Explicação de como age a técnica Feng Shui Lógico – Descrição de alguns casos e sua evolução

FENG SHUI podemos definir como A Arte da Organização do Espaço para maior bem-estar dos que dele usufruem.

Feng Shui possui várias escolas, a que utilizamos é o Feng Shui Lógico pelo Método Solar das Quatro Estações segundo o livro Feng Shui Lógico (Integração Dinâmica entre Equilíbrio Pessoal e Ambiental, Stela Vecchi, Ícone Editora, S.P., 2004) adaptado para o Hemisfério Sul.

FENG SHUI atua de forma física nos ambientes através da melhor posição para móveis, luzes, plantas, cores, quadros e também atua fortemente na dimensão dos pensamentos, através de programação neurolinguística e do estudo do papel dos Símbolos em nossa vida.

Feng Shui: O que é ?
Podemos definir como o estudo do ambiente e suas influências em nossas vidas.
Feng Shui também é conhecido como a “acupuntura da casa”.

Feng Shui (pronuncia-se Fung Shuei) significa vento e água, em chinês. Seu nome diz que devemos criar em nossos ambientes a leveza e a suavidade, tão suaves como “as águas de um regato que descem suavemente uma montanha, dia e noite, sem cessar”.( Confúcio – K’ung Fu Tzu – Filósofo chinês – 551-479 a . C.)

Quando se projeta uma estufa para plantas leva-se em conta as situações ideais que os vegetais necessitam para atingirem seu máximo desenvolvimento como tal.
No caso de seres humanos, procura-se criar condições as mais favoráveis possíveis onde a vida transcorrerá com menos obstáculos e maior bem-estar físico, psíquico e espiritual.

O Feng Shui também estuda a energia pessoal que cada um possui e busca a harmonia de nossa identidade com o Universo de forma sadia e gratificante.

A Casa “Viva”- uma residência saudável é aquela em que seu padrão de energia, sua qualidade energética brinda seus moradores com condições favoráveis à vida.

Origens desse estudo :

>Observação criteriosa dos efeitos da energia circundante sobre o ânimo das pessoas (Geomancia).Iniciou-se na China há mais de 5.000 anos atrás.

>Definição de Geomancia : ciência cosmológica tradicional, precursora do Feng Shui.Trata-se da determinação das influências que permitem ao homem viver em harmonia com o seu quadro natural e, em conseqüência, em harmonia com o céu.

>A estética da paisagem urbanizada é conseqüência da harmonia cósmica e da competência daquele que está apto a sentí-la e interpretá-la. (Dicionário de Símbolos – Jean Chevalier / Alain Gheerbrant – 13o. edição – José Olympio Ed.)

Como age o Feng Shui:

Nossas casas refletem nossos padrões de comportamento e são verdadeiras fontes para nosso autoconhecimento.

Instrumentos utilizados para obtenção de maior harmonia ambiental:

>Baguá adaptado para o hemisfério sul em sintonia com a Luz solar sobre os ambientes. O Ba-guá é uma figura geométrica de 8 lados que aplicada à planta-baixa do imóvel revela as medidas a serem tomadas para criar simetria e harmonia. Compreende as seguintes áreas: Autoconhecimento/Espiritualidade; Trabalho/Carreira; Amigos/Viagens; Criatividade/Filhos; Relacionamentos; Sucesso/Fama; Prosperidade/ Abundância; Família/Saúde e o Centro.

>Plantas vivas e curas ambientais de acordo com a necessidade

>Cores de acordo com o que se deseja ativar em um ambiente

>Cristais facetados e sinos de vento de material dourado ou bambu – reguladores de energia, ajudam a aumentar ou diminuir a energia de um local – Ex: Corredores longos demais ; várias portas em um mesmo corredor;escadas ou banheiros localizados no centro da casa podem gerar problemas de saúde como ansiedade, stress.É aconselhável a visita ao local, onde se decide qual o melhor “remédio”para a situação: cor das paredes, colocação de quadros adequados, tapetes, objetos ancoradores de energia podem alterar o fluxo energético, trazendo aos moradores maior sensação de equilíbrio e boa disposição

>Espelhos de boa qualidade colocados em locais indicados

>Aquários, fontes

>Aromas, músicas adequadas ao que se deseja ativar em um ambiente

>Luzes, velas

>Cristais segundo sua cor, natureza e propriedade terapêutica

>Símbolos de proteção espiritual.

Para terapia pessoal, as áreas mais importantes são o Centro da residência, relacionamentos e o quarto de dormir da pessoa.

Procedimentos que a técnica utiliza em relação à moradia:
>Analisar a qualidade da energia gerada pelo imóvel e pelas circunstâncias que o cercam. Orientar quanto às atitudes a serem tomadas para atingir uma energia mais saudável

>Aplicação do Baguá sobre a planta-baixa do imóvel e interpretação da forma segundo o que a técnica ensina

>Verificar as melhores posições para móveis, plantas, quadros

>Verificar o equilíbrio dos elementos , introduzindo através das cores adequadas , objetos, motivo das gravuras os elementos faltantes

>Excesso de móveis em um local podem dificultar a circulação benéfica da energia. Orientar quanto aos possíveis problemas que a residência está apresentando e sua correlação com as áreas de nossas vidas

>Orientar quanto à entrada , as impressões simbólicas que os ambientes me transmitem. Orientar para que sejam as melhores possíveis

>Através da data de nascimento e utilizando os conhecimentos dos horóscopos chinês aliado ao ocidental, verificar as necessidades principais dos que convivem em um mesmo espaço.

Descrição de alguns casos coletados em nossa experiência com a técnica:

Caso 1 – Senhora de 55 anos nos solicita uma avaliação da sua moradia. Sua queixa principal é sofrer de depressão.
A casa possui três andares. Verificamos os seguintes pontos que precisam de correção:
– Garagem no sub-solo, pouco utilizada.
– Escada que liga os andares vazada.
– Quarto de dormir da referida senhora com poucos estímulos, sem cortina, dando idéia de tristeza.
– Cores neutras nas paredes, sem o equilíbrio no restante da decoração.
– Jardins com entulho na área relativa a Relacionamentos, monocromático.
– Entrada dando para uma porta que fica sempre aberta nos fundos, não alimentando a casa com energia circundante.

Após as orientações para o tratamento dos ambientes através de cores adequadas nas paredes, colocação de objetos com forte significado positivo para a cliente, flores de cores alegres no jardim a cliente relatou uma gradativa melhora no estado emocional, sentindo-se mais alegre e disposta após as alterações.

O Feng Shui age através da decoração e da consciência do que nos afeta positivamente ou não em um ambiente.
Esta técnica orienta porém não impõe seus métodos. Como há várias soluções para cada problema, o gosto do cliente deve prevalecer na escolha dos procedimentos.

Caso 2 – Cliente com 67 anos solicita uma avaliação da moradia. A queixa principal é a desarmonia com a nora, que mora junto com a cliente.
Após avaliação e aplicação do Baguá, verificamos que as áreas da Família e de Relacionamentos tinham elementos discordantes com a técnica. Após a introdução de plantas que simbolizam paz e flexibilidade, colocação de cristais facetados em locais com energia rápida, a movimentação dos locais com energia estagnada dentro da casa (lugares muito escuros, que não bate luz solar ) e a ativação das outras áreas do Baguá, a cliente relatou a distensão familiar que se seguiu .

Caso 3 – Psicóloga com 35 anos, casada e com 2 filhos mudou-se para casa inacabada em condomínio.
Queixa principal: ansiedade, relacionamento tenso com o marido e a filha de 2 anos com sono leve
A análise revelou falta de privacidade em alguns locais da casa, além da necessidade de fortalecer o jardim circundante através de plantas adequadas a cada área do Baguá.
Após as orientações terem sido seguidas a cliente relatou uma maior suavidade e compreensão nos relacionamentos, além da melhor qualidade de sono da filha de 2 anos.

Na realidade, todos que se propõem a utilizar as orientações dessa técnica percebem que podem ter um grande auxílio em suas vidas através dela.
Uma simples troca de cor em um ambiente já pode exercer um efeito positivo em nós, e quando conhecemos as mais adequadas ao nosso estado de espírito podemos intensificar esse efeito. Seus preceitos são como remédios ambientais e devem ser encarados como tal.

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

Video com Stela Vecchi: Como achar o Norte com a bússola? Feng Shui Lógico para o Hemisfério Sul

Confira a aplicação do ba-guá:Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar das Quatro Estações segundo o Feng Shui Lógico

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Livros, apostilas, ba-guás para o Hemisfério Sul, bolas de cristal facetado:

Loja Feng Shui Lógico

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

4 Comentários

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *