Falta a palavra Amor na Bandeira do Brasil

Como foi definido o lema da bandeira, Ordem e Progresso?

A legenda, escrita em verde, Ordem e Progresso, é um resumo do lema de Auguste Comte, criador do Positivismo, do qual Teixeira Mendes e Benjamin Constant eram adeptos.

O lema completo era o amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim.

Teixeira Mendes disse que o objetivo do lema era mostrar que a revolução “não aboliu simplesmente a monarquia”, mas que ela aspirava “fundar uma pátria de verdadeiros irmãos, dando à Ordem e ao Progresso todas as garantias que a história nos demonstra serem necessárias à sua permanente harmonia.”

bandeira_astronomica_astropt.org

estados_estrelas_uranometrianova.pro.br
Porém, precisamos analisar os efeitos dessas palavras no ânimo do povo.

Pesquisando as bandeiras dos outros países, descobri que nenhuma tem palavras. Por exemplo,Ruanda, um país da África Central, tinha um R impresso,
Bandeira Ruanda
mas recentemente foi modificada e aboliram o R.

Ruanda

Foi Saint Exupéry quem disse que a linguagem é uma fonte de mal-entendidos, não foi?
— É, em seu Pequeno Príncipe.

— E aqui no Brasil aconteceu isso também: não houve unanimidade na ocasião em relação à frase em nossa bandeira, e causou descontentamento, porque nem todos a queriam. Além desse fato no nascimento do nosso símbolo, que é uma energia separativa nociva que precisa ser levada em consideração, no decorrer de nossa história muitos confundiram a palavra progresso com desmatamento, com crescimento a qualquer preço.

hino_nacional

bandeira_4

— Você não pensa que esse assunto mereceria a realização de um referendo amplamente explicado antes de ocorrer, para que os brasileiros pudessem dar sua opinião plenamente conscientes de suas escolhas, isto é, se querem modificar a faixa em nossa bandeira? Porque fazer uma votação sem os esclarecimentos necessários, sem sabermos o que estamos escolhendo, não tem tanto valor assim, você não concorda? Não basta ter o direito de escolher, temos que estar plenos em nossas escolhas. Se a população em sua grande maioria não souber o que ela quer ver nesse símbolo, o referendo não revelará nossa vontade consciente.

— A Bandeira é o símbolo que representa o país e tem a função de unir o povo. É preciso analisar com profundidade essas questões que dizem respeito a uma nação se quisermos começar a trilhar um caminho seguro em relação ao desenvolvimento e à paz.

— Se queremos uma nação melhor para se viver, só conscientizando nosso povo com os métodos mais modernos que existem que podemos criar isso.

Em relação à inscrição da bandeira, eu optaria por deixar a faixa em branco, porque o branco é a união de todas as cores, e simboliza a união de todos os que amam nosso país, na paz. A riqueza da diversidade de nosso povo é algo muito interessante e peculiar. Miscigenamos todos os povos que nos formam com muito amor: somos um povo que é compreensivo por natureza, o que é lindo. E palavras podem nos aprisionar em conceitos que podem dividir as pessoas.
Eu deixaria a faixa em branco, porque a imagem vai além da palavra. E você?

— Não sei, preciso pensar. Concordo que a palavra progresso foi motivo de um crescimento desordenado, como se o progresso justificasse qualquer coisa, inclusive o desmatamento, a poluição dos rios, que ocorreu indiscriminadamente. E vemos hoje o quão difícil é recuperar esses estragos na natureza. Talvez outras palavras… Mas, sinceramente, penso que a faixa em branco ficaria mais sugestiva: paz e sabedoria é tudo que precisamos para crescer como nação. Depois, símbolos unem, e as palavras podem dividir e dar origem a muitas interpretações.

— É, é um assunto polêmico. E se víssemos por um outro lado? A nossa bandeira não é a única no mundo que tem o retrato do céu? Ter palavras inscritas pode ser um outro sinal para nós, já que é a única que tem palavras que indicam o caminho: através da ordem que prosperamos. Mas, que ordem? Ora, a faixa com essa inscrição está no globo azul, no céu. Portanto é a ordem celeste, a que reina no céu. A ordem do Céu trazida para a terra trará nosso progresso.
E qual a ordem que impera no Céu? Dante Alighieri diz na Divina Comédia que o Amor é a força que move o Sol e as estrelas. Portanto, a ordem celeste é o amor. Assim, nosso caminho é pelo verdadeiro amor, pelo amor-sabedoria.
E a frase completa, como já vimos, diz amor por princípio, que é a base para a ordem, que traz o progresso.
Ou ainda, na atualização dessas palavras para Amor, Harmonia e Evolução.
A Física Quântica demonstrou que nossos pensamentos, plenos de intenções, são co-criadores, isto é, criam a realidade que vivemos.

Stela Vecchi

Extraído do livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo de Stela Vecchi
Capa_1_No_Ceu_ do_Hemisferio_Sul

Acesse o link para download do livro:

Download Grátis – A Bandeira Brasileira e a Educação no Brasil – Livro NO CÉU DO HEMISFÉRIO SUL, de Stela Vecchi

Veja mais sobre nossa bandeira nacional:
Qual a razão das estrelas invertidas em nossa bandeira?

No link abaixo, veja também neste blog Fotos Feng Shui Lógico nas Escolas Públicas

Fotos Feng Shui Lógico nas Escolas Públicas

INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:

Inscreva-se Canal Youtube/Feng Shui Lógico

2 Comentários

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *