Feng Shui Lógico: Como e onde usar as Mandalas?

corpo_de_luz

Nossa era está redescobrindo o mundo espiritual. Como uma nova Renascença, o ser humano hoje busca seu equilíbrio no conhecimento do antigo Oriente, berço dos estudos sobre o equilíbrio.

Amor sem equilíbrio não é amor, então podemos dizer que também dos estudos sobre paz, realização e amor.

O interesse pelas mandalas representa esse anseio por paz e plenitude do ser humano atual.

O que são mandalas?

Mandala vem do sânscrito (idioma antigo da Índia) e significa integração harmônica entre toda a vida que existe no Universo. Representa o micro e o macrocosmo em harmonia. Normalmente representa uma figura organizada ao redor de um centro, a partir de desenhos geométricos e coloridos. As mandalas também ensinam que micro e macrocosmo estão interligados e que tudo começa a partir de um centro de referência.
Está ligada ao Tantrismo, uma forma de pensar que nos ensina a conviver em harmonia, com respeito e reverência por todas as formas criadas e transcendentes e busca o prazer sensorial puro (Para os puros, todas as coisas são puras. Bíblia Sagrada) onde nossos sentidos são estimulados pela contemplação a apreciar a Criação em todas as suas formas. A mandala representa esse pensamento. Assim, as mandalas são símbolos da harmonia que existe no universo.
Porém, o Ocidente também utiliza esse símbolo há muito tempo. Aqui recebeu o nome de rosácea. As antigas catedrais, como a Catedral de Chartres (França, séc. XIII) possuem em seu pórtico de entrada grande vitral em forma de rosácea.
chartres

O ba-guá utilizado no Feng Shui não deixa de ser uma mandala, e também se relaciona com a rosa dos Ventos, por sua relação com as estações do ano e os pontos cardeais:

Ba-guá adaptado para o Hemisfério Sul

Explicado no livro Feng Shui Lógico,Stela Vecchi, Ícone Editora, São Paulo, 2004

O que elas representam e como atuam?
Sabemos hoje que cada um de nós possui quatro “eixos”, quatro sistemas que precisam estar integrados para que nosso equilíbrio surja: corpo físico, corpo mental, corpo emocional e espiritual. Podemos dizer que essa integração só é possível através do sentimento de amor por Deus, por nós e pela humanidade. A mandala estimula essa integração dentro de nós e nos religa ao Cosmos.
Assim, a mandala é um símbolo milenar que representa exatamente essa integração harmônica entre o ser humano, o planeta Terra e o Universo.
Nos induz à meditação e Jung, responsável pela ponte psicológica entre o Oriente e o Ocidente, nos diz que quando a pessoa está atingindo seu estado de integração ela desenha naturalmente mandalas.
O poder da mandala atua através da harmonia que ela emite. Aumentamos seu poder quando colocamos mandalas que vibram beneficamente sobre nossa psique, isto é, quando nos identificamos com elas, despertando em nós sentimentos de calma, paz, sabedoria ou mesmo de disposição e ânimo. Isso dependerá do tipo de mandala e de suas cores.

Em quais cômodos elas podem ser colocadas?
Conforme seu desenho, cor, elas representam sentimentos como amor, sabedoria, proteção espiritual, guias espirituais com sua força e poder, a força da natureza, etc. Quem nos ensina os melhores locais para a colocação de mandalas conforme suas cores e desenhos é o Feng Shui, que possui um mapa de harmonia, o ba-guá, que também é uma madala: representa a harmonia entre o ser humano, a Terra e o Céu a partir de um centro. Em qualquer local, a mandala traz a força da harmonia e da proteção.
Porém, as mandalas que simbolizam proteção espiritual atuam melhor se colocadas de frente para a porta de entrada da casa e/ou também de frente para a porta de entrada do quarto de dormir, como uma proteção, com a frase atrás dela:
A Luz divina me guia e protege.

As mandalas devem ser personalizadas, de acordo com o que se deseja atrair?
Quando sabemos exatamente o que queremos atrair para nossas vidas, cada respiração, cada pensamento, cada sentimento que emitimos na direção correta, nos aproxima de nossas metas, que no fundo será a conquista de nossa felicidade, base para o verdadeiro amor manifestar-se em nossas vidas.

O universo é mental e a nova Física prova que nossos pensamentos criam nossa realidade e nossos pensamentos podem ser fortalecidos através de nossa intenção. Podemos fazer um pequeno ritual ao colocar a mandala: visualizar um Sol dentro de nós, brilhando e iluminando todo nosso interior, nos vermos muito felizes. Podemos ainda dizer um mantra ou a frase que iremos colocar atrás dela.

Para atrair amor, que cores e formatos devo utilizar em minha mandala? E para prosperidade? E saúde?
Para atrair amor:
As melhores cores são o rosa, o branco e pode ter laivos de vermelho.
No centro dela, se possível dar a idéia do número 2. Dois pássaros, duas flores, dois corações, por ex.
Melhor local: direção no quarto de dormir onde está o Sol por volta das 16h00, ou acima da cabeceira da cama.
Frases para colocar atrás dela:
Amor sempre me envolve e alimenta.
Amo, respeito e honro a minha pessoa.
Eu sou uma pessoa querida e amada por todas as pessoas da minha vida.

Para atrair Prosperidade:
Mandalas que tenham a cor dourada, vermelho, azul royal, laranja.
Que dêem idéia de riqueza.
Local mais indicado, se possível:
Direção onde está o Sol por volta das 9h30 da manhã na sala de jantar.
Frase para colocar atrás da mandala:
Sou abençoado com abundância de recursos materiais e espirituais em minha vida.

Para atrair saúde:
As mandalas que contém predominância da cor verde e que representam flores de todas as cores e plantas em geral.
O melhor local é o cômodo da casa que recebe os primeiros raios de Sol pela manhã, por volta das 6h00.
Ela estimulará a harmonia familiar e a saúde.
Frases para reforçar, atrás da mandala:
Desenvolvo relações harmoniosas e de apoio com meus familiares.
Sou uma pessoa muito saudável.
Tenho excelente saúde.


Stela Vecchi

Confira a aplicação do ba-guá:Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar das Quatro Estações segundo o Feng Shui Lógico

Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante

Feng Shui Lógico e as Plantas, Flores e Jardins
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida, complementando essa matéria.

Stela Vecchi é escritora e consultora de Feng Shui.
Autora do livro Feng Shui Lógico (Ícone Editora, SP, 2004), ministra cursos de Feng Shui Lógico, técnica que favorece a felicidade porque deixa sua casa harmoniosa e plena de energia benéfica.
Autora do livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, onde analisa a bandeira brasileira de um ponto de vista inédito.
Em seu terceiro livro, O Caminho da Sabedoria, através de uma história vivida em Machu Picchu, Stela nos faz refletir sobre o Amor e sobre o verdadeiro significado dos relacionamentos amorosos em nossa vida.

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Sobre Stela Vecchi

Trilho o Caminho da Consciência Crística, que está em constante expansão, desde 1976. Busquei conhecimento e sabedoria através da religião e da ciência, encontrando algumas pontes entre as duas. Adotei o Feng Shui Lógico e a Astrologia como ferramentas auxiliares nesse caminho para o Amor em todas as suas manifestações e sua manutenção através das fases de nossa vida. Ministro Cursos de Feng Shui Lógico (Básico, Avançado e Profissionalizante) em São Paulo. Publiquei três livros: *Feng Shui Lógico, onde explico a necessária adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul. É uma perspectiva inédita para o Hemisfério Norte também. *No Céu do Hemisfério Sul, Brasil um novo começo, dedicado à Educação. *O Caminho da Sabedoria, sobre o Amor.
Esta entrada foi publicada em Ba-guá, o que é? Tipos de ba-guá, Loja Feng Shui, Mandalas e o Feng Shui e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

29 respostas a Feng Shui Lógico: Como e onde usar as Mandalas?

  1. Mariana disse:

    Olá!
    Me interesso muito por Mandalas e achei interessantíssimo essa relação com o Feng Shui.
    Voce tem algum livro, site ou pode me explicar o significado dos circulos da Mandala? Por exemplo: O circulo maior, o externo, relaciona-se com a expressão. E os demais? Gostaria de estudar sobre como entender melhor uma Mandala.
    Atenciosamente
    Mariana Marcelos

    Mariana,

    A Mandala é uma fonte infinita de percepções que brotam a partir da consciência de que o micro (centro e também o self) está interligado ao macrocosmos, com todos os seus mistérios.
    Além de símbolo poderoso da harmonia universal, nos induz através da observação à meditação, à contemplação e nos conduz pelas dimensões das interligações vivas, da teia de relações vitais interpenetradas pela energia prânica.
    Procure conhecer Carl G. Jung e sua obra para mais informações sobre o significado das mandalas.

    Paz, Harmonia e Prosperidade,
    Feng Shui Lógico

  2. NELSONITA LEAL disse:

    Gostei muito desta materia e gostaria de saber valores do curso, aguardo resposta

    Boa tarde, Nelsonita

    Agradecemos o seu contato e preferência.

    O próximo Curso Básico de Feng Shui Lógico ocorrerá somente no próximo semestre.
    Todas as informações referente ao Curso Básico de Feng Shui Lógico você encontra no link a seguir: http://www.fengshuilogico.com/newsletters/feng_shui_curso_basico.html

    Cadastramos o seu email para que você seja informada sobre a programação dos nossos cursos.

    Permanecemos a disposição.

    Atenciosamente,

    Rafael
    Departamento de Marketing
    Feng Shui Lógico

    Fone: 11 4242.2014
    E-mail: rafael@fengshuilogico.com
    Site: http://www.fengshuilogico.com

  3. Maria Regina disse:

    Sou uma estudiosa e “curiosa” de Feng Shui, adoro ler a respeito. Gostei muito do seu espaço!
    Um abraço
    Maria Regina

  4. Eliana disse:

    Gostei muito desse espaço, parabéns!

  5. maria helena disse:

    faço pintura em mdf e me pediram um Ba-guá das seguintes cores: dourado, roxo, vermelho(bordo) e por dentro sem preto e branco tem algum problema em relação as cores solicitadas?

    Maria Helena,

    Procure usar as cores originais do Ba-guá. O Ba-guá é um símbolo que relaciona as cores com as direções cardeais.
    No centro usa-se ou o símbolo Yin e Yang ou o espelho redondo.

    Comunicação – Feng Shui Lógico

  6. Mary disse:

    Olá,
    Comprei uma mandala de mosaico, nas cores laranja, preto e azul claro, com espelhos.Como tem espelhos fiquei na dúvida aonde devo colocá-lo. Pensei em por no hall de entrada ficando em frente a janela da cozinha /área de serviço. Voce poderia me dar uma dica? Obrigada e parabéns pelo espaço.

    Mary,
    Infelizmente não há informações suficientes para responder sua pergunta. Precisaríamos verificar qual a incidência de luz sobre ela, o que ela refletiria, tamanho, aspecto, etc

  7. PATRICIA disse:

    ESTOU CONSTRUINDO UMA AREA DE LAZER, MINHA ARQUITETA ESTA QUERENDO COLOCAR UM BANHEIRO PROXIMO AO MURO…SENDO QUE O VASO E O CHUVEIRO DO LADO OPOSTO DO MURO, ELA QUER COLOCAR UMA MANDALA….QUEM ESTIVER NA AREA VAI DA DE FRENTE COM A MANDALA….O QUE ME PREOCUPA E O FATO DE SER A PAREDE DE UM BANHEIRO….AGUARDO SUA RESPOSTA. BJS

    Patricia,

    Para uma resposta válida são necessárias mais informações. A colocação do ba-guá e as análises são fundamentais para um bom feng shui.

    Veja nesta matéria:
    http://blog.fengshuilogico.com/2009/01/16/bagua-aplicado-pelo-metodo-solar-das-quatro-estacoes-feng-shui-logico/

    Harmonia e Prosperidade,
    Equipe Feng Shui Lógico

  8. If you could e-mail me with a few suggestions on just how you made your blog look this excellent, I would be grateful.

  9. Tiffany disse:

    it was very interesting to read. I want to quote your post in my blog. It can? And you have an account on Twitter?

  10. I have been searching for some information about it almost three hours. You helped me a lot indeed and reading this your article I have found many new and useful information about this subject.

  11. valeria disse:

    valéria,

    A onde colocar minha mandala?. Foi a uma feira de artesanato e comercei a olhar uns mandalas e pouco me importei com elas, mas ao chegar em um estande,logo essa me chamou a atenção e comprei sem esitar. elas são em três, cada uma diferente da outra, mas vieram juntas, as cores são: a primeira é vermelha,amarela e azul com uns traços dourado, a segunda é vinho,verde,laranja e rosa com os traços dourado, a terceira é rosa, amarela, azul e vermelha com traços dourado. mas vieram juntas, como se fosse uma argolas ligadas uma a outra,elas são unidas por contas nas cores verde,branca e rosa. E os circulos são CDS. Por favor me responda.agradeço, valeria

    • Stela Vecchi disse:

      Valeria,

      Pela descrição aconselhamos a colocação no lado Nordeste de sua casa, a partir do centro de sua residência. É o local que recebe o sol entre 9h00 e 12h00.

      Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
      Feng Shui Lógico

  12. MARIANA MOTTA disse:

    mandala com 08 pontas o que significa?

    obrigada,

    • Stela Vecchi disse:

      Mariana,

      A contemplação de uma mandala nos inspira serenidade, sentimento de reencontro com o sentido essencial da vida. O todo integrado e interligado ao um. O Universo.
      O número oito nos remete à idéia de infinito e de recomeço. Também ao ba-guá, que representa as quatro estações e seus períodos de transição: primavera e final da primavera; verão e final de verão; outono e final de outono; e inverno e final de inverno.
      Então, uma mandala de oito lados significa equilíbrio, harmonia e vida em constante movimento.

      Saudações,

  13. Carolina disse:

    Boa tarde,

    Estou procurando alguém que desenhe mandalas para uma tatuagem!

    Eu gostaria de focar na minha familia, para trazer paz, saúde, união, harmonia e amor! Algo que indicasse amor e união para sempre, tudo interligado!

    Mas como é uma tatuagem, não queria nada colorido, tudo em traços pretos mesmo!

  14. VERA LUCIA CARVALHO MIGOWSKI disse:

    Olá.
    Comprei um espelho de 1,20 de diâmetro em formato de mandala.
    Quero colocá-lo na sala de jantar.
    Onde devo colocá-lo? Na frente da porta de entrada ou na parede ao lado da mesma? Só tenho estes 2 lugares para ser colocado.
    Obrigada,
    Vera Lucia

    • Stela Vecchi disse:

      Vera Lucia,

      Verifique o que o espelho irá refletir.
      Opte pelo local onde ele receba luminosidade dosada e aumente com sua reflexão a beleza do ambiente.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

  15. Kátya Friedhel disse:

    Boa tarde !!
    Tenho muito interesse por mandalás.
    Quero colocar uma mandála no meu trabalho para trazer a prosperidade.
    Que cor e que local coloco.
    Aguardo sua orientação.

    Abr

    Kátya

    • Stela Vecchi disse:

      Kátya,

      Para ativar o Trabalho, não esqueça de ativar também o ponto Norte do ambiente, responsável pelo Sucesso.
      O trabalho é o ponto Sul e as cores são as cores escuras e as pastéis.
      Frase atras: “Atraio circunstâncias positivas para o desenvolvimento de minha carreira”.

      Luz, Harmonia e Prosperidade!

  16. silvia disse:

    gostaria de saber onde devo colocar a mandala para equilibrio espiritual e prosperidadeobrigado

    • Stela Vecchi disse:

      Silvia, equilíbrio espiritual pode ser colocado na área SUDESTE de sua casa.
      E para Prosperidade o melhor local é a NORDESTE.
      Posições para o Hemisfério SUL.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

  17. Marcia C. Liberatti disse:

    Olá Stela.

    Adoro mandalas e gostei muito de suas explicações. Gostaria de saber de você, que cor de mandala e dizeres no verso você aconselharia para eu colocar no meu gazebo que quero transformar em um espaço místico e para meditação.
    Obrigada.
    Abraços
    Marcia

  18. Keiko disse:

    Olá , Stela! Gostaria de orientação sobre qual o melhor local do apto p/colocar uma mandala de cores : azul de 4 tonalidades, branca,rosa,verde, dourada e laranja avermelhada. As cores q. mais se destaca são o branco e azul. No centro, a cor dourada forma 8 pontas. Obrigada. Uma abraço . Keiko

  19. Fábio da Silva disse:

    Bom dia, possuo uma mandala nas seguintes cores: azul escuro (mais puxado para o marinho), verde, vermelho toda num material de vidro na cor, cor de rosa, a mesma também possui contornos em glitter dourado. Sendo assim, gostaria de saber qual o melhor local para recepciona-lá, qual a mensagem a atribuir a ela! Vale ressaltar que quanto as cores, todas são bem vibrantes. Obrigado.

    • Stela Vecchi disse:

      Olá, Fábio!

      A área da Família é um bom local para ela (leste). O lado Nordeste, da Prosperidade, também, porém exigiria um estudo do desenho também.
      A frase é: Tenho excelente saúde.
      Lembrando que todos os ambientes possuem o lado Leste.

      Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!

  20. fernanda martins de souza disse:

    Gostei muito do que li mas gostaria que fossem mas objetvo, por exemplo sala na parede tal, do lado de tal objeto ficaria mas fácil para fazer em casa obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>