O Feng Shui Lógico utiliza o Ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul para harmonização no Hemisfério Sul e o Ba-guá do Hemisfério Norte para harmonização no Hemisfério Norte.
Desde que o Sol surge no horizonte, no Leste, é ele a nossa maior referência para podermos nos orientar: sempre em relação ao centro de nossa casa ou do local que queremos harmonizar. O Sol está por volta das 6h00 da manhã no Leste ( Família e Saúde); por volta das 9h00 da manhã no Nordeste (Prosperidade); ao meio-dia ao Norte (Sucesso); às 15h00 no Noroeste (Relacionamentos); às 18h00 (hora considerada mística) no poente, a Oeste (Criatividade e Filhos Menores); agora o Sol começa a nascer no Hemisfério Norte e já começa a noite para nós: às 21h00 a Sudoeste (Amigos, proteção espiritual e viagens); às 24h00 ao Sul (Trabalho e Missão de Vida), e às 3h00 da madrugada está à Sudeste (Autoconhecimento e Balanço de Vida), quando a Terra completa seu giro diário em volta do Sol e se prepara para virar dia novamente no Hemisfério Sul.
É esse giro da Terra que origina o fuso-horário, com as horas locais dos países nos dois Hemisférios.
Para o Hemisfério Sul, à noite, é a Alpha Crux, a Estrela mais brilhante do eixo mais comprido do Cruzeiro do Sul que pode nos orientar: ela aponta o Pólo Sul.
Tudo gira a partir de um centro, um eixo: o centro da construção de nossa casa representa esse eixo, que recebe os oito ventos fundamentais associados aos trigramas, sempre tendo como referência o centro de sua casa ou imóvel que quer harmonizar: Trovão; Vento; Fogo; Terra; Lago; Céu; Água e Montanha.
Importante: Nas zonas de baixa latitude (linha do Equador) e regiões polares é necessário o uso da bússola e de estudos mais profundos para equilíbrio das temperaturas dentro de casa.
Trigrama Trovão = CHÊN = Leste = Nascer do Sol = Primavera = Família e Saúde = lado da casa que recebe os primeiros raios de Sol, pela manhã;
Correspondência com o Número 3
Trigrama Vento = SUN = NE = Sol por volta das 9h00 da manhã = Final da Primavera= Prosperidade = lado da casa iluminado nesse horário pelo Sol;
Correspondência com o Número 4
Trigrama Fogo = LI = Norte = Sol do meio-dia = Verão = Sucesso = lado da casa que recebe o Sol nesse horário;
Correspondência com o Número 9;
Trigrama Terra = K’UN = NO = Sol por volta das 15h00 = Relacionamentos = lado da casa iluminado nesse horário;
Correspondência com o Número 2;
Trigrama Lago = TUI = Oeste = pôr do Sol = Criatividade e Filhos Menores = lado da casa que recebe a luz solar nesse horário;
Correspondência com o Número 7
Trigrama Céu = C’HIEN = SO = Amigos e Viagens = Final de Outono = corresponde ao horário das 21h00 no dia;
Correspondência com o Número 6;
Trigrama Água = K’AN = Sul = Trabalho = Inverno = Meia-noite = lado que é apontado pela Estrela mais brilhante do Cruzeiro do Sul, a Alpha- Crux;
Correspondência com o Número 1;
Trigrama Montanha = KÊN = Autoconhecimento e Espiritualidade = Final do Inverno = precede o nascer do Sol = horário do dia 03h00 da manhã;
Correspondência com o Número 8
Stela Vecchi
Neste link, veja como aplicar:
http://blog.fengshuilogico.com/2008/07/21/aprendendo-a-colocar-o-ba-gua-na-tecnica-feng-shui-logico/
Ba-guá Feng Shui Lógico para o Hemisfério Sul
Ba-guá Feng Shui Lógico para o Hemisfério Norte
Stela Vecchi é escritora e consultora de Feng Shui.
Autora do livro Feng Shui Lógico (Ícone Editora, SP, 2004), ministra cursos de Feng Shui Lógico, técnica que favorece a felicidade porque deixa sua casa harmoniosa e plena de energia benéfica.
Autora do livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, onde analisa a bandeira brasileira de um ponto de vista inédito.
Seu terceiro livro, O Caminho da Sabedoria, é sobre o amor e sobre o verdadeiro significado dos relacionamentos amorosos em nossa vida.Visite também o site: www.fengshuilogico.com
Gostaria de obter informações qual deve ser a posição certa da mandala na região nordeste especificamente em recife região Sul.Boa Viagem .
Abraços
Fernando
Fernando,
Neste texto você encontra todas as explicações:
http://blog.fengshuilogico.com/2008/07/21/aprendendo-a-colocar-o-ba-gua-na-tecnica-feng-shui-logico/
Visite também a Home do site:
http://www.fengshuilogico.com
Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
Comunicação – Feng Shui Lógico
Gostaria de saber sobre a posição leste,o sol ñ entra no meu apartamento logo pela manhã,lá pra umas 9,10 horas ele entra na cozinha,posso me direcionar por ele? colocandoo lado leste no cômodo ao lado deleutilizando é claro o centro do imóvel? grata Ana.
Ana,
Coloque o lado verde do Ba-guá para o Hemisfério Sul na direção real que ele está às 6h00, mesmo que não tenha janela. Este é o local da Família e da Saúde em sua casa. Verifique o que há neste local e se possível coloque uma figura do Sol neste local, além de planta saudável (ou quadro de um belo jardim) com a frase da área atrás.
Olá Stela,fiquei feliz em encontrar o seu site, pois para mim é o que trata de forma mais coerente a aplicação do Baguá, levando em conta os pontos cardeais, o hemisfério sul, o Fogo no norte…Estou bem mais à vontade agora ao aplicar o Baguá na minha casa. Abraços!
What a great blog. I spend days on the internet reading blogs, about tons of different subjects. I have to first of all give kudos to whoever created your website and second of all to you for writing what i can only describe as an amazing post. I honestly believe there is a skill to writing articles that only a few posses and frankly you have it. The combination of informative and quality content is definitely extremely rare with the large amount of blogs on the internet.
Qual é a melhor tecnica para vender a casa rápido ?