Tipos de Ba-guá, o instrumento do Feng Shui que une a Terra ao Céu

Blog

Equinocio

Existe um misterioso elo que liga sua vida ao Universo. Intuir, pressentir, ter consciência disso é fundamental para você compreender o Feng Shui. Aumentar a vitalidade humana é o objetivo.

O Ba-guá representa as forças naturais que nos influenciam. No I Ching, o livro das mutações, existem 2 modelos: o de Fu-Hsi, conhecido como Ba-guá da Sequência do Céu Anterior, e o do imperador Wen, chamado de Ba-guá da Sequência do Céu Posterior – este último é atualmente usado como principal ba-guá para análises de Feng Shui.

Fu Hsi, um dos sábios mais antigos chineses, reconheceu que os oito elementos básicos do Universo podiam ser explicados como uma combinação de três linhas yin, interrompidas, ou três linhas yang contínuas.
Esses trigramas fundamentais receberam o nome do elemento que representavam:
Céu, Terra, Trovão, Água, Montanha, Vento, Fogo e Lago.
Por volta de 1123 a.C., o Rei Wen, do Estado de Zhou, criou os hexagramas, que são dois trigramas um sobre o outro, formando figuras de 6 linhas.
Existem 64 possíveis combinações dos oito trigramas, que podem produzir um hexagrama estável ou dois, que retrata uma situação em movimento.

As palavras encontradas no I Ching são mais antigas que o próprio livro e provêm de uma linguagem xamânica da China antiga.
O I Ching foi escrito para manter as pessoas em contato com a afluência da energia vital universal e com as informações encerradas no inconsciente.
O objetivo do oráculo é recordar-nos de que fazemos parte de um quadro maior. Nossas preocupações não podem ser separadas do fluxo de vida que nos cerca.
Todos esses ensinamentos foram compilados por volta de 200 a.C. e o converteram no I Ching, o livro das mutações, um texto clássico oriental. Essa compilação clássica corresponde exatamente ao texto que conhecemos hoje.

O Pa-Kuá, ou Ba-guá, é o “mapa” da harmonização. Sua figura geométrica de 8 lados (guás), o octógono, é o símbolo da perfeição e do equilíbrio, já que o octógono é a figura de transição entre o círculo (Céu) e o quadrado (Terra). Como vimos, representa os 8 ventos primordiais e suas características para favorecer a Vida.
 O número 8 também simboliza um novo começo, e é por esse motivo que as pias batismais têm em geral essa forma, indicando que uma nova vida se inicia para quem é batizado pela água (purificado através dela).

BA-GUÁS e o Feng Shui Lógico,uma nova perspectiva de Feng Shui que utiliza o Ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul no Hemisfério Sul

1. Ba-guá da Seqüência do Céu Anterior

Ba-guá Céu Anterior

Aproximadamente 4 000 a.C – Surgimento da concepção da individualidade humana e das influências que recebe no momento em que nasce, em que vem à Luz, e com a natureza que a cerca. Surge o Ba-guá do Céu Anterior, atribuído ao sábio chinês Fu-Hsi.
Este Ba-guá não deve sofrer alteração, já que tem como referência o Pólo Norte Celeste e não está correlacionado com as estações do ano.

2. Ba-guá da Seqüência do Céu Posterior – utilizado pela Escola da Bússola, pela Escola do Chapéu Negro e pelo Feng Shui Lógico, adaptado para o nosso hemisfério conforme explicação no fim deste texto.
Ba-guá Céu Posterior_1

1 123 a.C – Rei Wen associa a colocação do Ba-guá com as direções cardeais. Com isso, os trigramas do Céu Anterior saem de sua posição de pares de opostos e são relacionados com as direções cardeais e as estações do ano para o Hemisfério Norte. Este Ba-guá fica conhecido como Ba-guá do Céu Posterior, e é o mais utilizado hoje para as análises das construções.

Escola da Bússola – Hemisfério Norte

pakua
Fonte:Internet

Escola da Bússola – Hemisfério Sul
ba-guá_bússola
Fonte: Internet

Ba-guá utilizado pela Escola do Chapéu Negro – Esta Escola não utiliza as direções cardeais
Ba-guá Chapéu Negro

1960 –Mestre Thomas Lin Yun – Escola do Chapéu Negro – faz uma leitura diferente dessa sabedoria: mostra a dimensão dos pensamentos atuando fortemente sobre a arrumação que damos às nossas casas e em nosso ambiente de trabalho, retira a associação com os pontos cardeais e aplica o Ba-guá de forma rígida, com a área do Trabalho sempre associada com a porta de entrada do imóvel, independente da direção real que o imóvel ocupa em relação à Natureza: Norte, Sul, Leste, Oeste, etc

2000 – Roger Green adapta o Ba-guá do Céu Posterior para o Hemisfério Sul, tendo como referência a antiga Escola da Bússola.

2004 – Publicação do livro Feng Shui Lógico, que demonstra a necessidade de adaptarmos o Ba-guá da Seqüência do Céu Posterior para o Hemisfério Sul, e criando um novo método: o Método Solar das Quatro Estações, inédito nos dois Hemisférios. O Feng Shui Lógico tem como missão divulgar as técnicas de Feng Shui atualizadas no tempo e no espaço sem alterar sua essência milenar: facilitar a entrada da paz, prosperidade e harmonia em nosso planeta, na compreensão das leis do equilíbrio e do Amor.

Ba-guá utilizado pelo Feng Shui Lógico

Ba-guá Feng Shui Lógico - Hemisfério Sul

Feng Shui Lógico é um valioso intrumento na conquista de seus sonhos.
Tudo é possível.
Nascemos para sermos felizes, para vivermos em harmonia com a Natureza e com nossa própria natureza. E essa é a maior função do Feng Shui, ser um instrumento que facilita essa conquista.
Nossas casas refletem nossas vidas e são poderosos instrumentos para alcançarmos novos níveis de saúde e bem-estar.

Cada uma das oito direções do Ba-guá possui forças que fortalecem e impulsionam nosso ser, em harmonia com o Deus de nosso coração, ao nosso desenvolvimento pleno e sadio.

Feng Shui Lógico possui um método inédito para a colocação do Ba-guá sem alterar sua essência milenar: o Método Solar das Quatro Estações.Tem como objetivo principal aumentar a vitalidade humana através das técnicas milenares do Feng Shui e da conexão com as forças naturais que comandam o nosso planeta.
Nossa Perspectiva se baseia na correlação dos trigramas com as estações do ano, na teoria dos cinco elementos e na teoria dos cinco animais, bases principais do Feng Shui. Não correlaciona esses princípios com a astrologia chinesa, apesar de utilizar astrologia chinesa e ocidental para conhecimento das naturezas e facilitar no processo da harmonização.
Atualiza esses estudos com os conhecimentos dos dias de hoje, não desprezando nenhuma informação que possa trazer cada vez mais harmonia, saúde e bem-estar: isto é, aumentar a vitalidade humana em sintonia com a Vida Cósmica que nos envolve.

A perspectiva Feng Shui Lógico busca ser fiel à constatação de que tudo está em constante mutação, portanto é aberta às alterações sempre que se fizerem necessárias e sempre que novas descobertas forem feitas, aperfeiçoando cada vez mais seus conceitos.
Desde o início de nossa civilização, muito conhecimento foi conquistado, sendo possível hoje delinear cientificamente dentro da diversidade humana as bases que proporcionam a felicidade. Fica uma lição de humildade depois de tanto avanço científico: é preciso conviver com o Mistério da Vida. Sabemos muito, mas não sabemos tudo. Esse é o princípio da Sabedoria.
Feng Shui deve cumprir sua missão de integrar nossa vida humana na vida cósmica que nos rodeia. As técnicas de Feng Shui Lógico, acrescentadas com a compreensão de Universo que a Teoria da Relatividade de Einstein nos trouxe, com a linguagem simbólica que as acompanham e que C.G. Jung penetrou tão profundamente pode nos auxiliar muito na obtenção da harmonia dentro e fora de nós.

Blog

Equinocio

Ba-guá Feng Shui Lógico para o Hemisfério Norte
bagua_fw_hemisfério_norte

O Feng Shui Lógico Utiliza o centro da residência (não a porta de entrada) como referência para a colocação do Ba-guá.
Usa o ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul no Hemisfério Sul e o Ba-guá do Hemisfério Norte no Hemisfério Norte.

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

Vídeo: O que é Feng Shui?
Com Stela Vecchi

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Video com Stela Vecchi: Como achar o Norte com a bússola? Feng Shui Lógico para o Hemisfério Sul

Confira a aplicação do ba-guá:Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar das Quatro Estações segundo o Feng Shui Lógico

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Livros, apostilas, ba-guás para o Hemisfério Sul, bolas de cristal facetado:

Loja Feng Shui Lógico
Confira o Programa do Curso Básico em nosso Website:
Programa Curso Básico de Feng Shui Lógico
Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

21 Comentários

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *