Feng Shui Lógico: Perguntas e Respostas

Em busca de informações sobre Feng Shui, entro nos sites e cada um fala uma coisa. Por quê?
Essa milenar sabedoria chinesa possui várias perspectivas para atingir seus objetivos: colocar nossa vida através de nossas casas em alinhamento favorável com as forças do Universo que nos mantém.
É preciso analisar segundo a Forma, buscando simetria e proporcionalidade, essencial para qualquer perspectiva. As circunstâncias da localização, o Ba-guá, os Trigramas, os Cinco Elementos, as cores, os cristais, a radiestesia, a iluminação, as plantas, os móveis, os padrões desejáveis para cada ambiente, paralelamente ao estudo de cada personalidade através da astrologia chinesa, ocidental e a numerologia. É um estudo fino, que obtém excelentes resultados para nossa vida.
Nosso método, o Feng Shui Lógico, alia a essas informações a associação com as comprovações da Ciência Moderna e o alinhamento com o Sol de acordo com a incidência de sua luz sobre nossas casas e com a forte simbologia que as Quatro Estações exercem sobre nossa vida, em todos os aspectos.

Na minha residência falta a área do casamento tendo uma caixa de esgoto no devido local. Qual a cura que devo aplicar? Meu quarto é paralelo a cabos de fios de energia da rua. Qual a cura?

A área do casamento é regida pelo Elemento Terra. Procure colocar dois vasos de tamanho médio pelo menos (ou grandes se possível ) com nandinas nessa área. Quartzos rosas em cada um e a frase enterrada dentro de cada vaso: O amor me envolve e me alimenta.
No ambiente mais próximo dessa área pode ser colocado um espelho redondo para abrir o espaço que falta com a frase de amor atrás dele.
Ao realizar esses procedimentos, visualize-se muito feliz, rodeada de Amor.
É interessante também fortalecer todos os lados Noroeste de cada ambiente de sua casa com ativações da área de Relacionamentos. Neste blog você encontra uma matéria sobre como ativar os relacionamentos.
No caso do seu quarto, é importante procurar neutralizar o mais possível os efeitos dos fios sobre sua casa (se possível com plantas de porte). A cor verde é a cor da cura, podendo pintar essa parede com um tom de verde que a agrade. Cortinas, se houver janela, porque você não deve ter visão desses fios de seu quarto. Um cristal facetado no centro da janela também está indicado.
Por último, faça uma doação para uma instituição idônea de assistência social.

Colocar vasinhos de flores nos degraus da escada é bom ou ruim e por quê?

Quanto a vasinhos na escada, depende.
O espaço para transitar não deve ser prejudicado.
É preciso ver a área do Ba-guá para o Hemisfério Sul onde está a escada e quais as cores e plantas favoráveis.
Nesse caso, estamos aumentando a ressonância com a área do ba-guá.
Quando não estamos conscientes de tudo isso podemos enfraquecer a energia que vem por esse lado.

Tenho que escolher o revestimento da porta do armário do quarto que fica em frente a cama, e uma opção é com espelho, muito usado ultimamente. Alguns sites dizem que os chineses acreditam que traz má sorte, por isso não se deve usar, mas isso já é superstição, então gostaria de ter uma outra opinião, com fundamentos. Se puder me ajudar, te agradeço.

O Feng Shui interpreta as energias de todos os níveis, inclusive as espirituais. É um campo ainda pouco estudado do ponto de vista científico porque pertence a um lado também pouco usado ainda pelo ser humano: a percepção.
Espelhos são excelentes para expandir espaços e duplicar cenas agradáveis, porém, principalmente para pessoas sensíveis, um espelho nos refletindo durante a noite pode perturbar o nosso corpo astral, tendo como resultado sonos menos tranqüilizantes e repousantes.
Também não favorece a privacidade do casal, no caso de pessoas casadas.

Espero poder ter ajudado.

Estou atuando como facilitadora num curso de qualificação em serviços domésticos e numa de minhas aulas surgiu a seguinte questão: “é errado” utilizar toalhas e roupas velhas como pano de chão e tapetes em casa? Chegamos à conclusão que talvez não seja errado, mas que o feng shui talvez possa nos dar uma orientação sobre o que isso influi na harmonia da casa. Há alguma explicação?

Como tapetes não é indicado usar toalhas ou roupas velhas. A aparência tem uma influência muito grande sobre nosso ânimo.
Como panos de chão podem ser utilizados desde que limpos e que não estejam rasgados.
Panos muito feios e manchados já não servem mais para nada, mesmo.

Na minha casa a lareira fica no lado da Criatividade. Como devo proceder?

A Criatividade corresponde ao trigrama do Lago e está no lado que recebe os raios do por-do-sol, lado Oeste de sua casa, sempre tendo como referência o centro da residência.
A lareira representa o elemento fogo, que derrete o metal, elemento que rege a Criatividade. A melhor solução é um espelho sobre a lareira de tamanho compatível com ela. Objetos de cristal, decoração em tons pastéis e colocar uma planta (como o lírio da paz) dentro da lareira no período em que não é usada também são equilibradores do elemento fogo.

Frase de apoio: Exerço minha criatividade vivendo com prazer e sabedoria. Pode ser colocada atrás do espelho.

Tenho o livro Feng Shui Lógico,mas preciso de uma orientação. Quando o lado da Espiritualidade está no banheiro, como faço?
Tem alguma maneira ou algo para colocar ou não?

A área da Espiritualidade fica na área da casa que antecede o local iluminado pelos primeiros raios de Sol pela manhã.
Tampe todos os ralos (pode colocar um tapete, por exemplo, em cima deles.O do chuveiro não precisa.)
Depois de uma análise criteriosa, deixando o banheiro o mais agradável e belo possível, coloque um vaso em tons de terra com a planta lírio da paz ou jibóia.

Neste vaso, coloque 8 pequenas sodalitas e uma turmalina negra.

Escreva estas frases em um papel, coloque o papel dentro de um saquinho plástico e enterre no vaso:

Recebo do Universo todo o conhecimento que necessito.
Como estou consciente que as experiências que a vida me proporciona são aprendizados e portanto estou constantemente aprendendo e me aperfeiçoando como pessoa, relaxo em cada momento de minha vida.
Eu sou uma pessoa compreensiva e calma, a paz está em mim e partilho meu conhecimento com os outros.

Coloque uma bola de cristal facetado no centro do batente da porta do banheiro pendurado em um cordão vermelho com 9 ou 18 cm entre o preguinho e a bola.

Como aplicar o Feng Shui na decoração?
Para aplicar o Feng Shui Lógico na decoração:
1º. Precisamos da planta-baixa da residência ou local de trabalho.
2º Aplicar o Ba-guá adaptado para o nosso hemisfério para conhecer cada área e suas ativações.
3º Fazer as curas ambientais das áreas que necessitam.
4º Organizar o que existe nos ambientes de acordo com as técnicas de Feng Shui.
5º Através das datas de nascimento dos moradores, levar em conta a natureza de cada um no uso dos elementos no quarto de dormir.

Feng Shui é um sistema, portanto quanto mais a casa estiver em sintonia com o Ba-guá, mais o Feng Shui age.


Quando tiver novo solsticio ou equinócio e houver mudança da posição do nascer do sol no horizonte, é possível que cada área mude? Se sim, terei que refazer o bagua novamente na primavera?

Pequenas alterações ocorrem nos graus durante as mudanças de estação. Faz parte da prática de Feng Shui Lógico uma atenção em relação às estações. O mais importante é nossa percepção em relação aos movimentos das estações e seus significados e como representamos esse movimento vital em nossa vida e em nossa casa. Estudar os trigramas e meditar sobre eles a introduzem nessa dimensão cósmica. Esse é o sentido de todo esse estudo. O nascer do Sol corresponde ao Leste. Portanto, como temos 45 graus em cada área do BA-GUÁ, nascer do Sol e Leste não podem ser muito diferentes, não é mesmo? O mais importante é você verificar a forma correta de colocar o ba-guá, porque quando o centro é alterado, então temos uma boa diferença. Nossa referência maior é o centro, o eixo da casa.

Stela Vecchi é escritora e consultora de Feng Shui.
Autora do livro Feng Shui Lógico (Ícone Editora, SP, 2004), ministra cursos de Feng Shui Lógico, técnica que favorece a felicidade porque deixa sua casa harmoniosa e plena de energia benéfica.
Autora do livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, onde analisa a bandeira brasileira de um ponto de vista inédito.
Seu último livro, O Caminho da Sabedoria, é sobre o amor e sobre o verdadeiro significado dos relacionamentos amorosos em nossa vida.

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

17 Comentários

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *