O Ba-guá para o Hemisfério Sul

bagua_ Feng Shui _h_sul_com_planta_baixa

Do mundo dos fatos não conduz nenhum caminho para o mundo dos valores, porque estes vêm de outra região.
Albert Einstein

Uma visão sobre a polêmica adaptação do Ba-guá da Seqüência do Céu Posterior para o Hemisfério Sul:

Quando entrei em contato com Feng Shui admirei-me da profundidade desse conhecimento. Encontrei nas raízes do Feng Shui, no Livro das Virtudes de Lao Tsé e no Livro das Mutações – I Ching (Richard Wilhelm, Editora Pensamento, São Paulo) a compreensão de como o Feng Shui pretende trazer a harmonia celeste para a Terra e como esses conhecimentos, aplicados com bom senso e discernimento, podem beneficiar muitas pessoas.

As Escolas de Feng Shui são milenares e suas aplicações também representam o contexto dessas épocas idas. Cada uma delas traz uma perspectiva diferente, valiosa, e nenhuma deve deixar de ser levada em consideração, sob pena de perdermos uma parte importante do prisma dessa Sabedoria.

Tudo está em contínua mutação…

A energia deve fluir suavemente, como um riacho sinuoso que desce a montanha.

Essas palavras de Confúcio demonstram a consciência de que não devemos nos fixar no passado, mas aceitar a evolução,e quando se torna necessária uma expansão da visão, aceitá-la desde que convincente. Os novos conceitos iluminam a caminhada do ser humano através da História.
Durante milênios essa Sabedoria ficou restrita à China, e várias perspectivas na arte de harmonizar o ser humano com o Cosmos se originaram em solo chinês, que pertence ao Hemisfério Norte.
Durante muito tempo o Hemisfério Norte ignorou a existência do Hemisfério Sul. Portanto, muito provavelmente, o chinês não se preocupou em imaginar outras regiões com condições climáticas tão diferentes da sua.
Nesta polêmica quanto à adaptação do Baguá para o Hemisfério Sul concordamos que o Baguá da Seqüência do Céu Anterior não possa sofrer modificação: esse Baguá tem o Céu como referência principal, não a Terra: os trigramas estão colocados em pares de opostos, não correlacionados com as direções cardeais.

Porém, o Baguá da Seqüência do Céu Posterior, do Rei Wen – que criou os hexagramas – dá uma nova seqüência aos Trigramas e os associa com as direções cardeais que têm afinidades com a essência de cada trigrama.

Neste Ba-guá os trigramas foram retirados da posição de pares de opostos e estão associados ao plano fenomênico do ciclo anual das estações do ano. (I Ching – O Livro das Mutações – p. 207).
Hemisférios Norte e Sul

No Hemisfério Norte, o calor, associado ao pleno verão, ao Fogo e ao Sucesso, vem do Sul.
No Hemisfério Sul, é da direção Norte que vem o calor, com as características associadas a ele.
O Hemisfério Norte tem um ciclo anual inverso ao nosso no Hemisfério Sul.
Norte é sempre Norte, em qualquer parte do planeta, mas depende do ponto de referência onde nos encontramos para sentirmos os efeitos climáticos correspondentes.
A adaptação para o Hemisfério Sul é um ajuste técnico.

Assim,

Baguá da Seqüência do Céu Posterior – 1123 a.C

bagua_fw_hemisfério_norte
Rei Wen
Primavera – Leste – CHEN
Outono – Oeste – TUI
Verão – Sul – LI
Inverno – Norte – KAN

Rei Wen, portanto buscou a harmonia também com o Ch’i terrestre.
É esse Baguá, da Seqüência do Céu Posterior, utilizado atualmente para as análises do Feng Shui, que precisa ser adaptado para o Hemisfério Sul, dessa forma:

Primavera – Leste – CHEN
Outono – Oeste – TUI
Verão – Norte – LI
Inverno – Sul – KAN
Ba-guá Feng Shui Lógico - Hemisfério Sul

Blog

Mais recentemente, Mestre Thomas Lin Yun, nosso contemporâneo, fundou uma nova Escola de Feng Shui, a Escola do Chapéu Negro do Budismo Tântrico Tibetano.
Utilizou o Baguá da Seqüência do Céu Posterior, retirou sua relação com as direções cardeais e fixou a colocação da figura octogonal do Baguá com a porta de entrada do imóvel alinhado ao trigrama Kan – que corresponde ao Trabalho/Carreira nesta Escola.
Neste Baguá ele faz a leitura dos trigramas de fora para dentro,ao contrário do que se encontra no I Ching, mantendo a leitura original de baixo para cima.

Tradicionalmente essa leitura é feita do centro para fora, e de baixo para cima.

Estudei profundamente essa Escola e compreendi sua grande sabedoria: Mestre Lin Yun utiliza conhecimentos profundos da natureza humana, conhece o valor da percepção ambiental e sua relação com nosso bem-estar, valorizando todos os estudos nas diversas áreas, inclusive psicologia, cromoterapia, simbologia, para melhor adaptação da pessoa ao seu habitat.
Devo muito a essa visão sem preconceitos, livre, isenta. Um homem de coragem e de sabedoria.
Rendo também uma homenagem a todos que estudaram criteriosamente, desde tempos remotos, as relações e as influências que nós estabelecemos com nossos locais de trabalho e moradia, trazendo um legado inestimável para nossos dias.
Através dessas técnicas podemos minorar o sofrimento humano e aumentar nosso grau de compreensão de tudo que nos influencia, alcançando melhores níveis de bem-estar e plenitude.

Apesar de minha resistência natural em alterar essa visão da aplicação do Baguá da Escola do Chapéu Negro, Escola que alcançou inegável sucesso na harmonização ambiental, a leitura e o estudo do I Ching e de Lao Tsé aliadas à prática constante desse estudo em minha vida e em minha profissão me levaram a buscar a maior coerência na aplicação do Ba-guá na planta baixa do imóvel adotando os seguintes procedimentos:

Voltar à posição original dos trigramas dentro do Baguá: DE BAIXO PARA CIMA E DO CENTRO PARA FORA;

Adaptar os pontos cardeais para nosso Hemisfério

Adotar a utilização da bússola para determinar a posição dos trigramas. A bússola deve ser colocada no centro do imóvel, encontrado pela aplicação da figura geométrica octogonal, o Baguá.

É muito importante salientar que em nosso hemisfério, a direção considerada mais favorável para a construção das edificações é a face Norte, enquanto que os antigos imperadores chineses tinham as portas de seu palácios voltados para o Sul, que corresponde ao nosso Norte.
Feng Shui, que pretende a plenitude do ser humano em todos os sentidos (físico, mental, emocional e espiritual) não poderia estar contrário a essa constatação elementar.

Conhecimento, ciência e verdade têm que caminhar juntos.

Afinal, creio que todos nós que trabalhamos nesse campo de estudo temos como meta utilizar esses conhecimentos preciosos, atualizá-los com liberdade de pensamento visando sempre uma maior harmonia da pessoa consigo própria, com a Terra e com o Céu, criando assim a base para relacionamentos construtivos e como conseqüência uma sociedade mais justa, próspera e feliz.

E isso não de faz sem um imenso respeito pela natureza de cada um, e a sagrada liberdade de pensamento.
Há muitas formas de se compreender a realidade. Nem todas estão certas, mas muitas estão.

A unificação das consciências pela Verdade:

Jesus, o Mestre dos Mestres, também pede que a ordem celeste reine em nosso planeta:

“… Venha a nós o Vosso Reino,
Seja feita a Tua Vontade
Assim na Terra como no Céu.”

Stela Vecchi

Texto extraído do Livro Feng Shui Lógico

Leia o Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004

feng-shui-logico-stela-vecchi-icone-editora

Curso Básico com Stela Vecchi em São Paulo

Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida, complementando essa matéria:
Veja como trazer harmonia para sua residência:
Feng Shui Lógico para Principiantes

Visite também o site: www.fengshuilogico.com

Hotel Presidente - MacchuPicchu

Sobre Stela Vecchi

"Trilho o Caminho da Consciência Crística, que está em constante expansão, desde 1976. Busquei conhecimento e sabedoria através da espiritualidade, religião e da ciência, encontrando algumas pontes entre elas. Adotei o Feng Shui Lógico e a Astrologia como ferramentas auxiliares nesse caminho para o Amor em todas as suas manifestações e sua manutenção através das fases de nossa vida." Stela ministra cursos de Feng Shui Lógico, técnica que favorece a saúde, o equilíbrio e a evolução. E que deixa sua casa harmoniosa e plena de energia benéfica. A compreensão do verdadeiro intuito dos cursos de Feng Shui Lógico é muito importante. Eles nos ensinam que não há conflito entre matéria e espírito e a integrá-los de forma harmônica. Na verdade, a matéria é o instrumento para a manifestação do mundo espiritual. Publicou três livros: *Feng Shui Lógico, com a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul. É uma perspectiva inédita para o Hemisfério Norte também.Está em sua 2ª Edição, pela Ícone Editora. *No Céu do Hemisfério Sul, Brasil um novo começo, dedicado à Educação. *O Caminho da Sabedoria, sobre o Amor.
Esta entrada foi publicada em Ba-guá, o que é? Tipos de ba-guá, Feng Shui Hemisfério Sul e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

27 respostas a O Ba-guá para o Hemisfério Sul

  1. Sonia disse:

    Gostaria de parabenizá-la pela coragem de desmistificar o Baguá. Como pode, nos dias de hoje, as pessoas aceitarem as coisas sem analisá-las, sem questioná-las.
    Ao lermos o “I Ching” com os olhos da consciência, com certeza perceberemos a questão do “Céu Posterior” do Rei Wen que indica a mudança e o movimento da energia.
    Para mim sempre pareceu lógico que deveríamos usar o Ba-guá de acordo com os trigramas do I Ching e consequentemente com os pontos cardeais.
    Quero finalizar este e-mail, agradecendo a Deus por alguém divulgar a forma correta de aplicar o Feng Shui.
    Muito Obrigada.

    Sonia,

    Om Ma Ni Pad Me Hum

    Stela

  2. Evandro Monteiro disse:

    Eu também estava estudando por minha conta e intuia que não poderia ser o mesmo baguá. Dei uma busca e encontrei sua adaptação. Parabéns!!! É tão lógico!!!

    Evandro,

    Fico muito feliz quando encontro estudiosos dessa maravilhosa sabedoria. Agradeço suas palavras.
    Ressalto sua capacidade de compreensão e intuição, porque essa percepção é básica para sermos bons praticantes de Feng Shui.
    A adaptação nos torna conscientes de nosso lugar geográfico em nosso planeta, favorecendo nosso senso de orientação, tão necessário para nossa segurança interior, que resulta em equilíbrio pessoal.
    Do ponto de vista da filosofia do Feng Shui, nos conecta com as características das energias de cada direção, representadas pela força de cada trigrama, favorecendo nossa saúde e atraindo essa força para nossa vida.

    Om Ma Ni Pad Me Hum,
    Stela

  3. Ludmila Quadros disse:

    Olá Stela

    Gostei muito da sua explicação e forma de utilizar o bagua para nosso hemisferio sul…gostaria de saber se devemos utilizar a area do trabalho como entrada tambem…sou apenas uma curiosa no assunto.

    Muito obrigada e abraços

    Ludmila

    Ludmila
    Agradecemos suas palavras. A área do Trabalho estará no lado Sul da residência. Nem sempre a porta da entrada corresponde ao lado Sul. Portanto, só após você aplicar o Ba-guá e alinhar o lado Família com o Lado que o Sol nasce, Lado Leste, é que você vai saber qual o lado que está o Trabalho, e em qual lado se encontra a porta de entrada que também é muito importante para o Feng Shui Lógico, que utiliza o Método Solar das Quatro Estações.

    Neste link você encontra como aplicar o Ba-guá nesta Perspectiva:

    http://blog.fengshuilogico.com/2009/01/16/bagua-aplicado-pelo-metodo-solar-das-quatro-estacoes-feng-shui-logico/

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Comunicação – Feng Shui Lógico

  4. angela moreno disse:

    Amei a explicação que vc colocou, sou leiga mas, foi facil enteder da maneira que colocou usando aonde o sol nasce. Gosto muito do estudo do feng shui,vou aplicar em minha casa pra que es energias fiquem mais harmonicas, só gostaria de saber se a parte externa tbem é colocada ou só a interna. muito obrigada. DEUS TE ABENÇÕE.BJOS.

    Angela,

    Que a Luz Solar, representante do Amor Divino, traga luz também aos nossos corações.

    O Ba-guá é colocado a partir do centro da residência e estendido à área externa.

    Harmonia e Prosperidade!

  5. Gostei muito de suas colocações e como estudiosa do Feng Shui vou recomendar a todos que estão comigo aqui no Rio de Janeiro suas colocações e estudos realizados.
    Estaremos sempre estudando essa arte milenar que colabora com todos nós pela harmonia e equilíbrio pessoal e ambiental.
    Parabéns, você tem transmitido a todos muita energia e sabedoria.
    Viviane

    Viviane,

    Fiquei muito feliz com seus comentários. É muito gratificante para mim encontrar pessoas que amam essa Sabedoria e a praticam com dedicação.
    Obrigada pelas palavras que tanto me incentivam neste novo e antigo caminho.

    Stela

  6. Uma colocação proveitosa e muita sabedoria esta ” inversão de hemisfério”, seu estudo e conhecimento colabora com todos nós que praticamos esta técnica tão harmoniosa.
    Viviane

  7. Iria disse:

    Gostei muito da materia, gostaria de saber se tem livros a respeito, qual a semelhança com o vastu vidya, ficaria grata se pudesse responder via e-mail.

    Livros que ajudam a compreender o Feng Shui Lógico:

    1. Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, São Paulo, 2004
    2. No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, Stela Vecchi, Edição de Autor, São Paulo, 2006
    3. O Caminho da Sabedoria, Stela Vecchi, Edicon, São Paulo, 2008.

  8. leila marquine disse:

    Stela, estou no início de uma construção, da minha casa, me informaram que tenho que por um fio de cobre no terreno, antes de começar a construção, é verdade? Gostaria de obter mais informações para aplicar o feng shui, já tenho a planta, e até agora fiz o alicerce. Obrigado. Leila

    Leila,

    Feng Shui Lógico é técnica e também arte. Todas as análises dependem do estudo personalizado de cada terreno e construção. Por isso as informações para serem úteis precisam de mais dados. Em princípio, os metais como cobre, latão e bronze possuem propriedades valiosas energéticas. E o centro da construção assim como os pontos mais distantes da porta de entrada são locais muito importantes para a estabilização das energias de uma construção.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Equipe Feng Shui Lógico

  9. Valentina disse:

    Olá, Stela, algumas dúvidas básicas: o baguá deve ser posicionado no centro do terreno ou no centro da casa? Qual é mais importante: a porta da casa ou o portão do terreno, e qual seria a melhor posição, ou seja, voltada para qual direção? Obrigada e parabéns.

    Valentina,

    O centro da casa é o local correto para a colocação do ba-guá.

    A porta da casa possui uma importante função e a “vocação” da casa é expressa através de qual área ela se localiza dentro do ba-guá. Ela é mais importante que o portão do terreno, porém não deixe de dar as devidas atenções a ele também.

    Nos dias de hoje onde várias circunstâncias podem interferir na luz natural que a casa recebe. Essa resposta depende da avaliação da posição em que os ambientes receberão mais luz solar dosada (excessos de calor em um ambiente precisam também ser equilibrados). O ideal é que a casa possua mais janelas e portas voltadas para Leste, Nordeste e Norte.

    Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
    Comunicação – Feng Shui Lógico

  10. Looks like my search for informative blogs on this subject has finally come to an end! Even though I recognize that you have a life, but I would definitely like to see this blog updated more often.

  11. Creating a web site has often been my interest, specially with all the new fantastic platforms accessible to us. I loved studying your submit and will think about wanting into new platforms.

  12. Thank you a ton for this, I am greatful for the information

  13. Great Stuff, do you currently have a myspace profile?

  14. Selma disse:

    I feel like you could probably teach a class on how to make a great blog. This is fantastic! I have to say, what really got me was your design. You certainly know how to make your blog more than just a rant about an issue. Youve made it possible for people to connect. Good for you, because not that many people know what theyre doing.

  15. sandra helena simoes de castro disse:

    gostaria de receber mais informações sobre o assunto

    • Stela Vecchi disse:

      Sandra, aconselhamos a leitura do livro Feng Shui Lógico, onde você poderá acompanhar melhor a explicação dos trigramas e sua associação com as estações do ano, inversas nos Hemisférios Norte e Sul.

      Com nossos votos de Harmonia e Prosperidade,
      Feng Shui Lógico

  16. Regina A R Ferreira disse:

    Oi, adorei ler os teus artigos, mas ficou uma duvida justamente por uma afirmação que voce fez sobre “Banheiros que ficam no centro da residência e/ou nas áreas de relacionamentos, sucesso e prosperidade (elemento terra; fogo e madeira, respectivamente) necessitam de análises especiais.” Fiquei apavorada pois os dois banheiros de minha casa ficam no centro, sendo que um deles a porta esta direcionada diretamente para a sala de estar e o outro é da suite. Coloquei uma bola de cristal facetada conforme recomendado, mas gostaria de saber como neutralizar esse problema da centralização dos banheiro.

  17. Laura Louise Richardson disse:

    Stela, sou consultora de Feng Shui e de repente fiquei apavorada ao ter a sacada de que o baguá estava invertido em alguns aspectos para o nosso hemisfério! Então vc pode imaginar o quanto estou feliz por ter encontrado você! Só me restou uma dúvida que ainda não consigo encaixar: se o Leste é onde o sol nasce, não deveria ser o ponto correspondente à criatividade, enquanto o Oeste (poente) o correspondente à família (ancestrais)?. Isso não entra na minha mente!!!

    Um abraço carinhoso e agradecido!
    Laura

    • Stela Vecchi disse:

      Laura, eu é que fiquei feliz com a sua sacada.

      Veja como é simples essa compreensão: o Leste corresponde ao trigrama Chên (Trovão) e à primavera (não se esqueça que no Hemisfério Norte a Primavera traz o derretimento da neve, e a volta do Verde na natureza). A luz do Sol nascente é a que mais favorece a Saúde, e a formação da Família, inclusive os ancestrais. Por isso é também a que favorece a Saúde de forma física, tão necessária para a procriação. Os dormitórios mais favoráveis são os que ficam a Leste e a Nordeste, por essa razão. A força do Leste também é o local mais apropriado para os ancestrais, raízes da família.

      Neste link, mais explicações:http://blog.fengshuilogico.com/2009/01/13/feng-shui-primavera/

      Já o Oeste corresponde ao trigrama Tui, ao Oeste, ao Outono, ao pôr-do-sol, declínio das forças solares em nosso planeta e por isso favorece a calma, a contemplação, inclusive para a criação dos filhos pequenos, que exigem muita calma…não é assim?
      A criatividade exige calma, porque você só cria quando está em paz.

      http://blog.fengshuilogico.com/2009/01/11/feng-shui-outono-criatividade-criancas/

      Espero ter auxiliado, Laura. E continuo à disposição.

      Saudações de Harmonia,
      Stela

  18. Dannessa disse:

    Ola Stela estou querendo harmonizar meu ap e usar o bagua para isso, porém tenho muitas dúvidas. Por exemplo. Qual o tamanho da planta baixa do apartamento, comparado com o tamanho do bagua? No caso do meu ap ele é bem pequeno entao vao cair mais que uma opçao em cada comodo. Qual a maneira correta a se fazer? e no caso de utilizar plantas tem alguma que nao deve ser utilizada? Estou querendo por cactos no meu banheiro. E o bagua em si devo pendura-lo onde? Ah é verdade que os pés da cama nao devem ser virados para o lado da porta? Obrigada pela atençao, desculpa a amolaçao é que nao sei nd a respeito disso!

    Dannessa,

    Leia estes artigos para iniciar seus estudos:
    http://blog.fengshuilogico.com/2011/09/13/feng-shui-logico-para-principiantes/

    http://blog.fengshuilogico.com/2008/10/13/a-porta-de-entrada-e-as-boas-energias-d-casa/

    http://blog.fengshuilogico.com/2008/08/31/feng-shui-no-quarto-de-dormir/

  19. Lisandréia Tonin Thomé disse:

    Bom dia. O baguá orientado pelo nascer do Sol deve ser aplicado no escritório profissional conforme o nascer do Sol ou de acordo com a disposição da mesa de trabalho? Obrigada.

  20. Kelly Nascimento disse:

    Bom dia!

    Sou formada em Arquitetura e Urbanismo e cursei Decoração Prática pelo Senac SP. Estou buscando aprimorar meus conhecimentos e gosto muito desta área de harmonização de ambientes e de nossas vidas. Estarei no próximo curso e estou com muita expectativa nele.

    Obrigada pela iniciativa em compartilhar conosco parte de seus conhecimentos!

  21. Luciana Paiato disse:

    Ola Stella, boa tarde.
    Quero fazer o curso de junho mas gostaria de te pedir uma orientação se puder, porque estou fazendo uma reforma e cheguei em um momento importante em relação as cores que colocarei no lavabo e area de serviço. Vc pode me orientar ?
    Muito obrigada
    Luciana

    Luciana,

    Ficaremos felizes com sua presença em nosso Próximo Curso Básico!
    Vamos ver se conseguimos ajudá-la:

    Primeiramente é preciso aplicar o ba-guá e assim saber qual a área que eles se localizam:
    http://blog.fengshuilogico.com/2011/09/13/feng-shui-logico-para-principiantes/

    Depois escolha a cor de acordo com o elemento dominante da área:
    http://blog.fengshuilogico.com/2012/10/30/os-cinco-elementos-filosofia-chinesa/

    Equilíbrio, Verdade, Amor e Prosperidade são as bases do Feng Shui Lógico.

  22. JOÃO MANOEL L. DE OLIVEIRA disse:

    Namastê Stela,

    Parabéns pelo trabalho !

    Sempre procurei este tipo de enfoque neste assunto.
    Farei seu curso, com certeza .
    Pergunta…
    Qual o significado / efeito do espelho redondo no centro de uma mandala ?

    Apreciaria receber sua resposta via e-mail …. jmlolmil@gmail.com.

    Att.

    JM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>