Feng Shui e as Cores nos ambientes.
Quais as mais favoráveis?

A natureza nos brinda com cores exuberantes e variadas.
Os sábios amam a profusão de cores, por isso vivem contentes. I Ching

Área muito importante do Feng Shui, conhecer como somos influenciados por
elas e como escolhermos as melhores cores é fundamental para aumentar nossa disposição e bem-estar. Interpretar as sensações e sentimentos que as cores nos enviam podem ser esclarecedores e nos auxiliar na criação do padrão energético que desejamos e aumentar a vitalidade dos ambientes, favorecendo a nossa também.

 Cores claras expandem, cores escuras concentram.
 Cores brilhantes trazem vida e animação.
 Os tons alteram a significação: podem intensificar ou suavizar.

De uma forma geral em quartos prefira tons acolhedores. No entanto ira depender da idade e temperamento da pessoa que usa o quarto.
Evite azul e lilás.
Verdes podem ser calmantes e curadores.

Conheça as influências das cores sobre nós:
O TOM é MUITO IMPORTANTE!!!!!

Branco – é uma cor pura, anterior à divisão dos raios de luz coloridos. É, da mesma forma, uma combinação de todas as cores.
Na decoração de interiores, evita-se paredes todas brancas porque sugerem a neutralidade de sentimentos, não transmitindo sensação de acolhimento. Pode causar irritação, impaciência e até dificultar a concentração.
É indicada como realce, moldura ou frisos, em combinação com outras cores.
O Branco no Ocidente corresponde à pureza. Na China está associado ao inverno (frio, morte), portanto uma cor frágil. Independente dessa significação, o branco é uma cor neutra.

Vermelho
O vermelho domina todas as cores. Conota felicidade, calor do fogo, força e fama.É uma fonte de energia, um estimulante e uma forma de expulsar o mau ch’i. É a cor das pessoas sociáveis, gentis. Aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo e estimula a atividade sexual.
Cor do fogo e do sangue estimula as idéias. Deve ser usada com cuidado, já que o excesso dessa cor pode trazer alteração de comportamento: evite fachadas toda em vermelho.
Dose o vermelho com cores suaves.
Associada ao Sol Nascente, trazendo energia pura e luz, é uma cor muito auspiciosa. O vermelho é associado também a poder.

Púrpura (vermelho profundo, ameixa) – A cor púrpura é a união do violeta com o vermelho, o que a torna uma cor extravagante.
Cor da prosperidade, ela tem conotação de solenidade, pompa e cerimônia, estando presente nas vestes dos bispos.
Está associado à alta nobreza, ao indivíduo poderoso, rico e afortunado.

Amarelo ou dourado representa poder. É a cor da felicidade, da sabedoria e da imaginação. Traz criatividade, alegria. Possui um sentido de paciência, tolerância. Está associada ao centro do baguá e ao elemento terra. Clareia ambientes que são pouco banhados pela luz solar. Tem ação estimulante, podendo ser usada também para destacar paredes.
Associa-se o amarelo a pessoa intelectual.
É uma cor que gera otimismo.

Verde – Simboliza a esperança, a renovação e a paz. Está associado à cura, sendo inclusive a cor da esmeralda – pedra que representa a medicina.
Em plantas e na vegetação, o verde indica a saúde da terra.

Azul e Lilás– Apesar de serem cores preferidas por quase todos, devem ser usadas com parcimônia por serem frias. São cores em que se pode mergulhar em paz, sentir-se tranqüilo, suave, terno.
Casa em tons de azul e/ou lilás transmite frieza.
Tons de azul escuro na decoração conferem autoridade.
O azul royal também é cor de poder.
Evita-se o azul nas fachadas porque é considerada uma cor vulnerável.

Turquesa – Mistura de verde e azul, é muito atraente. Geralmente é escolhida por pessoas com alto grau de respeito por si mesmas. A pedra turquesa confere proteção, embora quem usa turquesa no vestuário pode atrair a inveja.
Representa os anos verdes da juventude.

Preto e cores escuras – Cor do mistério pode ser a escolhida por pessoas que escondem seus reais sentimentos. Representa também concentração e sabedoria, protegendo quem a usa. Usada em excesso denota falta de esperança e depressão.
Acumula todas as cores, sem exteriorizá-las. Dependendo das outras circunstâncias, se quem a usa consegue expressar suas emoções e sentimentos, se torna energizante, podendo inclusive aumentar sua energia sexual.

Cinza – É a cor do compromisso, o equilíbrio entre o branco e preto, uma busca de compostura e de paz sem a perda de qualquer fonte interior de energia. Dependendo do tom, pode ser uma cor que estimula as amizades, transmitindo confiança.
O cinza, como o marrom, é uma ótima cor de base, podendo ser avivada com cores fortes e brilhantes.
É uma cor ambígua, quando associada a dias nublados conota frustração e desesperança.

Marrom – Evoca estabilidade, segurança. Pode ser elegante, sóbrio.
Excelente cor de base, se usada com acessórios coloridos, pois pode agir como um estabilizador, um fio-terra que manterá você com os pés no chão.
Abusar da cor marrom tanto nas roupas como na decoração pode significar ser obstinadamente trabalhador, monótono e inerte.
Tente combinações que alegrem o marrom.

Violeta – Cor purificadora, transmutadora. Estimulante dos mais altos ideais humanos.

Caramelo – Representa o novo, novas possibilidades.

Laranja – Cor muito favorável conota felicidade. O Laranja é a cor da juventude, da força, da confiança. Estimula cores frias e sua cor complementar é o azul.
É dessas cores que todos podem usar um pouco, dá um toque revigorante a qualquer sistema monótono.
Os monges hindus vestem essa cor. Está associada aos livres pensadores, aqueles que não se preocupam com as convenções sociais.

Rosa – É a cor da intuição, do amor, sugerindo romance, sentimentos suaves.
Tem uma conotação de calor e acolhimento.
Usada com muita freqüência pode nos tornar vulneráveis.

Pêssego ou salmão – Por ser a cor da pele, pode nos induzir à sensualidade sem compromisso, à leviandade. Por isso recomenda-se evitá-la em quarto de casal ou de pessoas que desejem estabilidade amorosa.

Cores para espaços coletivos devem ser vivas e vibrantes, sem cansar.

Qual a importância da cor em nossa saúde e vitalidade?
Muitos estudos comprovaram a influência que as cores exercem sobre nosso ânimo.
Nosso corpo emocional, em minha opinião, um dos mais importantes para a nossa saúde física, mental e emocional, necessita sentir-se acolhido e amado.
E as cores podem nos transmitir essas vibrações através dos elementos fogo e terra, representados pelos tons amarelo, todos os tons de terra, rosados e por todas as nuances de vermelho.
Ao comprar uma cor personalizada para pintar ambientes como quartos e salas,certifique-se das cores que compõem o tom escolhido.
E quais elementos estão sendo mais necessários para seu equilíbrio emocional.

• A variedade é o tempero da vida: cores bem distribuídas transmitem alegria e dinamismo.
• Evite o branco em grandes proporções. A predominância dessa cor não atrai as pessoas.

FACHADAS:
A melhor combinação de cores é aquela que nos proporciona o equilíbrio entre os 5 Elementos.
Mas na verdade não é tão simples assim: a avaliação tem que levar em consideração os tipos de material utilizados e a harmonia criada no entorno.
Em geral, sempre levando em consideração a escolha de tons alegres e harmônicos entre si, tons de verde, de terracota ou tijolo e areia são muito benéficos, dependendo do conjunto que se cria. Esses tons ancoram a residência, estabilizam e promovem a prosperidade.
Evite azul celeste na fachada, que deixa a residência muito vulnerável.

Importante: as cores sugeridas devem levar em consideração os tons e a harmonia do ambiente, além do gosto pessoal de quem usa o local. Exceção quando for uma indicação terapêutica, quando com diplomacia explicamos a necessidade da cor por um período. Ex: adolescente insegura (o) deve evitar o rosa nas paredes do quarto.

Stela Vecchi

INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:

Inscreva-se Canal Youtube/Feng Shui Lógico

Vídeo: Os Cinco Elementos para você decorar os ambientes, com Stela Vecchi

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Bolas de cristal facetado com o cordão vermelho; ba-guás (exclusivo) para o Hemisfério Sul; livros e apostilas de Feng Shui Lógico e mais:

Loja Feng Shui Lógico
Confira o Programa do Curso Básico em nosso Website:
Programa Curso Básico de Feng Shui Lógico
Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

108 Comentários

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *