Dicas de Feng Shui: Feng Shui e as Cores

A natureza nos brinda com cores exuberantes e variadas.
Os sábios amam a profusão de cores, por isso vivem contentes.

Área muito importante do Feng Shui, conhecer como somos influenciados por
elas e como escolhermos as melhores cores é fundamental para aumentar nossa disposição e bem-estar. Interpretar as sensações e sentimentos que as cores nos enviam podem ser esclarecedores e nos auxiliar na criação do padrão energético que desejamos e aumentar a vitalidade dos ambientes, favorecendo a nossa também.

 Cores claras expandem, cores escuras concentram.
 Cores brilhantes trazem vida e animação.
 Os tons alteram a significação: podem intensificar ou suavizar.

As cores e seus símbolos:
Branco - é uma cor pura, anterior à divisão dos raios de luz coloridos. É, da mesma forma, uma combinação de todas as cores.
Na decoração de interiores, evita-se paredes todas brancas porque sugerem a neutralidade de sentimentos, não transmitindo sensação de acolhimento. Pode causar irritação, impaciência e até dificultar a concentração.
É indicada como realce, moldura ou frisos, em combinação com outras cores.
O Branco no Ocidente corresponde à pureza. Na China está associado ao inverno (frio, morte), portanto uma cor frágil. Independente dessa significação, o branco é uma cor neutra.

Vermelho – [photopress:Vermelho.JPG,thumb,alignright]O vermelho domina todas as cores. Conota felicidade, calor do fogo, força e fama.É uma fonte de energia, um estimulante e uma forma de expulsar o mau ch’i. É a cor das pessoas sociáveis, gentis. Aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo e estimula a atividade sexual.
Cor do fogo e do sangue estimula as idéias. Deve ser usada com cuidado, já que o excesso dessa cor pode trazer alteração de comportamento: evite fachadas toda em vermelho.
Associada ao Sol Nascente, trazendo energia pura e luz, é uma cor muito auspiciosa. O vermelho é associado também a poder.

Púrpura (vermelho profundo, ameixa) – A cor púrpura é a união do violeta com o vermelho, o que a torna uma cor extravagante.
Cor da prosperidade, ela tem conotação de solenidade, pompa e cerimônia, estando presente nas vestes dos bispos.
Está associado à alta nobreza, ao indivíduo poderoso, rico e afortunado.

Amarelo ou dourado representa poder. É a cor da felicidade, da sabedoria e da imaginação. Traz criatividade, alegria. Possui um sentido de paciência, tolerância. Está associada ao centro do baguá e ao elemento terra. Clareia ambientes que são pouco banhados pela luz solar. Tem ação estimulante, podendo ser usada também para destacar paredes.
Associa-se o amarelo a pessoa intelectual.
É uma cor que gera otimismo.

Verde – Simboliza a esperança, a renovação e a paz. Está associado à cura, sendo inclusive a cor da esmeralda – pedra que representa a medicina.
Em plantas e na vegetação, o verde indica a saúde da terra.

Azul e Lilás- Apesar de serem cores preferidas por quase todos, devem ser usadas com parcimônia por serem frias. São cores em que se pode mergulhar em paz, sentir-se tranqüilo, suave, terno.
Casa em tons de azul e/ou lilás transmite frieza.
Tons de azul escuro na decoração conferem autoridade.
O azul royal também é cor de poder.
Evita-se o azul nas fachadas porque é considerada uma cor vulnerável.

Turquesa – Mistura de verde e azul, é muito atraente. Geralmente é escolhida por pessoas com alto grau de respeito por si mesmas. A pedra turquesa confere proteção, embora quem usa turquesa no vestuário pode atrair a inveja.
Representa os anos verdes da juventude.

Preto e cores escuras - Cor do mistério pode ser a escolhida por pessoas que escondem seus reais sentimentos. Representa também concentração e sabedoria, protegendo quem a usa. Usada em excesso denota falta de esperança e depressão.
Acumula todas as cores, sem exteriorizá-las. Dependendo das outras circunstâncias, se quem a usa consegue expressar suas emoções e sentimentos, se torna energizante, podendo inclusive aumentar sua energia sexual.

Cinza – É a cor do compromisso, o equilíbrio entre o branco e preto, uma busca de compostura e de paz sem a perda de qualquer fonte interior de energia. Dependendo do tom, pode ser uma cor que estimula as amizades, transmitindo confiança.
O cinza, como o marrom, é uma ótima cor de base, podendo ser avivada com cores fortes e brilhantes.
É uma cor ambígua, quando associada a dias nublados conota frustração e desesperança.

Marrom - Evoca estabilidade, segurança. Pode ser elegante, sóbrio.
Excelente cor de base, se usada com acessórios coloridos, pois pode agir como um estabilizador, um fio-terra que manterá você com os pés no chão.
Abusar da cor marrom tanto nas roupas como na decoração pode significar ser obstinadamente trabalhador, monótono e inerte.
Tente combinações que alegrem o marrom.
Violeta – Cor purificadora, transmutadora. Estimulante dos mais altos ideais humanos.

Caramelo – Representa o novo, novas possibilidades.

Laranja - Cor muito favorável conota felicidade. O Laranja é a cor da juventude, da força, da confiança. Estimula cores frias e sua cor complementar é o azul.
É dessas cores que todos podem usar um pouco, dá um toque revigorante a qualquer sistema monótono.
Os monges hindus vestem essa cor. Está associada aos livres pensadores, aqueles que não se preocupam com as convenções sociais.

Rosa - É a cor da intuição, do amor, sugerindo romance, sentimentos suaves.
Tem uma conotação de calor e acolhimento.
Usada com muita freqüência pode nos tornar vulneráveis.

Pêssego ou salmão – Por ser a cor da pele, pode nos induzir à sensualidade sem compromisso, à leviandade. Por isso recomenda-se evitá-la em quarto de casal ou de pessoas que desejem estabilidade amorosa.

Cores para espaços coletivos devem ser vivas e vibrantes, sem cansar.

• A variedade é o tempero da vida: cores bem distribuídas transmitem alegria e dinamismo.
• Evite o branco em grandes proporções. A predominância dessa cor não atrai as pessoas.

Importante: as cores sugeridas devem levar em consideração os tons e a harmonia do ambiente, além do gosto pessoal de quem usa o local. Exceção quando for uma indicação terapêutica, quando com diplomacia explicamos a necessidade da cor por um período. Ex: adolescente insegura (o) deve evitar o rosa nas paredes do quarto.

Stela Vecchi

Leia o Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:

Curso Básico com Stela Vecchi em São Paulo

Confira a aplicação do ba-guá:Como aplicar o Ba-guá segundo o Feng Shui Lógico

Stela Vecchi é escritora e consultora de Feng Shui.
Autora do livro Feng Shui Lógico (Ícone Editora, SP, 2004), ministra cursos de Feng Shui Lógico, técnica que favorece a felicidade porque deixa sua casa harmoniosa e plena de energia benéfica.
Autora do livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, onde analisa a bandeira brasileira de um ponto de vista inédito.
Em seu terceiro livro, O Caminho da Sabedoria, através de uma história vivida em Machu Picchu, Stela nos faz refletir sobre o Amor e sobre o verdadeiro significado dos relacionamentos amorosos em nossa vida.

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Sobre Stela Vecchi

"Trilho o Caminho da Consciência Crística, que está em constante expansão, desde 1976. Busquei conhecimento e sabedoria através da espiritualidade, religião e da ciência, encontrando algumas pontes entre elas. Adotei o Feng Shui Lógico e a Astrologia como ferramentas auxiliares nesse caminho para o Amor em todas as suas manifestações e sua manutenção através das fases de nossa vida." Stela ministra cursos de Feng Shui Lógico, técnica que favorece a saúde, o equilíbrio e a evolução. E que deixa sua casa harmoniosa e plena de energia benéfica. A compreensão do verdadeiro intuito dos cursos de Feng Shui Lógico é muito importante. Eles nos ensinam que não há conflito entre matéria e espírito e a integrá-los de forma harmônica. Na verdade, a matéria é o instrumento para a manifestação do mundo espiritual. Publicou três livros: *Feng Shui Lógico, com a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul. É uma perspectiva inédita para o Hemisfério Norte também.Está em sua 2ª Edição, pela Ícone Editora. *No Céu do Hemisfério Sul, Brasil um novo começo, dedicado à Educação. *O Caminho da Sabedoria, sobre o Amor.
Esta entrada foi publicada em Aprenda Feng Shui Lógico, Feng Shui Decoração, Roupas, cores, cristais e Feng Shui e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

90 respostas a Dicas de Feng Shui: Feng Shui e as Cores

  1. walesca disse:

    Estou de mudança, vou morar num apto daqueles antigos, gostaria de saber se a cor vermelha
    em uma parede ficaria bom,ou o que vcs poderiam me ajudar em que cor posso colocar e no quarto o que devo usar.
    Obrigada, um grande abraço

    Walesca,

    O Feng Shui é um sistema que deve ser aplicado de forma correta para que traga os efeitos desejados. O vermelho é a cor do elemento Fogo, elemento necessário porém sem excessos. Você pode pintar uma parede dessa cor, porém não devem faltar cores suaves na decoração desse ambiente para equilibrar com a força do vermelho. Dê preferência para uma parede no lado Norte, também chamado de lado Verão, o lado do Sucesso.

    Paz e Prosperidade,

    Feng Shui Lógico

  2. Tatiana disse:

    Stela, estou com muitas dúvidas de que cor eu devo pintar a fachada da minha casa. Estava com tendências para o azul, mas lí que é uma cor vulnerável. Atualmente ela está verde. Estamos querendo mudar mas quero algo que nos equilibre. Você poderia nos
    ajudar ?

    Tatiana,
    Realmente a cor azul deve ser evitada nas fachadas. O Feng Shui recomenda tons de terracota suave, amarelo e tons de verde para fachadas. O branco pode ser utilizado em molduras de portas, janelas e frisos.

    Paz e Prosperidade,
    Feng Shui Lógico

  3. viviana disse:

    Quero pintar a fachada da minha casa de lilás e púrpura o que voces me dizem a respeito ? A opinião de vocês é muito importante para mim !!!! OBRIGADA!!!!!

    Viviana,

    Obrigada por seus comentários. É uma felicidade compartilhar esses conhecimentos e nos fazer cada vez mais participantes dessa vida tão maravilhosa que nos envolve, começando pelo maestro da Vida para o nosso planeta, o belo e radiante Sol.

    Feng Shui procura criar harmonia e saúde através de todas as energias, inclusive as cores. Usamos a teoria dos Cinco Elementos aplicada às cores, por isso precisamos de mais informações sobre a casa para respondermos sua pergunta, porém vamos deixar algumas orientações, baseadas em situações gerais:
    O lilás pode ser uma cor frágil para fachada, deixando-a vulnerável.
    O lado da fachada em relação aos guás também é importante.
    Púpura tem energia demais, é preciso ver qual a proporção que você quer usar essa cor tão generosa para avaliarmos seus efeitos.

    Com nossos votos de Paz e Prosperidade,
    Feng Shui Lógico

  4. viviana disse:

    Estas matérias me ajudaram muito,eu estava colocando tudo errado através de revistas que comprei sobre FENG SHUI. Mas graças a VOCÊS (horários e nascer do Sol me ajudaram muito) agora vou começar a mudar tudo novamente. OBRIGADA !!!! AS MATÉRIAS ESTÃO ÓTIMAS! BEIJOS!!!!!!

  5. hermania disse:

    Bom dia

    Gostaria de saber qual cor usar na parte externa da casa. A porta principal fica do lado oposto do nascer do sol, mas fica do lado por onde o sol se põe, no guá da criatividade.OBRIGADA.
    UM ABRAÇO FRATERNO

    HERMANIA VECCHI

    Tudo bem com você, Hermania?
    Em princípio, a Criatividade é ativada pelo Elemento Metal, e as cores correspondentes são o branco e todas as cores pastéis. No entanto, podemos apenas colocar a porta branca, por exemplo, e pintar as paredes com uma cor mais acolhedora.
    De uma forma geral, uma cor muito favorável para paredes externas é a terracota suave, com frisos brancos. Ferragens em tons de verde folha também são indicadas. Porém, para responder de forma personalizada, precisamos de vários dados da residência, dos moradores e fotos do local, quando não podemos ir pessoalmente.
    Espero ter ajudado.
    Um forte abraço,
    Stela

  6. maria das graças pereira de so usa disse:

    Gostaria de uma sugestão para pintar a fachada de uma ong que será aberta por esses dias: queria uma cor forte vibrante que propiciasse muita felicidade, dinheiro, sucesso, prosperidade, coragem, força, proteção, etc.
    Pensei inicialmente no vermelho mas de acordo com feng shui não pode estar de frente para o norte/sul leste/oeste,fiquei com receio. Pensei também no laranja salmão. O que você sugere, me ajude por favor.
    Obrigado e que Deus te proteja. Um grande abraço.
    Graça Sousa Aguardo sua resposta.

    Graça,

    Estamos aguardando as informações pedidas para orientá-la.

    Paz e Prosperidade,
    Maristela

  7. Daiana disse:

    Bom dia,

    Estamos abrindo uma loja de informática, assistência de notebooks, gostaria de uma sugestão para pintar a fachada. Na cor do nosso logo predomina o vermelho, pensamos em pintar de vermelho Coca-Cola… Será que devemos?

    Obrigada

    Daiana,

    O vermelho é uma cor positiva mas que deve ser usada com muito critério. Portanto, é muito importante verificar em qual área do ba-guá está localizada a fachada. Como regra geral, evite o excesso dessa cor.

    Paz e Prosperidade,

    Maristela

  8. ana paula disse:

    Minha casa é meu comércio, pois faço tortas e doces para fora e preciso que a cor gere prosperidade e atraia minha freguesia.Pensei na cor púrpura, mas com qual cor combina para a pintura dos portões e batentes?
    Grata pela atenção.

    Olá Ana Paula,

    Respondendo sua pergunta, como regra geral, cores escuras pedem cores claras como complemento.
    Cuidado com cores muito vibrantes em grandes áreas: podem gerar um excesso de energia, que pode trazer inquietação.

    Porém, antes de decidir pela cor da fachada aconselhamos que aplique o Ba-guá conforme texto no link abaixo e veja qual a área da fachada:
    Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar das Quatro Estações:
    http://blog.fengshuilogico.com/2008/07/21/aprendendo-a-colocar-o-ba-gua-na-tecnica-feng-shui-logico/

    Lembramos também que o Feng Shui Lógico é um sistema que precisa ser aplicado em todo o imóvel para melhores efeitos.

    Paz e Prosperidade,

    Maristela V. Cezario
    Comunicação Feng Shui Lógico

  9. tamara disse:

    Olá, eu gostaria de pintar o quarto da minha filha em roxo e um lilás clarinho.. ela está começando a faculdade agora e gostaria de saber se essas são as cores indicadas para este momento dela. Também tenho um filho. Um menino muito nervoso e que não gosta muito de estudar. Quais seriam as cores que vc me recomenda?

    Olá Tamara,

    O Feng Shui Lógico é um sistema que necessita de várias informações sobre a casa, sua planta-baixa e a energia pessoal de cada um dos moradores para poder orientar com segurança.

    Mesmo sem essas informações, o roxo e o lilás não estão indicados para o quarto de sua filha. Sugerimos tons de cenoura claro.

    No caso de seu filho, as cores que acalmam são tons pastéis, que trazem sensação de tranqüilidade. Dê preferência para tons de verde, como verde kiwi.

    Além disso sugerimos a leitura dos textos, ainda neste blog: Feng Shui no Quarto e Feng Shui no Quarto da Criança. Não esqueça também de dar atenção ao seu quarto de dormir também.

    Paz e Prosperidade,

    Stela

  10. Olá gostaria que me orientassem nas cores da minha casa. Quero a sala de uma cor que traga harmonia e prosperidade
    e os quartos que são dois (o meu e o do meu filho de 16 anos) com cores tranquilas para harmonia física e estimulante para os estudos. Obrigada pela atenção.

    Prezada Rosemary,

    O Feng Shui é mais complexo. Para aplicá-lo corretamente, é necessário saber em que área do Ba-guá estão a sala e os quartos da sua residência. De uma forma geral, quartos de adolescentes em fase de estudo podem ser pintados com cores de verde claro (kiwi) e amarelo suave. Para a sala em geral, tons de cenoura claro, e para seu quarto, você pode variar entre tons de terracota suave e goiaba bem clarinho. Claro que o principal é você e seu filho se sentirem bem com as cores escolhidas.

    Paz e Prosperidade,

    Maristela V. Cezario
    Comunicação
    Feng Shui Lógico

    Fone: 11 4242.2014
    E-mail: maristela@fengshuilogico.com
    Site: http://www.fengshuilogico.com

  11. Patricia Cortez disse:

    Olá

    O meu marido queria pintar a casa de branco com barra azul escura, portas e janelas tambem em azulão. E eu gostava de pintar em um tom de amrelo claro. Então acordamos em pintar de amarelo com a barra azul assim como as portas e janelas, mas agora li que azul não é uma boa cor. Mas tendo em conta que é uma pequena quantidade, trata-se apenas de uma barra será que seria equilibrado para o feng shui da casa?

    Obrigado

    Patricia,

    De forma geral evitamos o azul para fachadas, principalmente o azul-celeste. Para respoder sua pergunta seriam necessários mais informações e um estudo da planta-baixa para verficar o equilíbrio das formas, estudo tão importante quanto o das cores.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  12. Reinubia, disse:

    Fiquei muito feliz ao encontrar seu site, o feng shui sempre me fascinou.Então,estou para pintar a faixada da minha casa,ela fica de frente para o nascer do sol, que acho lindo!
    Quero saber uma dica se possivel, para cor apropriada,fica em local muito movimentado,obrigada! Aguardo retorno,
    Reinubia.

    Reinubia,

    A área corresponde à Familia e Saúde. Não se esqueça que o equilíbrio entre os elementos é muito importante, porém a presença de plantas de porte que não tirem o Sol da casa e tons de verde claro, tons de amarelo ou de terra estão indicados.

    Comunicação – Feng Shui Lógico.

  13. Elisangela Fernandes disse:

    Estou seguindo o feng shui, reconheço q a harmonia melhorou e muito aqui em casa. Eu busco melhorar as finanças, entrada de dinheiro e liquidaçao das dividas antigas. O que seria ideal p/ obter esse resultado?

    Elisangela,

    Neste artigo você tem muitas informações:

    http://blog.fengshuilogico.com/2008/07/25/prosperidade-material-passo-a-passo/
    Não esqueça de ativar também o eixo correspondente, Trigrama Céu, que corresponde a Amigos e Viagens. Você encontra um texto sobre essa área na categoria Trigrama Céu, na coluna à direita no blog.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  14. Elisangela Fernandes disse:

    Estou viciada em feng shui, estou sempre consultando antes de fazer qualquer mudança aqui em casa, coloquei um capacho na porta de entrada na cor vinho c/ 02 flores em amarelo e laranja bem alegre, ainda na entrada na parte de fora, pendurei um azulejo pintado c/ a imagem de uma cachoeira dentro de uma mata verde, com aguas q caem em um rio. Tem arvores… e até andorinhas voando. Entrando na sala, tenho uma beteira (aquario)com um peixe beta azul marinho s/ bomba. Tirei o espelho, pois li em algum lugar q nao é bom ter espelho na entrada do lado de dentro… (será verdade?) Os sofás estão de frente a quem entra, tenho um quadro nesta parede. Meus moveis são de mogno e pintei as paredes de amarelo claro. Não escolhi a cor da cortina ainda… Nesta area fica o Trabalho, só tenho um vaso preto c/ girassol artificial. Tenho fotos e anjos na estante, porem ainda nao consegui organizar pelas areas. A casa ja esta toda organizada, so falta colocar os objetos ou pintar nas cores p/ sintonizar… Me passe uma sugestão p/ a cor da cortina, os sofás são brancos, porem uso capa p/ proteger.

    Elisangela,

    Você deveria fazer os cursos de Feng Shui Lógico para poder ter segurança e equilibrar adequadamente a decoração de sua casa. Você demonstra realmente vocação para estudar Feng Shui.
    Analisar a planta-baixa e a forma da residência, aplicar as curas corretamente é o primeiro passo para o Feng Shui surtir os efeitos desejados.
    Comunicação – Feng Shui Lógico

  15. Daniela disse:

    Oi gostaria de saber qual a cor mais recomendada pra minha sala de jantar? Ela não é muito grande e fica ao Norte!Sou de capricornio e meu marido de gemêos qual cor vc me indicaria?

    Daniela,

    Sala de jantar precisa ser aconchegante, agradável, e o Norte é a área que ativa o Sucesso. Deve lembrar a força do Verão. Tons de amarelo ou de cenoura suave são benvindos, mas depende de toda a decoração que você tem. Feng Shui é um sistema que precisa ser aplicado em toda a residência para gerar os efeitos desejados.
    Quanto as signos, levamos em consideração também a astrologia chinesa e a numerologia. Queremos dizer que o estudo precisa ser mais profundo, com mais dados, para podermos orientar.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  16. ana maria disse:

    Bom dia,estou abrindo um comércio e alguns móveis são vermelho escuro, qual cor pinto a frente da loja, sendo meu sócio é um pouco nervoso ou ansioso,sou muito calma, gosto da cor azul, muito obrigada.

    Ana Maria,

    Feng Shui Lógico é um sistema, e é preciso uma análise mais completa para responder sua pergunta. Procure ler o livro Feng Shui Lógico ou participar de um curso básico de Feng Shui Lógico. Você terá informações e conhecimentos que serão muito úteis para sua vida.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  17. Fabiana Izabelle disse:

    Olá, tenho um grande dúvida sobre que cor usar no meu quarto. A janela dele abrange toda a parede e tenho uma cortina laranja (a cor que eu adoro), embora a cortina seja um tom de laranja mais escuro, sinto o quarto muito “sem graça” com a cor palha na parede e móveis no tom mapple com tabaco. Minha dúvida é, contrastar essas cores com 2 tons de azul (segundo o que li é cor complementar do laranja) é uma boa pedida inclusive pelo fato de eu ser uma pessoa um pouco agitada a noite ou posso investir em quais tons?

    Fabiana,
    Feng Shui Lógico é um sistema que para funcionar adequadamente analisa vários fatores. Para orientá-la corretamente precisaríamos de mais informações, inclusive qual a área do ba-guá da casa.
    Em suas observações percebemos sua sensibilidade e vocação para o estudo mais profundo.Aconselhamos a participar de um curso básico onde você terá acesso a muitas informações que serão muito importantes em toda sua vida.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  18. Luzia disse:

    Bom dia!

    Estou terminando minha casa e tenho muitas dúvidas em como pintar a fachada. Já sei que azul não é aconselhável, e também não gostaria de verde pois moro em uma chácara e pretendo ter muitas plantas, o que poderia confundir com o visual da casa. Além disso meus 2 vizinhos já tem a casa pintada de verde. Gostaria de usar 2 tons, além do branco que pretendo colocar nas portas/janelas e molduras que circundam a casa. O que vocês me sugerem?

    Luzia,
    As cores também representam elementos e são uma das formas de criar harmonia. O melhor a fazer é analisar a planta da casa e o entorno para poder orientar com segurança.
    Se desejar, solicite uma consultoria através de nosso site.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Comunicação – Feng Shui Lógico

  19. Deise do Carmo Rodrigues Zart disse:

    Olá! Estou encantada com o trabalho desenvolvido por você. Gostaria de saber se no livro consigo informações claras para por em prática e também informações sobre cursos, apesar de morar no RS. Paz à todos e obrigada!

    Deise,
    Agradeço seu contato e suas palavras de incentivo.
    A leitura do livro Feng Shui Lógico facilita muito para quem deseja participar de nossos cursos, além de trazer muitas informações claras para seu conhecimento sobre harmonia ambiental e paz interior.

    Para informações sobre os cursos acesse nosso site na página de Cursos:
    http://www.fengshuilogico.com/cursos/

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Stela – Feng Shui Lógico

  20. Regina Celi de Assis Mattos disse:

    Olá!
    Comprei uma casa há 03 meses na Barra da Tijuca-Rio de Janeiro, ela é estilo antiga com portas grandes em pátina, varandinhas na frente de ferro e tem um belo gramado na frente com várias árvores frutíferas, manga, cajá, jabuticaba. Ela hoje está pintada de verde clarinho e as janelas de branco. Estou querendo mudar a cor da fachada e gostaria de fazer algo diferente, porém prazeroso e benéfico para a nossa família. O arquiteto sugeriu o tomate seco(vermelho) com as janelas brancas, portões brancos. Fiz uma simulação do site da suvinil com um alaranjado e ficou bonito, porém está tão banal.. o Arquiteto também colocou a minha sala de estar no projeto chocolate, está muito elegante, mas não estou segura. O meu lavado já é todo de canjiquinha, espelhão e meia parede chocolate com a bica em cascata. De qualquer forma adorei conhecer o site de vcs. Gostaria muito de uma sugestão.
    muito grata.
    Regina Mattos


    Regina,

    Para sugerirmos cores é preciso a análise da planta da casa e suas orientações cardeais. A harmonia é criada a partir dessas informações e cada casa tem suas particularidades.
    A leitura do livro Feng Shui Lógico, de Stela Vecchi ( Ícone Editora, SP, 2004) ou a solicitação de uma consultoria é o mais indicado para lhe dar orientações seguras.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  21. PAULO ROBERTO MEDEIROS disse:

    Ola, moro em andar alto (11), estamos querendo fazer grafiato nas paredes da sala , minha sala é grande e comporta (estar e jantar),as paredes são todas brancas, queremos colocar cores e peço orientação para qual cor ideal
    na sala de jantar e ideal na sala de estar.Obrigado

    Paulo Roberto,

    Para indicar as cores é necessário também verificar em quais áreas do Ba-guá estão a sala e a sala de jantar, que poderão ser ativadas através da compatibilidade com essas áreas.
    Para áreas comuns como salas, as cores quentes aconchegam e unem, sempre, e essas áreas podem ser ativadas criando equilíbrio através dos outros ítens da decoração.
    Como regra geral, evite texturas que dão sensação de aspereza dentro de casa.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Comunicação – Feng Shui Lógico

  22. Andreia disse:

    Olá, que site completo e maravilhoso,parabéns porém não encontrei nada sobre Feng Shui e cartões de visita, meu marido trabalha com contabilidade (prestação de serviços) e não sei que cor usar,letras e fundo do cartão que tragam prosperidade e novos clientes.

    Agradeço muito se puder me ajudar aqui ou um livro adequado.

    Obrigada..

    Andreia

    Andreia,

    A cor do cartão de visita tem sua importância junto com outras ações muito importantes: aconselhamos a leitura do livro Feng Shui Lógico para aplicar a harmonia ambiental no local de trabalho e em sua casa para obter os resultados que você deseja.

    Com nossos votos de harmonia e Prosperidade,
    Comunicação – Feng Shui Lógico

  23. Deise do Carmo Rodrigues Zart disse:

    OLá! Tenho algumas dúvidas para harmonizar o guá da criatividade-amigos que cai na suíte de casal. A parede da cabeceira da cama é pêssego claro e o restante do quarto é branco, a casa é de madeira e os móveis também. Pretendo colocar lustres e luminárias de metal, tapetes bege para salientar o elemento terra. Gostaria de saber se posso utilizar o lilás no lugar do azul claro para gerar um ciclo construtivo. Muito obrigada!!!

  24. Ana disse:

    Stela, área de prosperidade fica na cozinha´,em frente ao fogão,li q se deve colocar fontes na prosperidade,mas tbm lí q ñ se deve por fonte perto de fogão pq apaga o poder desse,o q faço Stela,por favor responda já q essa área é muito importante,grata.

    Ana,

    Para aplicar corretamente o Feng Shui Lógico precisamos de muitas informações. Você já leu o livro Feng Shui Lógico? Um outro passo importante é fazer um Curso Básico de Feng Shui Lógico onde você poderá tirar todas as suas dúvidas.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Stela

  25. danny disse:

    Por favor , moro em uma casa de esquina e quero saber de que cor pintar a casa por fora e que cor pintar as janelas e o portão, o vermelho no muro e lado externo de casa com janelas e portão branco são indicados ?
    Obrigada.

    Danny,
    Para uma resposta válida são necessárias mais informações. A colocação do ba-guá e as análises são fundamentais para um bom feng shui.

    Veja nesta matéria:
    http://blog.fengshuilogico.com/2009/01/16/bagua-aplicado-pelo-metodo-solar-das-quatro-estacoes-feng-shui-logico/

    Harmonia e Prosperidade,
    Equipe Feng Shui Lógico

  26. Valéria disse:

    Gostaria de uma sugestão de cores. Vou abrir uma floricultura e quero saber qual a melhor cor para pintar interno. Obrigada Valéria

  27. school grants disse:

    If you could e-mail me with a few suggestions on just how you made your blog look this excellent, I would be grateful.

  28. louise disse:

    tenho uma pecuaria que cor seria melhor , interna e esterna

    Louise,

    Só com a aplicação do ba-guá podemos orientar sobre as melhores cores.

    Equipe Feng Shui Lógico

  29. Fernanda disse:

    Boa tarde!

    sou muito ligada em feng shui e sempre procuro fazer as coisas em harmonia.estou começando a trabalhar com Dog Walker e Pet Sitter e gostaria de saber qual a melhor cor a usar,para fazer o cartão de visita, tenho uma ideía de colocar uma imagem de uma pessoa passeando com vários cachorros em preto e descrever os serviços em cor e não sei se uso a mesma cor para meu nome e tel mas não sei qual, gostaria de uma orientação.

    muito obrigada!
    Fernanda

  30. yhteiskunta disse:

    Just discovered this blog thru Google, what a pleasant surprise!

  31. comet laptops disse:

    I conceive you have noted some very interesting points , thanks for the post.

  32. dilceia pedroso disse:

    moro em uma casa que fica no alto e tem muitas arvores gostaria de saber que cor eu pinto toda acasa por fora ea sala que é grande e eu fiz sala dejantar ede visita tem meu quarto do meu filho que tem 15anos minha cunhada que tem problemas de saude e o quarto de minha filha esse ela gostaria de pintar de lilaz euma parede lilaz mais escuro voce poderia me dar uma luz gosto muito do feng shui mais naõ entendo muito de cores para trazer energia aguardo sua resposta muito grata

  33. valquiria nascimento disse:

    Boa tarde tenho uma loja de roupas feminina, masculina e acessorios qual a cor ideal para mimnha faixada no momento ela esta com um azul muito forte, um azul da suvinil preparada que alguns confundem com verde a logo da loja e azul e preto com funco branco queria mudar tudo e renovar com uma cor istimujlante me ajude

  34. elizabete disse:

    gostaria de sugestao de cor para as paredes de um jardim de inverno (estou em duvidas entre violeta, lilas ou laranja) e tambem para um segundo ambiente externo onde fica a churrasqueira … para este ambiente queria uma cor escura – entao pensei no verde

    Elizabete,

    A ativação das áreas dependem de várias fatores:
    1. Análise de toda a planta aplicando o Ba-guá segundo este link:
    http://blog.fengshuilogico.com/category/como-aplicar-o-ba-gua-2/
    2. Verificação do estado de conservação e harmonia da decoração
    3. Frases de ativação

    Harmonia e Prosperidade,
    Feng Shui Lógico

  35. viviane disse:

    por favor me ajude,meus moveis do meu quarto são mogno gostaria de pintar uma parede ,mas não sei qual é a certa,muito obrigada pela atenção

  36. luiz junior disse:

    Oi Viviane !!!

    Estou abrindo uma loja de segurança eletronica ( cameras de vigilacia ) e informatica, a fachada tem cor tom degrade que começa no vermelho passa pelo laranja e termina no amarelo, a parede de fora é cinza bem clarinho tipo cor gelo, dentro tenho o teto branco e paredes na cor palha, vitrines brancas com vidro incolor gostaria de saber se esta combinação esta boa e que cor posso usar para pintar uma parede dentro da loja para destacar o ambiente

    Obrigado pela atenção

  37. Carla Rodrigues disse:

    Boa Noite!
    tenho um menino de 6 anos que gosta muito da cor azul, nós estamos decorado o quarto dele ,ele que tudo azul o guarda roupa as paredes como eu faço?

    • Stela Vecchi disse:

      Carla,

      As crianças gostam de participar da decoração e devem ser consultadas. No entanto, elas também estão sendo influenciadas pelas cores, disposição dos móveis, que facilitam ou criam obstáculos em seu dia a dia. O mais indicado é fazer um estudo da personalidade dele através de sua data de nascimento e verificar quais as cores mais favoráveis. Depois, quando você lhe explicar os porquês das cores, com certeza ele vai aceitar o melhor para ele.

      Saudações de Harmonia!

  38. Olá vou morar em uma rua de subida,o numero da entrada da rua é 111 A e o número da minha casa é 32 gostaria de saber se vai ser necessário quando eu for colocar a placa mudar algo,pois estou contruindo ainda e também na entrada de minha porta existe um pé de cajá e será que tem algum problema?
    e estou querendo pintar de amarelo canário.peço favor de me responder se pelo fengshui, há algo errado ou teria que acrencentar alguma coisa um feliz natal prá todos e um 2012 cheio de alegrias. Obrigada!

    Soraya,

    Agradecemos com carinho seu contato!
    O Feng Shui Lógico necessita da planta-baixa para fazer as análises e quando não é possível a visita ao local, de fotos.
    Portanto, solicite uma aplicação de ba-guá em nossa loja virtual para que possamos orientá-la.

    Que o seu Natal seja pleno de Amor e Harmonia e que 2012 nos traga toda a Luz e Prosperidade que necessitamos.

  39. Elizabeth disse:

    Bom Dia, Vou me casar no mês seguinte e meu sogro fez a gentileza de pintar o apartamento todo. Usou perola em todas as paredes exceto a parede de frente para a cama do casal. Li logo acima que a cor pessego nao é boa para um casal e meu sogro pintou esta parede justamente de pessego. Como foi uma gentileza e a familia de meu marido não acreditam em feng shui, creio que nao poderei mexer na cor por um ano. Gostaria de uma sugestão para saber como harmonizar ou anular esta cor, pois não quero ter problemas afetivos logo no inicio. Obrigada

  40. Moacir Torres Junior disse:

    Boa noite,
    Compramos uma casa a pouco tempo e estamos em fase de pintura.
    O que os senhores nos aconselham para cores nos portoes, muros e paredes externas ?
    Desde ja agradeço a gentileza.

    Moacir

    • Stela Vecchi disse:

      Olá, Moacir,

      Evite cores escuras, que são normalmente tristes e portanto exigem uma maior análise para sua indicação.
      Cores claras e alegres são benvindas sempre. Um friso em tom contrastante e até branco pode realçar e criar maior harmonia.
      Evite tons de azul na fachada.Excesso de vermelho também é prejudicial.

      Saudações de Harmonia e Prosperidade,
      Feng Shui Lógico

  41. Marcos Lima disse:

    Olá, li todos os seus artigos e gostaria de uma iluminação sua : Estou para me mudar, aluguei uma casa tipo chalé com telhado em ponta ^ , a casa está posicionada bem no alto de uma avenida, será para minha residência e comércio,sou fotógrafo de eventos sociais, a frente da casa – porta de entrada- é localizado o por do sol, já os fundos esta a cozinha e area de serviço posicionados ao nascer do sol. Já li que casas deste tipo de arquitetura predominam o elemento fogo, Tenho dúvidas com relação as cores para afachada: verde,vermelho ou roxo, com todas as aberturas e portas e detalhes na cor branca, pretendo construir um pequeno lago com chafariz no jardim de entrada. Os carros estacionarão quase em frente a casa. Enfim, sei que precisa analizar a planta baixa da casa mas se me der uma dica com estas informações já me ajudaria muito. Hoje moro em uma casa de cor roxa com uma iluminação bem bonita a noite, gostaria de pintar a casa com cores que favoreçam a iluminação(chame a atenção) sem perder a harmonia/equilibrio com as energias. Muito obrigado pela sua atenção.Sorte e Saúde.
    Marcos Lima

  42. Thais disse:

    Boa tarde, gostaria de uma indicação para fazer meu cartão de visita profissional. Sou advogada e pretendo passar a mensagem de Competência, segurança e atrair clientes e dinheiro. Tem alguma cor ou combinação de cor que me aconselha? Obrigada e parabéns pelo blog, de ótimo gosto!

  43. Wilmara Cristina Pereira disse:

    estou pretendendo abrir uma loja que fica de esquina gostari de saber que cor pinta qual tipo adequado da mobilha e gostaria de uma sugestao de nome algo que chame a tencao das pessoa eque atraia muito dinheiro tambem sou virginiana e minha socia leonina

  44. edson frutuoso disse:

    oi tenho um salao de blz e gostaria de pintar a faxada de roxo escuro ok acha

  45. Alinne disse:

    Olá,
    Gostaria de pintar a parte externa da minha casa com a cor Azul Náutico (Suvinil). É um azul um pouco esverdeado. A parte da frente não seria pintada porque já tem pedras, e uma das paredes laterais também não porque é geminada. Pintaria o corredor lateral e a parede dos fundos. É adequado?
    Obrigada!

    • Stela Vecchi disse:

      Olá,

      É necessário uma análise da planta para responder essa pergunta.
      O ideal é você participar de um curso básico, onde terá muitas respostas para a aplicação correta do Ba-guá e do Feng Shui Lógico.
      Saudações!

  46. CLAUDECIR disse:

    TENHO UMA LOJA DE VARIEDADES DE TUDO UM POUCO,COMO ROUPAS,
    MAT:ESCOLAR,CHINELOS É AS VENDAS NÃO ANDA MUITO BÉM, A COR DAS
    PAREDES É LILÁS É A METADE DE UMA É LARANJA, GOSTARIA DE SABER
    GUAL A COR CORRETA PARA PINTAR MINHA LOJA.DESDE JÁ AGRADEÇO.

  47. Isabel Cristina Castilione disse:

    Olá!
    Tenho uma loja de roupas femininas e no nome o que predomina é que o X que é em vermelho. A loja tem paredes brancas, um lustre de globo triplo que chama muito a atenção das pessoas, os móveis são em tom capucchino com branco e o provador tem cortina vermelha. Gostaria de saber como poderia melhorar, a energia é boa, os clientes elogiam, gostaria de saber se estou no caminho certo ou se há algo que possa fazer diferente. Muito obrigada!

  48. vera lucia disse:

    olá

    Tenho uma loja de roupas femininas e acessórios e gostaria de saber qual a melhor
    cor para pintar a fachada

    Obrigada

  49. Fernanda disse:

    Boa tarde Stela!
    Sou arquiteta recém formada. Estou criando minha logomarca que terá minhas inicias
    FG, esta logo irá no cartão de visitas e placas que serão colocadas nas obras. Estou na dúvida de que cor devo empregar no cartão de visita. Pensei no amarelo, dourado e azul. A respeito do desenho da logo não decidi se deve ser em forma circular, retilínea, geométrica ou bem assimétrico. Qual tua sugestão?
    Att, Fernanda.

    • Stela Vecchi disse:

      Fernanda,

      As cores que você citou são bastante positivas, mas o azul nesse caso deve ser o azul royal.
      As formas não devem ser assimétricas.

      Luz, Harmonia e Prosperidade em sua vida e profissão, Fernanda!

  50. Gabriela Galdino disse:

    Boa tarde tenho uma loja de moda country, e os moveis são todos de madeira, a loja é toda pintada de braco, só que estou querendo pintar uma parede de marrom para dar uma escurecida na loja e pensei no marrom por dar um ar de cor de madeira. A cor marrom seria uma cor correta para estar pintando?

    muito obrigada

  51. eliana disse:

    Boa tarde Stela, meu nome é Eliana e estou a começar um negócio é um ginásio feminino e já estava pintado de cor verde e azul , a logo marca foi feita em tons de lilás e verde o que vc acha? poderia me dar uma ajuda? em relaçao ao meu quarto está pintado em salmão, estou a morar em casa dos meus pais e nao posso alterar a cor e vi aqui no seu blog que esta cor nao favorece mt as unioes serias que posso fazer em ambos os casos? obrigada

  52. eliana disse:

    se poder me ajudar agradeço. fique com Deus

  53. Lorena disse:

    oi
    estou abrindo um escritório de advocacia, gostaria de saber quais objetos posso por e a cor das parese? quero tranmitirs segurança e sucesso..
    gostaria também de saber qual a cor uso no meu cartão de visitas, para poder atrair clientes.

  54. kennya disse:

    Estou abrindo uma loja de roupas (femininas e masculinas) e gostaria de saber qual cor é mais indicada para o interior da loja.
    Obrigada

  55. Ana Claudia disse:

    olá,
    Sou psicóloga clínica, quais as cores que você recomendaria na confecção do meu cartão de visitas?
    Abç

    • Stela Vecchi disse:

      Ana,

      Cores indicadas para cartões de psicólogos e terapeutas, inclusive para vestir-se: verde, branco (com algum detalhe em turquesa ou laranja) e tons de cinza claro.
      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

  56. Andréa disse:

    Olá Stela,
    tenho 3 dúvida, poderia me ajudar, por favor?
    1- gostaria de saber o melhor tom para o guá da prosperidade. Uns falam em lilás, outros em violeta e outros em roxo.
    2- Quando um guá cai em dois ambientes, devemos ativá-lo nos dois?
    3- quando aplicamos o baguá na planta, sempre fica uns espaços fora do octógano, esses espaços ficam fora da harmonização? Não sei se consegui me fazer entender, mas por exemplo, uma casa quadrada ou retangular, mesmo esticando o Baguá, vai sobrar as pontas, que ficam de fora quando “fechamos o octógano”.
    Agradeço desde já
    Andréa

    • Stela Vecchi disse:

      Andréa,

      1. A cor indicada é a púrpura, que puxa mais para o vinho que o roxo.

      2. O melhor local de ativação é no ponto médio da área ou guá ou no canto do ambiente.Dependendo, deve ser ativado nos dois (dentro do guá).

      3. Essas áreas devem ser ativadas com luminárias ou plantas ou ainda cristais de acordo com o guá que pertencem.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

  57. Nicole disse:

    Olá Stela!
    Vou construir minha casa e tenho muitas duvidas…a fachada – muro- será terracota suave, mas ainda não sei a cor da casa. O piso da entrada e varandas penso em tons escuros e dentro de casa pensei em marrom. Qual a melhor combinação de cores?
    Gratidão.
    Abraço, Nicole

    • Stela Vecchi disse:

      Nicole,

      A melhor combinação de cores é aquela que nos proporciona o equilíbrio entre os 5 Elementos.
      Mas na verdade não é tão simples assim: a avaliação tem que levar em consideração os tipos de material utilizados e a harmonia criada no entorno.
      Em geral, sempre levando em consideração a escolha de tons alegres e harmônicos entre si, tons de verde, de terracota ou tijolo e areia são muito benéficos, dependendo do conjunto que se cria.

      Espero ter ajudado!
      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade.

  58. veronica disse:

    Gostaria de pintar minha casa de verde claro, me identifico com as tonalidades claras,
    tem duas casas que ficam praticamente em frente a minha que a fachada é toda de vermelho com janelas de madeira e o portão de ferro é marrom escuro e a outra
    é pintada de laranja com portão de ferro branco.
    Li que não devemos pintar na cor verde, onde tem predominância do vermelho.
    Minha outra opção seria azul claro, mas também li que é uma cor que traz insegurança.
    Atualmente minha fachada é pintada na cor terra mas a pintura está velha.
    Me interessei bastante pela harmonia das cores e o meu elemento é madeira
    ( definido pela ultimo numero do ano do meu nascimento que é 4).
    Sei que vem ver o imovel fica dificil, mas se puder me dar uma orientação geral fico muito agradecida.

  59. Renata Borba disse:

    Olá, vou pintar minha casa e estou em dúvida em qual optar, o quarto está com o teto branco e as paredes na cor marfim(pensei em nao mexer nele) somente na sala, cozinha, banheiro e varandinha onde tem o tanque, maquina de lavar etc.
    E também minha casa recebe a luz do por do sol (só a tarde entra sol na sala e no quarto) estou na dúvida ela é positiva ou negativa??? Também a forma de L, o banheiro é do lado da cozinha! Quero aplicar o baguá mas estou confusa em fazer, vc poderia me dar algumas orientações por favor…!? Vou pintar daqui uns 10 dias

  60. Ana Luiza disse:

    Boa tarde Stela!
    A-D-O-R-E-I seu blog!! Muitas dicas vou tentar colocar em prática.
    Meu marido e eu temos uma loja de piscina, spas e móveis para área externa e trabalhamos como prestadores de serviços ambientais.
    Vamos decorar nosso nova loja e estou com duvidas quanto a cor da fachada: amarelo, azul, verde… tem que ser algo que chame a atenção, mas que traga boas energias!
    Posse poderia nos ajudar?
    Um forte abraço e parabéns pelo blog!
    Bjs,

    Ana Luiza

    • Stela Vecchi disse:

      Olá, Ana Luiza,

      Agradecemos suas palavras!

      Evite o azul em fachadas. Mas precisaríamos saber também qual a posição da loja em relação aos pontos cardeais para orientá-la melhor.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

  61. Amanda disse:

    Olá,gostaria da sua ajuda, estou me mudando para um acasa e gostaria de pintar a fachada da casa de azul turquesa, isso é bom? Minha família tem passado por uma série de problemas de saúde, vi essa cor em uma casa e achei muito bonita, o que acha? Grata.

  62. Priscila disse:

    Ola Adorei sua Materia, estou fazendo uma reforma no meu Salão Gostaria de Pintar de verde Essa cor Fica bem num salão de beleza o salão tem a frente todas de pedra, desde já agradeço a atenção.

  63. Luciano disse:

    Estou mandando fazer uma placa externa para a porta de entrada do meu escritório de advocacia. Pensei em fazer (1) na cor vinho com letras pretas, ou (2) na cor marrom com letras cinzas ou (3) na cor vinho com letras douradas. Qual a melhor para obter sucesso na advocacia?

  64. elaine disse:

    boa tarde estou pintando minha sala de branco e cenoura e gostaria de saber se esta cor ta bem viável e que cor de corina comprar.

  65. QUARESMA disse:

    BOM DIA! Gostaria de saber se para Feng Shui é proibido usar pedras, do tipo São Tomé na sala. Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>