegres para equilibrar pisos frios.
O Feng Shui recomenda não inverter as funções de um ambiente. Os quartos de dormir devem ser locais que convidem ao descanso e que lhe transmitam beleza e acolhimento.
Muito importante:Proteja a privacidade de seu quarto.O local para receber visitas é a sala de estar ou áreas de uso comum.
Lembre-se: o ambiente transmite sensações e quanto mais sensível você é, mais é influenciado pela harmonia ou desarmonia de um ambiente.
Além disso, quanto mais você conhece as influências que recebe mais poder tem de direcioná-las para a conquista de seus objetivos.

O amor é uma necessidade básica do ser humano. Proteção também.
Para atrair bons relacionamentos e auto-estima:
Para ativar o lado do Relacionamento (Direção Noroeste no Hemisfério Sul) de seu quarto:
Usando o centro de seu quarto como referência, na direção onde o Sol está lá pelas 16h00, (na baixa latitude e nas regiões polares é necessário o uso da bússola) se possível coloque um par de objetos iguais (pode ser dois pequenos vasos decorativos) e uma pedra quartzo rosa. Dentro do vaso coloque as frases:
Eu amo, respeito e honro a minha pessoa, base para viver o amor.
O Amor nos envolve e alimenta.
Espontaneidade e diplomacia são caminhos para o amor manifestar-se em nossas vidas.
Se não houver espaço para colocar os pequenos vasos, pode ser um quadro que tenha duas belas flores iguais (sem espinhos!), com as frases atrás do quadro.

Qual é a melhor forma de trazer harmonia para o quarto? Como o feng shui contribuiu para isso?

As casas falam. O Feng Shui nos ensina a prestar atenção e conhecer sua linguagem. Primeiro, damos formas às nossas casas. Depois, elas dão forma às nossas vidas.
Essa frase de Churchill explica bem as influências que recebemos de nossos ambientes.

O Feng Shui compreende que a verdadeira harmonia brota de nosso interior. Suas técnicas buscam criar essa harmonia nos ambientes para que seja mais fácil encontrá-la dentro de você. O Feng Shui entende que cada um de nós é um microcosmo que precisa inserir-se harmoniosamente no macrocosmo.

Assim, as orientações do Feng Shui Lógico buscam manter a chama do amor e da harmonia acesas em nossas vidas, através do auxílio que os ambientes harmonizados nos trazem. Porque viver em harmonia é fundamental para nossa saúde e bem-estar. Ensina o valor que cada objeto, cada ambiente tem em nossa vida. O Feng Shui compreende a importância que a Natureza tem para a vida humana. E como podemos nos relacionar com ela e atrair para nossa vida mais saúde e bem-estar.
Decifrando a linguagem das direções cardeais e da simbologia, nos reconecta com Sol e a Natureza. Todas as áreas da casa assumem a importância de cada área do ba-guá para nossas vidas. Aprendemos que uma lavanderia que está a Noroeste, por ex., é de vital importância para o encontro de nosso equilíbrio emocional, já que ocupa a área que corresponde a Relacionamentos em nossa vida.
Assim sabemos que o equilíbrio entre os 5 Elementos (Fogo, Terra, Metal, Água, Madeira) produz harmonia. Que móveis bem posicionados facilitam a circulação no ambiente e também a sensação de leveza e espaço, que nos descansa e recarrega nossas energias.
Ao analisar o quarto segundo suas orientações e técnicas, logo diagnosticamos o que falta ou o que existe em excesso, e muitas vezes sem custo algum ou com soluções de baixo-custo (uma cor introduzida através de um tapete ou almofada pode fazer diferença). Desenvolveu uma linguagem baseada na percepção de como as formas, os móveis e objetos de decoração influem em nosso ânimo e disposição.

Feng Shui pode e deve ser associado à astrologia para atingir seus mais altos níveis de harmonia e equilíbrio. Porque nos conscientiza que cada ser humano é único, não existem duas pessoas iguais. A chave da harmonia passa por esta compreensão.

O que se deve fazer para equilibrar as energias no ambiente do quarto?
Para responder a essa pergunta precisamos conhecer:
– a área do ba-guá que esse quarto ocupa segundo o ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul:
(lembre-se que colocamos o ba-guá no centro da construção, não na porta de entrada)

bagua_ Feng Shui _h_sul_com_planta_baixa

Neste vídeo de 2 minutos, veja como aplicar a bússola na Perspectiva Feng Shui Lógico – para o Hemisfério Sul:
Como achar o Norte e aplicar o Ba-guá para o Hemisfério Sul? – Feng Shui Lógico com Stela Vecchi

– a quantidade de luz natural que recebe (tamanho e posição da porta e janela);
– tamanho do quarto e a disposição dos móveis e objetos dentro dele;
– estado de conservação do mesmo e da casa (apto.) que o contém;
– cores das paredes;
-se tiver suíte, posição da porta;
-existência ou não de cortinas;
– tipo de influência externa que recebe através da vizinhança e da visão de sua janela;
– tipos de móveis e posicionamento dos móveis;
-luminosidade artificial;
-cores e objetos que existem no local,
– se há televisão, computador, etc.
Só assim podemos diagnosticar e equilibrar um quarto.

Na sua opinião, quão importante é o quarto em uma casa/apto?

Nossa casa é muito importante em nossa vida, pois é nosso refúgio, o local onde recarregamos nossas energias. Porém, quando nossa casa e nosso quarto não estão harmonizados, eles não conseguem cumprir sua missão.

Passamos grande parte de nossa vida dormindo. O quarto de dormir é o local mais importante para nossa saúde e para a qualidade de nosso relacionamento conosco e com quem nos rodeia, portanto, a qualidade de nosso sono é fundamental para nossa saúde e equilíbrio emocional. Quem não dorme bem terá maior dificuldade para ter equilíbrio e contentamento interior diante dos acontecimentos diários que a vida nos traz.
As raízes da irritação também podem estar aí.

O quarto revela nossa auto-estima e o cuidado que temos conosco.

Conte-nos um pouco sobre sua formação e trajetória profissional.

Sou formada em Letras. Meu grande interesse há mais de 30 anos por tudo que se relacione a bem-estar e felicidade me levou a ler muitos livros sobre psicologia, simbologia, numerologia, espiritualidade ocidental e oriental e a fazer vários cursos, inclusive Feng Shui, Radiestesia e Decoração de Interiores.
Comecei a praticar em minha casa os ensinamentos aprendidos e os resultados foram muito animadores. Eu havia acessado uma poderosa ferramenta para auxiliar no caminho da harmonia e da felicidade. Comecei a ministrar cursos de Feng Shui e a atuar como Consultora residencial e empresarial em 1999, na perspectiva do Chapéu Negro, do Mestre Lin Yun. Sempre me aperfeiçoando, lendo e meditando sobre esse profundo assunto, compreendi a necessidade de usar o Ba-guá da Sequência do Céu Posterior adaptado para o Hemisfério Sul em nosso hemisfério.
Também compreendi a importância do centro da construção como eixo do Ba-guá, e aplicamos o ba-guá a partir do centro e não da porta de entrada. Em 2004 foi publicado o livro Feng Shui Lógico de minha autoria pela Ícone Editora explicando o nascimento dessa nova perspectiva que busca também as associações entre o Feng Shui Lógico e a Ciência.
Dessa nova visão nasceu o segundo livro, No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, Edição de Autor. Esse livro faz uma nova interpretação dos símbolos impressos em nossa bandeira nacional e de nosso Hino. Defende a aplicação do Feng Shui Lógico nas Escolas Públicas. O objetivo é a renovação de nosso Ensino Público.
A partir de 2008 iniciamos com a ajuda da LineMidia os Cursos de Feng Shui Lógico e de Astrologia no Hotel Mercure, em São Paulo,com grande sucesso.
O terceiro livro, O Caminho da Sabedoria, Edicon, discorre sobre a razão dos relacionamentos que atraímos em nossas vidas.
Com a criação do blog procuramos a divulgação dessa nova forma de ver a realidade em harmonia com a Natureza e compreendendo nossas casas como um espelho de nós mesmos. O objetivo é atingirmos a harmonia dentro de nós. Com percepção dessas influências que recebemos dos ambientes e direcionando com as técnicas do Feng Shui Lógico podemos aumentar nosso poder de decisão e de direção para nossa vida, atingindo novos níveis de felicidade e de bem-estar.

Você dorme bem? Como é o seu quarto? Algum detalhe que mudaria? Por quê?

Durmo muito bem.
Sou casada há 31 anos e há 10 anos atrás sentimos necessidade de cada um ter seu próprio quarto. Temos ritmos muito diferentes (na Astrologia, ele é Javali Fogo Aquário e eu, Serpente Água Capricórnio) e assim pudemos desenvolver melhor nossas individualidades. O resultado foi mais compreensão entre nós e maior harmonia em nosso relacionamento. Portanto durmo sozinha.
Com o desenvolvimento da percepção que o Feng Shui Lógico me proporcionou, mantenho meu quarto de acordo com as necessidades de energia que preciso para desempenhar minhas atividades diárias com prazer e harmonia. E com o passar do tempo, essas sensações são cada vez melhores, mesmo em meio aos desafios constantes que os tempos especialmente tensos que vivemos nos trazem.
O encontro comigo mesma ficou mais fácil, agradável e constante. Desenvolvi uma grande amizade comigo mesma também. Outro benefício foi uma grande confiança na capacidade de superar e vencer os desafios.


INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:

Inscreva-se Canal Youtube/Feng Shui Lógico

Stela Vecchi

Entrevista concedida a Juliana Sayuri

Vídeo: O que é Feng Shui? Com Stela Vecchi

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

Video com Stela Vecchi: Como achar o Norte com a bússola? Feng Shui Lógico para o Hemisfério Sul

Confira a aplicação do ba-guá:Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar das Quatro Estações segundo o Feng Shui Lógico

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Livros, apostilas, ba-guás para o Hemisfério Sul, bolas de cristal facetado:

Loja Feng Shui Lógico

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

69 Comentários

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *