Os expoentes da Arquitetura Moderna no Ocidente: Frank L. Wright, Le Corbusier, Gropius

Influências norte-americanas:
Frank LLoyd Wright –1869 –1959
Arquiteto norte-americano.
Especializou-se em arquitetura doméstica.
Cada casa projetada por Wright buscava refletir a personalidade do proprietário.
Projetou para si mesmo em 1937, na Pensilvânia, a Casa da Cascata, que procura integrar harmoniosamente a construção na natureza ambiente.
Teve grande influência sobre os jovens arquitetos das mais diferentes nações, inclusive do Brasil, que ele visitou em 1931.
( Enciclopédia BARSA – Enciclopaedia Britannica –1967).
Wright teve também a idéia de distender os andares ( pavimentos), fazendo ao mesmo tempo varandas e marquises.
Segundo Wright, a iluminação é o maior fator de realce e beleza em uma decoração, sendo importantíssimo os pontos de sua localização e os tipos de luminárias escolhidas.

Influências européias:
Le Corbusier –(1887 – 1965).
Suíço naturalizado francês.
Propagou a solução dos edifícios, habitat vertical, até “as unidades de habitação”,os apartamentos.
Criou também modelos de mobiliários funcionais e ergonômicos
(anatômicos).
Considerado o principal inspirador da Moderna Arquitetura Brasileira,em 1920 já expunha suas idéias revolucionárias sobre o aproveitamento do ar, da luz e sobretudo, do espaço.
Inaugurou as infra-estruturas básicas da Arquitetura Moderna, novas perspectivas para a organização racional do complexo citadino.
Foi arquiteto consultor no Rio de Janeiro, em 1936, do projeto do Ministério da Educação e Saúde ( hoje Palácio da Cultura), marco da moderna arquitetura brasileira, elaborado por uma equipe chefiada por Lúcio Costa e posteriormente, por Oscar Niemeyer, construtores de Brasília.
(Grande Enciclopédia Larousse Cultural- Ed. Nova Cultural).

Walter Gropius – 1883- 1969
Arquiteto alemão nascido em Berlim.
Construiu a Fábrica Fagus em 1911, considerada a 1a. construção em estilo moderno. Fundou a Bauhaus, nome da Escola de Ensino de Arte criada em 1919 em Weimar, Alemanha.
Bauhaus significa “Casa em Construção”, ou “Casa Viva”.
Sua intenção era criar uma nova arquitetura, dando vida e significação ao habitat através da síntese das artes plásticas, do artesanato e da indústria.(Enciclopédia BARSA – Enciclopaedia Britannica)

Tendências da Arquitetura Moderna:

Simplicidade, planos e curvas lisos.
Uma boa dica é não nos afastarmos das origens de cada país em nossas criações.

O cenário brasileiro-
Lúcio Costa, Niemeyer e Burle Marx
Profundamente influenciados por Le Corbusier e pela Semana da Arte Moderna de 1922, Niemeyer ( 1907 ) construiu Brasília, seguindo o plano geral de Lúcio Costa. Alcançaram reconhecimento internacional, integrando a equipe que planejou a sede da ONU em Nova York. A partir de 1962, Niemeyer criou diversos projetos em vários países.
Niemeyer enfatizou a integração da Arquitetura com a Arte e a liberdade de invenção.

Burle Marx – S.P. 1909 – R.J. 1994
Um profundo conhecimento de flora tropical é a base de sua arte, que se expressa em parques e jardins nos quais os diversos elementos naturais ( plantas, água, pedras, topografia) são organizados em largas composições abstrato- geométricas ritmicamente articulados.
Esses dados evidenciam que já no século passado alguns arquitetos ocidentais destacaram-se na busca da integração entre a Arquitetura e a Natureza e no cuidado com a ergonomia, mostrando sua preocupação com qualidade de vida através de projetos de edificações e mobiliário ergonômico, voltados para o bem-estar dos que os utilizam.
Já as técnicas Feng Shui trazem perspectivas múltiplas que visam“criar”locais com equilíbrio energético, fruto de suas observações criteriosas na área de circulação interna, externa e seus efeitos sobre as pessoas.

Stela Vecchi

Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar das Quatro Estações?

http://blog.fengshuilogico.com/2009/01/16/bagua-aplicado-pelo-metodo-solar-das-quatro-estacoes-feng-shui-logico/

Stela Vecchi é escritora e consultora de Feng Shui.
Autora do livro Feng Shui Lógico (Ícone Editora, SP, 2004), ministra cursos de Feng Shui Lógico, técnica que favorece a felicidade porque deixa sua casa harmoniosa e plena de energia benéfica.
Autora do livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, onde analisa a bandeira brasileira de um ponto de vista inédito.
Seu último livro, O Caminho da Sabedoria, é sobre o amor e sobre o verdadeiro significado dos relacionamentos amorosos em nossa vida.

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

One Comment

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *