A lógica do Feng Shui e como receber seus benefícios

Amigos e Viagens Sudoeste Hemisfério Sul
Amigos e Viagens
Sudoeste Hemisfério Sul
bagua_ Feng Shui _h_sul_com_planta_baixa

Não é fácil explicar o Feng Shui. Muito menos sua forma de ação. Porém quem decide conhecer e praticar suas orientações recebe a gratificação de ser inserido em uma dimensão muito mais harmônica e feliz: a dimensão da Natureza.

Feng Shui pertence àqueles assuntos que ficam restritos às pessoas que se dedicam a conhecer as realidades não aparentes mas essenciais, como o ar que respiramos. Normalmente chamados de místicos, são pessoas movidas e alimentadas pelo Amor que sentem pela Vida e Seu Criador.

Alcançam altos vôos, mas vôos solos… Precisamos encontrar meios de nos elevarmos e voarmos juntos para novas oitavas de pensamento através de denominadores comuns a todos nós. A Vida é um projeto inacabado e pede nossa participação. Em minha concepção, Feng Shui facilita esse processo de nos integrar harmoniosamente à Vida que nos sustenta.

O Feng Shui compreende a realidade através da matéria. Pelo que vê, intui o que não vê. Suas técnicas criam equilíbrio e motivação colocando de forma prática essa nova oitava que precisamos alcançar em nossa vida pessoal e familiar, células que compõem a sociedade.
Então, podemos definir Feng Shui como um estudo que coloca o ser humano em harmonia com ele mesmo, com sua realidade geográfica e com a Vida Cósmica que o envolve.

Possui três vertentes hoje: a Escola tradicional, ou da Bússola; a Escola do Chapéu Negro e mais recentemente o Feng Shui Lógico, que defende a adaptação do Ba-guá da Seqüência do Céu Posterior para o Hemisfério Sul baseada nos trigramas (e sua correlação com as estações do ano) e as Estrelas-guia do Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul: Polaris e Alpha-Crux. O Feng Shui Lógico criou o Método Solar das Quatro Estações, método inédito e válido nos dois hemisférios onde o ba-guá é aplicado a partir do centro da construção com o auxílio da bússola. No Hemisfério Sul utiliza o Ba-guá da Sequência do Céu Posterior adaptado ao Hemisfério Sul. Essa perspectiva compreende a profunda base filosófica chinesa e atualiza no Tempo e no Espaço essa importante ferramenta para criar harmonia e prosperidade.

Essa perpectiva é explicada no livro Feng Shui Lógico, de Stela Vecchi (Ícone Editora, São Paulo, 2004) que relaciona a Teoria da Relatividade de Einstein e o estudo da Simbologia Junguiana entre outras associações científicas para comprovar a eficácia do Feng Shui.

O Feng Shui Lógico tem como objetivo principal preservar o espírito que deu origem ao Feng Shui e à utilização do Ba-guá (Pa-kuá) através do estudo do I Ching (O Livro das Mutações, Richard Wilhelm, Editora Pensamento), onde encontramos a explicação dos trigramas, uma das bases principais do Feng Shui. E atualizar esses estudos com os conhecimentos dos dias de hoje, não desprezando nenhuma informação que possa trazer cada vez mais harmonia, saúde e bem-estar. Ser fiel à constatação de que tudo está em constante mutação, portanto aberta às alterações sempre que se fizerem necessárias e sempre que novas descobertas forem feitas, aperfeiçoando cada vez mais seus conceitos.

Desde o início de nossa civilização, muito conhecimento foi conquistado, sendo possível hoje delinear cientificamente dentro da diversidade humana as bases que proporcionam a felicidade. Fica uma lição de humildade depois de tanto avanço científico: é preciso conviver com o Mistério da Vida. Sabemos muito, mas não sabemos tudo. Esse é o princípio da Sabedoria.

Feng Shui deve cumprir sua missão de integrar nossa vida humana na vida cósmica que nos rodeia. As técnicas de Feng Shui Lógico, acrescentadas com a compreensão de Universo que a Teoria da Relatividade de Einstein nos trouxe, com a linguagem simbólica que as acompanham e que Carl G. Jung penetrou tão profundamente pode nos auxiliar muito na obtenção da harmonia dentro e fora de nós.
Hemisférios Norte e Sul

Ba-guá para o Hemisfério Norte
bagua_fw_hemisfério_norte

Ba-guá para o Hemisfério Sul
Ba-guá Feng Shui Lógico - Hemisfério Sul

O Feng Shui Lógico ensina a aplicar o ba-guá a partir do centro da construção e alinha o lado da construção que recebe os primeiros raios do nascer o Sol com o trigrama da Família e Saúde, o Trovão.
Você alinha sua casa com os eixos Norte/Sul, sintonizando a construção com a Luz do Sol, a maior energia vital que recebemos em nosso planeta.

Através de conceitos quânticos, aprendemos a ver nossa vida interligada ao espaço que nos sustenta e em harmonia com nosso caminho pessoal, buscando a integração de nossos quatro corpos: físico, mental, emocional e espiritual. As residências são um meio para compreendermos essa realidade.

O Feng Shui Lógico utiliza o Ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul para harmonização no Hemisfério Sul e o Ba-guá do Hemisfério Norte para harmonização no Hemisfério Norte.

Desde que o Sol surge no horizonte, no Leste, é ele a nossa maior referência para podermos nos orientar: sempre em relação ao centro de nossa casa ou do local que queremos harmonizar.
Importante: Em regiões perto da linha do Equador e perto de zonas polares é necessário usar a bússola colocada no centro da construção.

Horários para o Hemisfério Sul:
O Sol está por volta das 6h00 da manhã no Leste (Família e Saúde);
por volta das 9h00 da manhã no Nordeste (Prosperidade);
ao meio-dia ao Norte (Sucesso);
às 15h00 no Noroeste (Relacionamentos);
às 18h00 (hora considerada mística) no poente, a Oeste (Criatividade e Filhos Menores);
agora o Sol começa a nascer no Hemisfério Norte e já começa a noite para nós:
às 21h00 a Sudoeste (Amigos, Proteção Espiritual e Viagens);
às 24h00 ao Sul (Trabalho e Missão de Vida),
e às 3h00 da madrugada está à Sudeste (Autoconhecimento e Evolução Pessoal), quando a Terra completa seu giro diário em volta do Sol e se prepara para virar dia novamente no Hemisfério Sul.
É esse giro da Terra que origina o fuso-horário, com as horas locais dos países nos dois Hemisférios.
Para o Hemisfério Sul, à noite, é a Alpha Crux, a Estrela mais brilhante do eixo mais comprido do Cruzeiro do Sul que pode nos orientar: ela aponta o Pólo Sul.

Tudo gira a partir de um centro, um eixo: o centro da construção de nossa casa representa esse eixo, que recebe os oito ventos fundamentais associados aos trigramas, sempre tendo como referência o centro de sua casa ou imóvel que quer harmonizar: Trovão; Vento; Fogo; Terra; Lago; Céu; Água e Montanha.
[photopress:Imagem1.jpg,thumb,centered]
Estações do ano, trigramas e direções cardeais para os dois Hemisférios:

Trigrama Trovão = CHÊN = Leste nos dois hemisférios = Nascer do Sol = Primavera = Família e Saúde = lado da casa que recebe os primeiros raios de Sol, pela manhã;
Correspondência com o Número 3

Trigrama Vento = SUN = NE (H.Sul) e SE (H. Norte) = Sol por volta das 9h00 da manhã = Final da Primavera= Prosperidade = lado da casa iluminado nesse horário pelo Sol;
Correspondência com o Número 4

Trigrama Fogo = LI = Norte (H. Sul) e Sul (H. Norte) = Sol do meio-dia = Verão = Sucesso = lado da casa que recebe o Sol nesse horário;
Correspondência com o Número 9

Trigrama Terra = K’UN = NO (H. Sul) e SO (H. Norte) = Sol por volta das 15h00 = Relacionamentos = lado da casa iluminado nesse horário;
Correspondência com o Número 2

Trigrama Lago = TUI = Oeste nos dois hemisférios = pôr do Sol = Criatividade e Filhos Menores = lado da casa que recebe a luz solar nesse horário;
Correspondência com o Número 7

Trigrama Céu = C’HIEN = SO (H. Sul) e NO (H. Norte) = Amigos e Viagens = Final de Outono = corresponde ao horário das 21h00 no dia;
Correspondência com o Número 6

Trigrama Água = K’AN = Sul (H.Sul) e Norte (H. Norte) = Trabalho = Inverno = Meia-noite = lado que é apontado pela Estrela mais brilhante do Cruzeiro do Sul, a Alpha- Crux;
Correspondência com o Número 1

Trigrama Montanha = KÊN = SE (H. Sul) e NE (H. Norte) = Autoconhecimento e Espiritualidade = Final do Inverno = precede o nascer do Sol = horário do dia 03h00 da manhã;
Correspondência com o Número 8

Nos links abaixo, veja como aplicar o Ba-guá segundo o Feng Shui Lógico, que utiliza o ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul (no Hemisfério Sul):

Stela Vecchi

Hotel Presidente - MacchuPicchu

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

Video com Stela Vecchi: Como achar o Norte com a bússola? Feng Shui Lógico para o Hemisfério Sul

Confira a aplicação do ba-guá:Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar das Quatro Estações segundo o Feng Shui Lógico

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Livros, apostilas, ba-guás para o Hemisfério Sul, bolas de cristal facetado:

Loja Feng Shui Lógico
Confira o Programa do Curso Básico em nosso Website:
Programa Curso Básico de Feng Shui Lógico
Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *