Feng Shui Lógico: Conheça a importância da porta de entrada nas boas energias de uma casa

porta_entrada_2

É o portal de transição entre o mundo lá fora e nosso refúgio, nossa casa: o local onde temos o poder de deixar aconchegante e acolhedor, dentro das possibilidades que cada imóvel oferece.

O Feng Shui Lógico, que utiliza o Ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul, nos ajuda a criar essa sensação.

O hall de entrada deve ter luz clara e forte, também sobre a fechadura, suficiente para abrir a porta com facilidade. Um pequeno sino de vento de porta, com som suave e harmonioso (evite os de pedra ou com som estridente) colocado na parte de dentro da porta (parafusado ou com adesivo) é muito importante, porque dissipa qualquer energia densa.
Capacho deve nos dar as boas vindas, com cores fortes e alegres como vermelho, laranja, amarelo, que levantam nosso astral.
Um ba-guá para o Hemisfério Sul com espelho no centro deve ser colocado acima da porta de entrada, no centro do batente, filtrando as energias.
O ba-guá é um símbolo da harmonia com a Natureza que se deseja alcançar.

Ba-gua-colocado-na-porta-de-entrada

Não se esqueça de limpar periodicamente todos os objetos, para que mantenham sua função.
Preocupe-se com a aparência da primeira coisa que você vê ao entrar em sua casa: deve ser algo positivo para a nossa energia. Também um objeto de proteção voltado para a porta, que pode ser até uma pequena medalha colocada de frente para a porta de entrada, de dentro da sala, por exemplo. Não se esqueça: essas orientações devem ser lidas levando em consideração as particularidades de cada entrada. Bom senso é fundamental para criarmos beleza, proteção e sensação de aconchego.
Quando possível, tapetes são muito acolhedores.

Neste link, mais sobre tapetes:

http://blog.fengshuilogico.com/2008/09/08/feng-shui-tapete/#more-81

- Que tipos de móveis são indicados para o hall?
Para essa questão é preciso personalizar: o tamanho do hall fará toda a diferença nesta resposta. Evite móveis e objetos muito antigos, pesados, escuros. Espelhos devem ser de excelente qualidade, sem distorcer a imagem. A idéia deve ser de leveza e acolhimento.
Para apartamentos, onde não existe luz natural, podemos colocar um objeto decorativo pesado em pedra ou metal, e/ou em frente à porta do elevador um espelho, para estabilizar a forte energia movimentada pelo elevador. O espelho deve ser colocado em altura suficiente para que pessoas altas se vejam sem necessidade de curvar a cabeça.
Pode ser preparado um recipiente de vidro ou cristal com pedras: turmalina negra, quartzo rosa, quartzo verde e cristal transparente, para ser colocado sobre um aparador. Não esquecer de limpar as pedras semanalmente deixando-as na água com sal grosso por meia hora e depois lavá-las em água corrente e se possível deixá-las secar ao sol.

- E quanto às cores e iluminação?
Para pequenos halls, sempre cores claras. Halls maiores até podem ousar, mas não esquecer-se de que cores muito fortes podem cansar todo dia.

- Quadros são bem-vindos? De que tipo devem ser?
Quadros são bem vindos desde que não dêem idéia de solidão nem tristeza. Evite pessoas sozinhas, quadros escuros: dê preferência para paisagens exuberantes, belas ou mesmo flores.

- Hall sem janela não prejudica a circulação de energia?
Não é o ideal, porém o Feng Shui existe para minimizar as situações que não são as ideais. Instale luz tipo Led para ficar acesa (terá a função da luz natural) para curar essa situação.

- E quando o hall é dividido por mais de um apartamento, como fazer?
A sugestão é fazer uma reunião e decidirem juntos como preferem a decoração levando em conta que melhores energias fará bem a todos os que compartilham o mesmo hall.

- Existe algo que deve ser sempre evitado em halls de entrada?
Sim: plantas com espinhos ou que dêem idéia de agressividade, como em forma de lanças e espadas. Essas plantas são indicadas na área de Sucesso (ou lado do Sol do meio-dia de sua casa) desde que não seja o hall.

- Os tapetes diante das portas influem?
Muito: são fundamentais e nas condições que explicamos acima.

- Plantas naturais ou artificiais influem? Como devem ser e onde devem estar?
Para casas, verificar se o hall fica na área sul, onde há vento que deve ser barrado com plantas, por exemplo. O vento é um dos fatores que mais prejudicam o bom Feng Shui.
Damos preferência para as plantas naturais, porém devem estar sempre saudáveis para que tragam boas energias.
As posições das plantas dependerão das circunstâncias: qual o espaço disponível, a quantidade de luz existente, etc.

Stela Vecchi

Leia o Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

Curso Básico com Stela Vecchi em São Paulo

Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante

Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida, complementando essa matéria:

Confira a aplicação do ba-guá:Como aplicar o Ba-guá segundo o Feng Shui Lógico

Stela Vecchi é escritora e consultora de Feng Shui.
Autora do livro Feng Shui Lógico (Ícone Editora, SP, 2004), ministra cursos de Feng Shui Lógico, técnica que favorece a felicidade porque deixa sua casa harmoniosa e plena de energia benéfica.
Autora do livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, onde analisa a bandeira brasileira de um ponto de vista inédito.
Em seu terceiro livro, O Caminho da Sabedoria, através de uma história vivida em Machu Picchu, Stela nos faz refletir sobre o Amor e sobre o verdadeiro significado dos relacionamentos amorosos em nossa vida.

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Sobre Stela Vecchi

"Trilho o Caminho da Consciência Crística, que está em constante expansão, desde 1976. Busquei conhecimento e sabedoria através da espiritualidade, religião e da ciência, encontrando algumas pontes entre elas. Adotei o Feng Shui Lógico e a Astrologia como ferramentas auxiliares nesse caminho para o Amor em todas as suas manifestações e sua manutenção através das fases de nossa vida." Stela ministra cursos de Feng Shui Lógico, técnica que favorece a saúde, o equilíbrio e a evolução. E que deixa sua casa harmoniosa e plena de energia benéfica. A compreensão do verdadeiro intuito dos cursos de Feng Shui Lógico é muito importante. Eles nos ensinam que não há conflito entre matéria e espírito e a integrá-los de forma harmônica. Na verdade, a matéria é o instrumento para a manifestação do mundo espiritual. Publicou três livros: *Feng Shui Lógico, com a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul. É uma perspectiva inédita para o Hemisfério Norte também.Está em sua 2ª Edição, pela Ícone Editora. *No Céu do Hemisfério Sul, Brasil um novo começo, dedicado à Educação. *O Caminho da Sabedoria, sobre o Amor.
Esta entrada foi publicada em Feng Shui Decoração e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

32 respostas a Feng Shui Lógico: Conheça a importância da porta de entrada nas boas energias de uma casa

  1. Patricia Cortez disse:

    Oi

    Tenho duas portas de entrada: uma dá directamente para a sala e a outra para a cozinha. Tenho ainda umas portas de correr, do tipo das varandas, todas em vidro que dão para uma especie de hall que é onde estão as escadas para o primeiro piso. Tendo em conta que não é propriamente um hall de entrada da casa, tambem se aplica as mesmas regras que aqui aparecem para o “Hall”?

    Obrigada.

    Patricia,

    O texto se refere à entrada oficial, o hall por onde as visitas entram, geralmente a entrada para a sala.
    Cada entrada da casa merece um cuidado especial, e cada hall de distribuição também. Porém, as análises são diferentes.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  2. Elisangela Fernandes disse:

    Flores artificiais não resolve? Meus banheiros estão na area do sucesso, moro em sobrado. Ambos estão em lados opostos, montei um arranjo c/ flores vermelhas e coloquei no piso. Na area da prosperidade, utilizei um arranjo com flores lilás. E na Area da Criatividade fica a mesa de jantar, coloquei flores brancas, neste espaço tenho 02 espelhos q refletem a mesa. O meu aquario esta posicionado na area do relacionamento isso no na parte de baixo. A area da saude cai na cozinha, tenho varios itens na cor verde, coloquei potes de mantimentos a vista. Oqie me preocupa na parte de cima é que a prosperidade cai no quarto das meninas e sempre esta desarrumado, estou sempre atenta p/ manter a organizaçao. Ainda não consegui ativar a energia nos quartos… Me dê sugestões.

    Elisangela,

    Flores artificiais são indicadas apenas em alguns casos. O melhor é colocar plantas naturais, algumas como zamioculca e jibóia se adaptam em locais com baixa luminosidade.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  3. Merchianne R. Souza disse:

    Gostaria de receber novidades sobre energia da casa. Gosto muito .

  4. Abençoada disse:

    Olá,

    Uma pena não poder participar do curso de vocês, moro no RJ. Gostaria de receber sugestões para construção de uma casa. Estou pesquisando para seguir orientaçãoes e construir minha casa em harmonia segundo o Feng Shui.
    Obrigada, aguardo.

    Para ter informações seguras aconselhamos a leitura do livro
    Feng Shui Lógico, de Stela Vecchi (Ícone Editora, SP, 2004).

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  5. Minha casa não tem nem um comodo quadrado ou retangular,tem muitos paredes cortadas, nao consigo me sentir bem com tantos recortes e nao posso me mudar.Nem mudar essas paredes, sinto que elas me atrapalham, como posso fazer p/melhorar?
    Obrigada.

    Gina,

    As técnicas de Feng Shui Lógico fazem maravilhas para criar a simetria e o equilíbrio através de procedimentos muitas vezes simples como luzes, posicionamento de móveis, plantas e objetos de cura.
    Você pode participar de um Curso Básico de Feng Shui Lógico ou solicitar uma consultoria.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  6. FERNANDA disse:

    GOSTARIA DE SABER EM QUE PARTE DA CARTA É A ÁREA DA SAÚDE, DA ALEGRIA ESSAS COISAS QUE NÃO CONSEGUI ENTENDER MUITO BEM!! OBRIGADA

    Fernanda,

    Desculpe a demora na resposta.
    A área da Saúde é o lado Leste (a partir do centro da residência), o lado que recebe os primeiros raios de Sol, pela manhã. Se tiver dúvidas, use a bússola.
    E o lado da Alegria (também conhecido como Criatividade e Filhos Menores) fica no lado Oeste, que recebe os raios do pôr-do-Sol

    Com nossos votos de muita Luz, Harmonia e Prosperidade,
    Comunicação – Feng Shui Lógico

  7. Angela disse:

    Boa tarde,

    Abrindo a porta de minha casa damos de frente para o lavabo. O que podemos fazer?

    Obrigada.

    Angela

    Angela,

    Procure manter a porta do lavabo sempre fechada. Ao lado da porta veja o que fica mais estético: um vaso de planta alta (altura dos olhos de quem entra) ou um espelho.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  8. Eliana disse:

    Obrigada pelo contato, mas adúvida que tenho é sobre a minha porta estar situada do lado esquerdo da casa, li em um artigo que casas com porta do lado esquerdo o dinheiro entra mas não fica, gostaria de dicas para neutralizar este problema, já que não posso mudar a porta de lugar.

    Eliana,

    O Feng Shui Lógico age de forma lógica. Muitas outras situações podem estar bloqueando a prosperidade de uma casa e nós estudamos todas as possíveis causas. Para neutralizar ou estimular as áreas que podem estar problemáticas é preciso aplicar o ba-guá na planta da residência, conhecer seus problemas e então agir para curá-los.
    A orientação mais segura é você participar de um Curso Básico de Feng Shui Lógico ou solicitar uma consultoria através de nosso site.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  9. Susana disse:

    Olá, eu tenho o mesmo problema da Elisangela. A prosperidade cai no quarto de brinquedos das crianças que não consigo manter arrumado.É muito colorido, em verde e azul principalmente e tem muita madeira. Como posso fazer para levantar a energia desse quarto?

    Susana,

    O Feng Shui Lógico age também fortalecendo as áreas de prosperidade de todos os ambientes. Por isso o mais indicado é aplicar o ba-guá na planta da casa,aplicar as curas necessárias e ativar todas as áreas da Prosperidade de sua residência.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  10. Fernando disse:

    Tenho uns amigos (um casal) que pertencem ao mesmo M.G. 9 e têm a frente de seu apto. voltada para seu canto da morte. Como sugiro a eles que curem ? É possível ?
    Abraços.

    Fernando,

    O Feng Shui Lógico é uma nova escola de Feng Shui que interpreta de forma lógica os ventos considerados perversos, que podem causar danos. Energia nociva se combate com energia positiva, na mesma proporção.

    Assim, analisamos a planta do apartamento, verificamos quais as melhores soluções para neutralizar situações desfavoráveis e ativamos todas as áreas de forma positiva, possibilitando o aumento da vitalidade da residência.
    Porque uma das funções do Feng Shui Lógico é curar ou pelo menos minimizar as situações de sofrimento.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Comunicação – Feng Shui Lógico

  11. anne disse:

    Minha porta da frente só abre por dentro , não tem fechadura , são pinos de porta com duas abertura, tipo livro . Nós de casa entramos pela cozinha que tem fechadura . As visitas eu recebo pela porta de frente, pois eu estou dentro da casa para abrir. Gostaria de saber: uso o baguá na porta da frente que dá para rua ou na porta da cozinha que fica nos fundos para outras casas? A porta da frente fica para o sul e a porta dos fundos fica à norte.

    obrigado

    Anne

    Anne,
    Essa situação realmente merece um planejamento para que vocês consigam entrar pela porta da frente, criando um fluxo de energia mais favorável para suas vidas.
    Coloque um ba-guá na porta da frente e outro na porta dos fundos.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  12. mara mattos disse:

    Moro em apartamento: nosso hall de entrada divido com mais quatro moradores, o que posso usar na parede do meu lado para passar boas energias…

    minha porta é branca moderna uso tapetes coloridos trocados a cada tres dias ( faço questão da troca) tenho duas mandalas penduradas ao lado da porta na parede do hall são lindas feitas com conchinhas…posso deixa-las ou devo mudar decoração…..

    Mara,

    O início de tudo para a prática do Feng Shui é a correta colocação do Ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul e a análise da planta da residência para que possamos orientar com segurança.

    Comece aplicando o ba-guá para identificar as áreas de sua residência:
    http://blog.fengshuilogico.com/2008/07/21/aprendendo-a-colocar-o-ba-gua-na-tecnica-feng-shui-logico/

    A leitura do livro Feng Shui Lógico é muito importante, e você encontrará também neste blog muitas informações. Quando puder participe de nossos cursos: você receberá informações muito importantes para toda sua vida.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  13. MARA disse:

    MINHA SALA é toda em tons clarinhos e nude, com painel na parede onde fica televisor em madeira escuro, mesmo tom das cadeiras da sala de jantar que é junta ( apartamento)
    que cores devo usar em almofadas e objetos de decoração…bastante iluminada com cortinas em tons bege e luminaria de teto escura da cor dos moveis….sofá e estofado das cadeira nude….clarissimo, tapete tom mais escuro…que devo usar objetos de decoração e almofadas que cor?

  14. silvania disse:

    Moro em predio peq de 4 andares e o meu e no terreo so que toda encanamento de esgoto passa por baixo do meu apartamento onde tbem e a garagem tenho muitos problemas financeiros desde ke comprei este apto ha 8 anos o ke posso fazer p melhor as coisas aki.pois o predio tem mais de 20 anos e os canos são de ferro e quase tds estão expostos.

    Silvania,

    Comece aplicando o ba-guá para identificar as áreas de sua residência:
    http://blog.fengshuilogico.com/2008/07/21/aprendendo-a-colocar-o-ba-gua-na-tecnica-feng-shui-logico/

    A leitura do livro Feng Shui Lógico é muito importante para você fazer as curas dessas situações, atraindo melhores condições. Você encontrará também neste blog muitas informações. Quando puder participe de nossos cursos: você receberá informações muito importantes para toda sua vida.
    Com nossos desejos de Harmonia e Prosperidade,

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  15. Helena Oliveira disse:

    Boa tarde,

    Tenho uma questão que sempre me intrigou a porta principal da minha casa encontra-se num canto da escada, tem um corredor e quando abro a porta a primeira coisa que vejo é uma parede. Não me sinto bem com esta situação, parece que me bloqueia. o que fazer?

    Obrigada

    Helena,

    A melhor solução costuma se a colocação de um espelho de tamanho compatível e de excelente qualidade, no entanto esssa solução depende do que ele reflete. Um espelho deve refletir beleza para ser usado como cura. Se não preencher essas condições poderá ser substituído por quadros com motivos da área do ba-guá onde se encontra a porta.

    Luz econômica para deixar o local claro é fundamental. Se for escuro, a luz deverá ficar acesa inclusive durante o dia.
    Sino de vento de porta também é importante.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,

    Stela

  16. RENATA disse:

    Tenho um hall de entrada exteno e adoro mandalas, gostaria de saber, se uma no chao fica propcio? Qual a mais indicada? Acho linda a da expansao.

  17. Mauricio disse:

    Posso aplicar o só no meu quarto Feng Shui , obrigado.

  18. CLAUDIA BEATRIZ ALVES disse:

    Boa-tarde,

    Tenho lido vários artigos sobre feng shui e sempre fico em dúvida em relação à utilização de cores e objetos em determinados ambientes. Por exemplo, sugestões para o hall de entrada que recomendam objetos e cores diferentes de quando aplico o ba-gua e meu hall por exemplo fica na área da família, onde cores,objetos e etc tem cores indicadas. Neste caso, qual seguir?
    Abraços,

    Claudia

    • Stela Vecchi disse:

      Claudia,

      Para harmonizar um hall que está na área da família você deve levar em consideração esse fato e também criar um espaço bem iluminado e alegre, convidativo.
      A área Leste (Família e Saúde) é regida pelo elemento madeira, portanto cores quentes (fogo) também são benvindas.

      Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
      Feng Shui Lógico

  19. mariana coelho rosa disse:

    Gostei muito das informações que obtive aqui. Entretanto, como brevemente vou mudar para u m apartamento pequenino quero aplicar as orientações do Feng Shui na minhya nova casa. Muitos móveis já estão comprados mas mesmo assim quero tentar melhorar o máximo possível. moro em franca-SP e se possível quero participar de um curso. Aqui na minha cidade tem? Um abraço.
    mariana

  20. Elaine Almeida disse:

    Ola Stela, parabéns pelo site!, gostaria de tirar uma duvida meu hall de entrada tem 4 portas, a de entrada, da cozinha, do banheiro e para o grande comodo que são quarto e sala, pois moro em uma kit, posso considerar as dicas desse artigo, ou tem algo especial que eu possa fazer.
    Certa de sua atenção, desde ja agradeço.
    Grata, Elaine

    • Stela Vecchi disse:

      Elaine,

      Essas informações não são suficientes para uma orientação segura. Se possível, envie-nos uma foto e nos diga qual a área do Ba-guá para o Hemisfério Sul que está a entrada.

      Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,

      Equipe Feng Shui Lógico

  21. Manuella disse:

    Oi Stela;

    Tenho uma dúvida. Acabei de pegar um apartamento usado, que é um duplex.
    No primeiro andar tem uma sala na entrada a cozinha é aberta a direita e na frente a suite. onde somente este local tem janela. ao lado da porta a direita tem a escada para o 2º andar. Umas sala para o lado direito onde tem banheiro e uma janela com canteiro., e para o lado esquerdo a área externa um espaço de 4X2 metros ao ar livre colado com a parede da sala que pensamos em quebrar e fazer uma porta de vidro. para o lado esquerdo um banheiro de serviço lavanderia e outro mini quarto. enfim. Sei que falando assim vc pode não entender, mas como aplicar O Baguá num ambiente de 2 andares? faço um em cima e outros em baixo?
    O fato de ser de 2ª mão interfere na energia, há algo que eu possa fazer para limpar a energia anterior? E como por energia nessa sala? pois não há janela a menos que a suite esteja aberta. Fico no aguardo de noticias. e obrigada pelo seu site. É muito proveitoso.

  22. Eli Cristine disse:

    Fiz um curso de feng shui a muito tempo atras.

    Tenho a imensa vontade de fazer novamente para recapitular…….

    Compramos uma casa e apliquei o bagua mas a minha casa é um sobrado porem a porta de entrada fica em baixo no inicio da escada

    a Duvida é coloco em baixo aonde fica a porta no inicio da escada ou na parte de cima quando começa a sala?

  23. Cimeri disse:

    Ola, encontrei muitas coisas interesantes aqui e que ja coloquei na pratica, mas tenho uma duvida: Minha casa fica em uma regiao muito alta e a ventania eh constante. Quando abro as janelas tenho q travar todas as portas e no quintal venta tanto que as plantas nao estao dando conta. Sinto que isso atrapalha a energia, como devo proceder?

  24. carlos disse:

    Tenho uma casa que fica entre 2 prédios com frente p/ rua publica. Que fazer p/ cura-la? Grato por q.q. informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>