Feng Shui no Quarto da Criança

Que cuidados merecem os quartos das crianças, que são os espaços onde elas brincam, estudam e relaxam após as atividades de um dia inteiro?

No Feng Shui, evitamos trocar as funções de um ambiente, para que a energia que trabalhamos não seja prejudicada. Assim, a maior função de um quarto é proporcionar um bom sono.
Sabemos que nem sempre podemos dispor de um local específico para a criança brincar, mas alguns itens são importantes:

– Os melhores locais para os quartos de criança são os que recebem a luz solar direta e dosada.
Quartos frios e/ou úmidos podem desencadear alergias em crianças.
– Permita um canto de brinquedo na sala de estar, por exemplo. Se possível, perto de uma janela, um local arejado, sem que haja vento. As fases da vida mudam, e enquanto houver crianças e adolescentes, é preciso permitir que eles ocupem os outros locais da casa para que não se sintam tolhidos demais. Educar é um ato de amor e de respeito ao espaço que a criança necessita para seu pleno desenvolvimento sem deixar de respeitar o nosso espaço próprio. Discernimento e flexibilidade são fundamentais.
– De frente para a porta da entrada do quarto coloque um objeto de proteção: a figura de um anjo, por exemplo.
– Um quarto pede cortinas de tecido suave. Cortinas são preferíveis a persianas em quartos.
– Tapete ao lado da cama também. Dê preferência a anti-alérgico.
– Uma atmosfera de leveza e acolhimento nesse espaço ajuda a proporcionar um sono mais tranqüilo e repousante, portanto, tudo deve ser muito agradável de se ver e sentir.
– Cuidado com fios elétricos atrás da cabeceira ou muito perto dela, porque são prejudiciais.
– No caso de bebês, não permitir lixeiras dentro do quarto.
– Cuide da manutenção, não permita maçanetas soltas, portas que rangem, janelas que não abrem, sinais de umidade, cortinas soltas, armários entulhados, etc.
– Os quadros devem ter motivos alegres. Evite quadros que dêem idéia de solidão, como uma criança sozinha, por exemplo.
– A cama deve possuir cabeceira, de preferência de madeira. Acima dela, coloque um quadro que simbolize amor para você. Pode ser uma imagem da natureza que evoque o sentimento do amor, por exemplo.

A idade e sexo da criança deve ser levada em consideração?
Claro! Cada idade tem suas necessidades. Mais importante do que o sexo, é a natureza da criança: cada criança tem seu temperamento, que também deve ser levado em consideração. A decoração e os móveis do quarto devem acompanhar a fase de vida da criança ou adolescente. Importante: verifique se a altura do espelho onde o adolescente se vê não “corta sua cabeça”. Se for o caso, suba a altura do espelho.
De qualquer forma, sono tranqüilo é resultado de hábitos saudáveis antes de dormir e de um quarto que propicie o ambiente adequado.

Como alcançar equilíbrio e ordem nesse ambiente?
Feng Shui é um método, também chamado de a arte da organização do espaço. Para surtir efeitos mais satisfatórios, o Feng Shui deve ser aplicado na casa toda, através do ba-guá sobre a planta baixa que nos revela os pontos que precisam de cura e como ativar todas as áreas de nossa vida. Nós utilizamos o ba-guá adaptado para o hemisfério sul e a técnica chamada Feng Shui Lógico, que criou o Método Solar das Quatro Estações para facilitar o aprendizado do Feng Shui sem perder a sua essência milenar. O próprio Feng Shui nos torna mais sensíveis e aptos a criar essa ordem e equilíbrio em todos os ambientes da casa., inclusive no quarto das crianças, que pertence também a uma área do ba-guá, revelada quando o aplicamos corretamente a partir do centro da residência.

A bagunça normalmente deixada por eles atrapalha, de fato, a circulação ideal de energia?
Bagunça de fato prejudica. Agora, algumas coisas deixadas fora de lugar é normal em qualquer casa, devido à dinâmica do dia a dia. O ponto é perceber quando isso virou bagunça. Ai é hora de restabelecer o mínimo de ordem necessária para que não prejudique a vibração benéfica que deve existir em cada ambiente de nossa residência, e que interfere em toda a residência.

O quarto das crianças pode ter muitos objetos, ou o excesso, mesmo em ordem, é prejudicial?
O excesso, a palavra já diz, é sempre prejudicial. Menos é mais quando se trata de harmonia nos ambientes.

E quanto às cores? Qual a recomendação?
As cores que favorecem são o branco e as cores pastéis, porém evite o azul e o lilás, a não ser que sejam crianças hiperativas.
Se o quarto recebe muita luz solar durante o dia, prefira cores suaves nas paredes, como um amarelo suave ou um verde-menta. Se receber pouca luz solar, use cores mais quentes, para deixá-lo mais aconchegante: um cenoura claro, por exemplo.

Evite também o branco total: ao menos uma parede deve ter cor mais alegre que o branco. A não ser que o colorido do quarto equilibre de forma agradável com o branco.
Acolchoados e cobertores alegres e de acordo com a temperatura da noite são importantes.
Alíás, os pijamas também influem: o importante é criar um ritual agradável e que acostume a criança a dormir as horas de sono necessárias para seu desenvolvimento saudável.

Qual deve ser a posição de camas, berços, prateleiras, armários?
A cama deve estar de frente para a porta, porém não na mesma direção. Se for possível, colocá-la de frente para o Leste. E os móveis devem ser colocados de forma para que sobre o maior espaço livre possível de circulação no quarto.
Evite os móveis que têm pontas, preferindo os chanfrados ou arredondados nas pontas.
Evite também prateleiras acima da cabeça e beliche. Se houver necessidade, opte por bicama.
Beliche limita a visão, podendo dar sensação de opressão. Prateleiras sobre a cabeça também.
O importante é que a cama não esteja na “passagem”, isto é, entre a porta e a janela, por exemplo. Porta e janela na mesma direção: sino de vento de som suave na janela e manter a janela com abertura dosada, para que não forme corrente de vento. Quando possível escolha o local mais tranqüilo do quarto para colocar a cama.
No lado Oeste do quarto coloque algo que tenha a cor branca: pode ser um quadro em tons pastéis com a moldura branca.
Escreva as frases: Manifesto minha criatividade vivendo com prazer e sabedoria.
Desenvolvo laços de amor e respeito com meus filhos e coloque atrás do quadro.

TV e computadores podem entrar?

Não é o ideal. A energia desses aparelhos pode prejudicar o sono das crianças. Se não houver outro jeito, pelo menos manter distância razoável da cabeceira (no mínimo 1,50m).

E quanto à iluminação?
Luz forte e clara no centro do quarto e luz suave de um abajur de canto é o mais indicado. Para o abajur a lâmpada pode ser azul. Uma luz suave durante a noite para o quarto do bebê é aconselhável também.

Há problemas em guardar o material da escola no quarto?
O material escolar não deve ficar à vista, e manter a distância mínima de 1,50m da cabeceira da cama.

Há problemas em deixar a cama perto da janela ou porta?
Não é o ideal também. Se houver necessidade de ficar perto da janela, verificar se durante a noite não entra o ar frio da madrugada, prejudicando a saúde da criança.

Que benefícios diretos à criança pode produzir um quarto em harmonia?
O quarto em harmonia estimula o desenvolvimento de sentimentos de segurança, afastando o medo tão comum nas crianças. Favorece também a calma, proporcionando situações favoráveis para o aprendizado. Porém, como já dissemos, os objetivos são atingidos com a aplicação do Feng Shui Lógico na casa como um todo, ativando todas as áreas de nossa vida e atraindo as situações para que atinjamos nossa plenitude humana.
Para o Feng Shui, o lado da casa que corresponde à criação dos filhos menores e à criatividade é o lado onde o Sol se põe, o oeste. No dia, corresponde ao horário das 18h00 até às 21h00. Associado à calma é à placidez do lago, nos diz que é com suavidade na ação e firmeza na decisão que educamos nossos filhos.

A imagem de um anjo colocado de frente para a porta do quarto também é importante para trazer paz ao ambiente.
Arcanjo_Uriel

Nossa casa é muito importante em nossa vida, pois é nosso refúgio, o local onde recarregamos nossas energias. E é também um reflexo de nossa vida interior, porque através dela conseguimos compreender mais quem somos e quais nossas necessidades.

Stela Vecchi

As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.

Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

Video com Stela Vecchi: Como achar o Norte com a bússola? Feng Shui Lógico para o Hemisfério Sul

Confira a aplicação do ba-guá:Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar das Quatro Estações segundo o Feng Shui Lógico

A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?

Loja Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações MSQE:
Livros, apostilas, ba-guás para o Hemisfério Sul, bolas de cristal facetado:

Loja Feng Shui Lógico
Confira o Programa do Curso Básico em nosso Website:
Programa Curso Básico de Feng Shui Lógico
Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

5 Comentários

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *