Terapia Ambiental e Feng Shui Lógico – Qual a relação que estabelecemos com nossas casas?

Elas refletem nossa maneira de ser, nosso estilo de vida, nosso “modus vivendi”.

No livro”Decifrar Pessoas-como entender e prever o comportamento humano”, os autores Jô-Ellan Dimitrius e Mark Mazzarella – Ed. Alegro- afirmam:
“Passamos a maior parte do tempo em casa ou no trabalho. Não é surpreendente que esses dois ambientes sejam extremamente reveladores”.

É isso que temos como objetivo: deixar claro o que é muito importante na composição de nossos ambientes para que a saúde ambiental se reflita em nós e nos auxilie a conquistar estados de espírito cada vez mais positivos.
Claro que o Feng Shui é apenas um instrumento, não um fim. Porém bem utilizado pode prestar ajuda inestimável em nosso processo interno.

Através dos tempos, as casas são um sinal do conhecimento de uma época e das características de uma determinada civilização.
Pretendemos evidenciar as relações entre o ser humano e seu habitat, a forma como eles podem nos afetar e como usar esse conhecimento para tornar nossa vida mais agradável.
Sem nos determos muito, vamos analisar a evolução do pensamento arquitetônico moderno e os conhecimentos de Psicologia que mostram como podemos ser afetados pelo meio-ambiente.
A Teoria da Relatividade de Einstein e suas definições de tempo e espaço também nos ajudaram a perceber a interligação que existe entre o ser humano e tudo que o cerca.
Segundo Einstein,
“Espaço é a distância entre as coisas”. Essa perspectiva é muito importante para analisarmos os efeitos da colocação dos móveis e objetos nos interiores respeitando a necessidade de vãos livres para a circulação benéfica fluir sem obstáculos, favorecendo nosso bem-estar.
Excesso de coisas, ou mesmo locais entulhados são pontos defeituosos de energia ambiental, emanando de forma nociva e prejudicando de uma forma geral a edificação. Por quê?
Se ao caminharmos por nossa casa ou trabalho “trombamos “com as coisas tendo que nos desviar de nosso trajeto para não esbarrarmos nelas, recebemos uma sensação de dificuldade, obstáculo.Podemos até nos sentir irritados com o fato , mesmo que não percebamos.
Essas pequenas coisas somadas representam para nós um grande desgaste desnecessário, podendo esta energia estar sendo aplicada de forma mais inteligente.

E o que é Espaço em Psicologia?
“Em Psicologia, a percepção do espaço é produzida por dados visuais, auditivos e determinados pelo arquivo pessoal emocional/ cultural do indivíduo.
A percepção do espaço é possível porque os dois olhos captam, cada um, uma imagem óptica diferente; a análise de ambas pelo sistema nervoso central dá origem a uma imagem única, com profundidade.
O espaço perceptivo visual pode ser dividido em:
1. O plano médio aparente que a pessoa vê diante de si;
2. O horizonte aparente ( linha na qual céu e terra parecem encontrar-se);
3. Plano frontal aparente( formado pelos pontos percebidos pelo indivíduo como igualmente distantes dele ou seu ponto de referência no espaço).
Numerosas experiências de psicologia experimental permitiram determinar e especificar esses três planos. – (Larousse Cultural – Ed. Nova Cultural).
“Na elaboração das sensações e dos estímulos recebidos pelo ambiente e como alterar nosso comportamento através dele temos a Teoria do Reforço de Skinner, entre outras evidências de outros estudos.”
“A teoria de Piaget (campo sensoriotônico) nos proporciona uma análise profunda sobre a aquisição da percepção do espaço pela criança, e dos modos de integração das fontes sensoriais que a tornam efetiva.” (Conforme citado na Encicl. Larousse Cultural – Ed. Nova Cultural).
O equilíbrio ambiental proporcionado pelas técnicas utilizadas pelo Feng Shui pode ser um excelente instrumento para ajudar a pessoa a fazer o diagnóstico de suas contradições e do modo como ela trata essas contradições, para assim assumir a responsabilidade por si mesma.

O que é aprendizagem?“Podemos definir como modificação de comportamento conseqüente de uma experiência. Com a motivação , que a precede e a condiciona, estabelece o binômio do ajustamento individual ao meio-ambiente, o que a promove a aspecto fundamental do processo educativo.
Entendido o indivíduo humano como unitário, isto é, indissociável dos componentes somáticos e psíquicos, resulta que os fatores emocionais intervêm na aprendizagem tanto quanto os fatores físicos, intelectivos e outros.
Dentro desse prisma, encontramos uma teoria fundamental da aprendizagem aplicada à modificação do meio ambiente: a da configuração ou Gestalt. Esta teoria salienta a importância da conexão meio-fim na apreensão total da situação problemática, assim abrangida como uma forma ou estrutura unitária: os alemães Wertheimer, Köhler e Kofka foram seus criadores.
Köhler fez descobertas sobre processos elétricos no cérebro, associados com a percepção visual.
A psicologia da Gestalt permite demonstrar a importância de tratar o todo em lugar das partes e provar que nenhuma análise das percepções separadas pode explicar a experiência total.”. (Enciclopédia Barsa – Encyclopaedia Britannica Editores Ltda).
Tem por objetivo mobilizar os recursos do indivíduo para lhe permitir tornar-se uma pessoa integral, não dividida.

Relacionando com a perspectiva do Feng Shui, para a Escola Gestaltista é indispensável ter em vista a totalidade do fenômeno.
Assim,
A humanidade em seu caminho evolutivo atinge estados de consciência que exigem transformações comportamentais.Viver de acordo com as atuais descobertas científicas, sabendo que somos responsáveis por nossa felicidade e que nossos pensamentos estão criando nossa realidade direciona nosso pensamento para a responsabilidade individual.
No entanto, não é tão simples colocar tudo isso em prática. Na verdade, irá exigir uma consciência alerta, atenta a tudo que pode dificultar ou facilitar esse processo e uma intenção reta, cujo principal anseio é viver plenamente, criando para nós e nossos semelhantes condições físicas e psíquicas favoráveis, criadoras e mantenedoras de uma vida cada vez mais plena.

Stela Vecchi

Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar das Quatro Estações?

http://blog.fengshuilogico.com/2009/01/16/bagua-aplicado-pelo-metodo-solar-das-quatro-estacoes-feng-shui-logico/

Stela Vecchi é escritora e consultora de Feng Shui.
Autora do livro Feng Shui Lógico (Ícone Editora, SP, 2004), ministra cursos de Feng Shui Lógico, técnica que favorece a felicidade porque deixa sua casa harmoniosa e plena de energia benéfica.
Autora do livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, onde analisa a bandeira brasileira de um ponto de vista inédito.
Seu último livro, O Caminho da Sabedoria, é sobre o amor e sobre o verdadeiro significado dos relacionamentos amorosos em nossa vida.

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

About Stela Vecchi

Estudiosa desde 1976 de Espiritualidade, Stela Vecchi encontrou na técnica oriental Feng Shui uma poderosa ferramenta para transformar a realidade, atraindo as melhores soluções para todas as fases de nossa vida. É a criadora de uma nova perspectiva de Feng Shui, o Feng Shui Lógico, que defende a adaptação do Ba-guá da Seqüência do Céu Posterior para o Hemisfério Sul. Sua teoria é baseada nos trigramas (e sua correlação com as estações do ano), e na mesma função das Estrelas-guia do Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul: Polaris e Alpha-Crux. O Feng Shui Lógico criou o Método Solar das Quatro Estações, método inédito e válido nos dois hemisférios. Essa perspectiva compreende a profunda base filosófica chinesa e atualiza no Tempo e no Espaço essa importante ferramenta para criar harmonia e prosperidade. Autora dos livros Feng Shui Lógico (Ícone Editora, SP, 2004); No Céu do Hemisfério Sul, Brasil um Novo Começo, onde analisa a bandeira brasileira de um novo ângulo. O livro é dedicado à Educação; e O Caminho da Sabedoria, um livro sobre o AMOR. Suprarreligiosa, entende que estamos diante do desafio de unir tudo e todos no Amor-Cósmico, uma nova forma de entender e praticar o Amor: no equilíbrio e no respeito às diferenças. Ministra cursos de Feng Shui Lógico (Básico, Avançado e Profissionalizante). É consultora de Feng Shui Lógico e astróloga.
This entry was posted in 1.8. Feng Shui Lógico e a Ciência. Bookmark the permalink.

3 Responses to Terapia Ambiental e Feng Shui Lógico – Qual a relação que estabelecemos com nossas casas?

  1. This is really a excellent site, would you be interested in doing an interview regarding just how you created it? If so e-mail me and my friends!

  2. A cool blog post there mate ! Cheers for that !

  3. When are you going to post again? You really entertain a lot of people!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>